Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luca, Camila Ranucci de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3591
Resumo: Este trabalho teve por objetivo o projeto de uma caixa de redução para o veículo Fórmula SAE elétrico da equipe Faraday Racing, da Universidade Federal Fluminense. O projeto de transmissão atual é feito por correntes, que demandam muito espaço, dificultando assim atingir a redução ideal para o veículo. A alteração que esse projeto visa implantar tem como meta reduzir o espaço necessário à transmissão, podendo assim atingir a taxa de redução ótima e aperfeiçoar assim o desempenho do veículo. Foram utilizados os conhecimentos adquiridos em mecânica dos sólidos, dinâmica, engenharia dos materiais e elementos de máquina adquiridos ao longo do curso para o dimensionamento das engrenagens, eixos, rolamentos e da caixa de redução, e também os conhecimentos adquiridos em elementos finitos foram usados para os testes de resistência de todos os componentes, garantindo assim sua durabilidade mediante os desafios da competição
id UFF-2_93bbdb79b20be1911bae3564ec8f85be
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3591
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétricoCaixa de reduçãoFórmula SAEFórmula SAE elétricaVeículo a motorMotor elétrico de induçãoGearboxFormula SAEEletric SAEEste trabalho teve por objetivo o projeto de uma caixa de redução para o veículo Fórmula SAE elétrico da equipe Faraday Racing, da Universidade Federal Fluminense. O projeto de transmissão atual é feito por correntes, que demandam muito espaço, dificultando assim atingir a redução ideal para o veículo. A alteração que esse projeto visa implantar tem como meta reduzir o espaço necessário à transmissão, podendo assim atingir a taxa de redução ótima e aperfeiçoar assim o desempenho do veículo. Foram utilizados os conhecimentos adquiridos em mecânica dos sólidos, dinâmica, engenharia dos materiais e elementos de máquina adquiridos ao longo do curso para o dimensionamento das engrenagens, eixos, rolamentos e da caixa de redução, e também os conhecimentos adquiridos em elementos finitos foram usados para os testes de resistência de todos os componentes, garantindo assim sua durabilidade mediante os desafios da competiçãoThe objective of this project was to design a gearbox for the electric Formula SAE vehicle of Faraday Racing Team, from Universidade Federal Fluminense. The current transmission project uses chains, which demand a lot of space, making it hard to achieve the ideal reduction for the vehicle. This project aims to reduce the space necessary for the transmission and thus achieve the optimum reduction rate and improve vehicle performance. The knowledge acquired in solid mechanics, dynamics, materials engineering and machine elements acquired during the course was used for the design of gears, shafts, bearings and gearbox, and also the knowledge acquired in finite elements analysis was used for testing resistance of all components, therefore guaranteeing its durability through the challenges of competitionMattos, Heraldo Silva da CostaReis, João Marciano Laredo dosNunes, Luiz Carlos da SilvaLuca, Camila Ranucci de2017-05-16T13:17:43Z2017-05-16T13:17:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3591CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T20:56:22Zoai:app.uff.br:1/3591Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T20:56:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétrico
title Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétrico
spellingShingle Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétrico
Luca, Camila Ranucci de
Caixa de redução
Fórmula SAE
Fórmula SAE elétrica
Veículo a motor
Motor elétrico de indução
Gearbox
Formula SAE
Eletric SAE
title_short Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétrico
title_full Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétrico
title_fullStr Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétrico
title_full_unstemmed Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétrico
title_sort Projeto de uma caixa de redução para o veículo fórmula SAE elétrico
author Luca, Camila Ranucci de
author_facet Luca, Camila Ranucci de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Heraldo Silva da Costa
Reis, João Marciano Laredo dos
Nunes, Luiz Carlos da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Luca, Camila Ranucci de
dc.subject.por.fl_str_mv Caixa de redução
Fórmula SAE
Fórmula SAE elétrica
Veículo a motor
Motor elétrico de indução
Gearbox
Formula SAE
Eletric SAE
topic Caixa de redução
Fórmula SAE
Fórmula SAE elétrica
Veículo a motor
Motor elétrico de indução
Gearbox
Formula SAE
Eletric SAE
description Este trabalho teve por objetivo o projeto de uma caixa de redução para o veículo Fórmula SAE elétrico da equipe Faraday Racing, da Universidade Federal Fluminense. O projeto de transmissão atual é feito por correntes, que demandam muito espaço, dificultando assim atingir a redução ideal para o veículo. A alteração que esse projeto visa implantar tem como meta reduzir o espaço necessário à transmissão, podendo assim atingir a taxa de redução ótima e aperfeiçoar assim o desempenho do veículo. Foram utilizados os conhecimentos adquiridos em mecânica dos sólidos, dinâmica, engenharia dos materiais e elementos de máquina adquiridos ao longo do curso para o dimensionamento das engrenagens, eixos, rolamentos e da caixa de redução, e também os conhecimentos adquiridos em elementos finitos foram usados para os testes de resistência de todos os componentes, garantindo assim sua durabilidade mediante os desafios da competição
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-16T13:17:43Z
2017-05-16T13:17:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3591
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135345535385600