Descobrindo a esquistossomose: jogo didático no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29497 |
Resumo: | O Brasil apresenta diversas áreas consideradas endêmicas para esquistossomose, principalmente nos estados do Nordeste e Minas Gerais. Essa doença é causada por parasitos do gênero Schistosoma, e estima-se que atualmente cerca de 250 milhões de pessoas estejam infectadas. Sabendo-se que a falta de conhecimento é um dos fatores relacionados à persistência de doenças infecciosas no país, neste trabalho objetivamos a criação do jogo de tabuleiro intitulado “Descobrindo a esquistossomose”, com o objetivo de levar conhecimento sobre essa importante parasitose para alunos da educação básica de ensino. A escolha desta ferramenta se deu como forma alternativa ao ensino tradicional adotado nas escolas, uma vez que já são bem estabelecidas as vantagens apresentadas por estratégias pedagógicas lúdicas. O jogo é formado por um tabuleiro, dividido por áreas de estudo da doença; por piões em forma de hemácias, que representam cada um dos grupos; por um dado de seis faces; e por cartas do tipo pergunta e resposta e sorte ou azar. Todas as questões presentes nas cartas foram elaboradas neste trabalho. Foi produzido ainda um formulário de avaliação do jogo, que deve ser respondido pelos alunos participantes. Todos os elementos do jogo foram produzidos no software Microsoft PowerPoint. Concluímos que os jogos de tabuleiro são ferramentas facilitadoras no ensino, podendo ser adaptados para muitos tópicos abordados no ensino básico. |
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Descobrindo a esquistossomose: jogo didático no ensino de ciênciasSchistosomaJogoLúdicoEducação básicaEnsino da CiênciaBiologiaRecreaçãoJogo educativoEsquistossomoseSchistosomaGameLudicO Brasil apresenta diversas áreas consideradas endêmicas para esquistossomose, principalmente nos estados do Nordeste e Minas Gerais. Essa doença é causada por parasitos do gênero Schistosoma, e estima-se que atualmente cerca de 250 milhões de pessoas estejam infectadas. Sabendo-se que a falta de conhecimento é um dos fatores relacionados à persistência de doenças infecciosas no país, neste trabalho objetivamos a criação do jogo de tabuleiro intitulado “Descobrindo a esquistossomose”, com o objetivo de levar conhecimento sobre essa importante parasitose para alunos da educação básica de ensino. A escolha desta ferramenta se deu como forma alternativa ao ensino tradicional adotado nas escolas, uma vez que já são bem estabelecidas as vantagens apresentadas por estratégias pedagógicas lúdicas. O jogo é formado por um tabuleiro, dividido por áreas de estudo da doença; por piões em forma de hemácias, que representam cada um dos grupos; por um dado de seis faces; e por cartas do tipo pergunta e resposta e sorte ou azar. Todas as questões presentes nas cartas foram elaboradas neste trabalho. Foi produzido ainda um formulário de avaliação do jogo, que deve ser respondido pelos alunos participantes. Todos os elementos do jogo foram produzidos no software Microsoft PowerPoint. Concluímos que os jogos de tabuleiro são ferramentas facilitadoras no ensino, podendo ser adaptados para muitos tópicos abordados no ensino básico.Brazil has several endemic areas for schistosomiasis, mainly in the states of the Northeast and Minas Gerais. This disease is caused by parasites of the genus Schistosoma and is estimated that 250 million people are currently infected. Knowing that the lack of knowledge is one of the factors related to the persistence of infectious diseases in the country, in this work we aim to create the board game entitled “Descobrindo a esquistossomose”, with the aim of bringing knowledge about this important parasitosis to students of the basic education. The choice of this tool was to give an alternative to the traditional teaching adopted in schools, since the advantages presented by playful pedagogical strategies are already well established. The game is formed by a board, divided by areas of study of the disease; by game tops in the form of red blood cells, which represent each of the groups; by a six-sided die; and by question-and-answer card and luck or bad luck card. All the questions present in the cards were elaborated in this work. A game evaluation form was also produced, which must be answered by the participating students. All elements of the game were produced using Microsoft PowerPoint software. We conclude that board games are tools that facilitate teaching and can be adapted to many topics covered in basic education.41 f.Teixeira, Gerlinde Agate Platais BrasilGomes, Bárbara Figueira2023-07-27T20:10:30Z2023-07-27T20:10:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Bárbara Figueira. Descobrindo a esquistossomose: jogo didático no ensino de ciências. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29497CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-27T20:10:34Zoai:app.uff.br:1/29497Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:55.911045Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O Brasil apresenta diversas áreas consideradas endêmicas para esquistossomose, principalmente nos estados do Nordeste e Minas Gerais. Essa doença é causada por parasitos do gênero Schistosoma, e estima-se que atualmente cerca de 250 milhões de pessoas estejam infectadas. Sabendo-se que a falta de conhecimento é um dos fatores relacionados à persistência de doenças infecciosas no país, neste trabalho objetivamos a criação do jogo de tabuleiro intitulado “Descobrindo a esquistossomose”, com o objetivo de levar conhecimento sobre essa importante parasitose para alunos da educação básica de ensino. A escolha desta ferramenta se deu como forma alternativa ao ensino tradicional adotado nas escolas, uma vez que já são bem estabelecidas as vantagens apresentadas por estratégias pedagógicas lúdicas. O jogo é formado por um tabuleiro, dividido por áreas de estudo da doença; por piões em forma de hemácias, que representam cada um dos grupos; por um dado de seis faces; e por cartas do tipo pergunta e resposta e sorte ou azar. Todas as questões presentes nas cartas foram elaboradas neste trabalho. Foi produzido ainda um formulário de avaliação do jogo, que deve ser respondido pelos alunos participantes. Todos os elementos do jogo foram produzidos no software Microsoft PowerPoint. Concluímos que os jogos de tabuleiro são ferramentas facilitadoras no ensino, podendo ser adaptados para muitos tópicos abordados no ensino básico. |
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