Descobrindo a esquistossomose: jogo didático no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Bárbara Figueira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29497
Resumo: O Brasil apresenta diversas áreas consideradas endêmicas para esquistossomose, principalmente nos estados do Nordeste e Minas Gerais. Essa doença é causada por parasitos do gênero Schistosoma, e estima-se que atualmente cerca de 250 milhões de pessoas estejam infectadas. Sabendo-se que a falta de conhecimento é um dos fatores relacionados à persistência de doenças infecciosas no país, neste trabalho objetivamos a criação do jogo de tabuleiro intitulado “Descobrindo a esquistossomose”, com o objetivo de levar conhecimento sobre essa importante parasitose para alunos da educação básica de ensino. A escolha desta ferramenta se deu como forma alternativa ao ensino tradicional adotado nas escolas, uma vez que já são bem estabelecidas as vantagens apresentadas por estratégias pedagógicas lúdicas. O jogo é formado por um tabuleiro, dividido por áreas de estudo da doença; por piões em forma de hemácias, que representam cada um dos grupos; por um dado de seis faces; e por cartas do tipo pergunta e resposta e sorte ou azar. Todas as questões presentes nas cartas foram elaboradas neste trabalho. Foi produzido ainda um formulário de avaliação do jogo, que deve ser respondido pelos alunos participantes. Todos os elementos do jogo foram produzidos no software Microsoft PowerPoint. Concluímos que os jogos de tabuleiro são ferramentas facilitadoras no ensino, podendo ser adaptados para muitos tópicos abordados no ensino básico.
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