Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venzon, André Felipe
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191691
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Elétrica.
id UFSC_8c9d2e730c9f355f5f4828dad1284975
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191691
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAEMotor elétricoVeículo elétricoOtimizaçãoFórmula SAETCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Elétrica.Este trabalho consiste no projeto e na otimização de um motor elétrico aplicado à tração de um veículo elétrico monoposto de alto desempenho. Uma seleção comparativa de topologias de máquinas elétricas é feita, e então um modelo analítico do layout escolhido é descrito. Um algoritmo evolucionário é utilizado com o intuito de se encontrar uma solução otimizada de acordo com alguns critérios de desempenho selecionados. Posteriormente, em um software de simulação por elementos finitos, é feita a análise do projeto otimizado. Com isso, uma comparação entre o modelo analítico e o de elementos finitos é efetuada e os resultados são analisados. Por fim, são descritos os meios utilizados para a confecção de um protótipo que será utilizado para validar o projeto realizado.This work consists of the design and optimization of an electric motor applied to the traction of a single-seat high-performance electric vehicle. A comparative selection of topologies of electrical machines is made and then, an analytical model of the chosen layout was described. An evolutionary algorithm is used in order to find an optimized solution according to some selected performance criteria. Afterwards, the analysis of the selected design is made in a finite element simulation software. Thus, a comparison between the analytical model and the finite element model is performed and the results are analyzed. Finally, we describe the means used to make a prototype that will be used to validate the project carried out.Florianópolis, SCCarlson, RenatoSadowski, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaVenzon, André Felipe2018-11-30T10:22:46Z2018-11-30T10:22:46Z2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis170 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191691porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T10:22:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191691Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-30T10:22:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAE
title Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAE
spellingShingle Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAE
Venzon, André Felipe
Motor elétrico
Veículo elétrico
Otimização
Fórmula SAE
title_short Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAE
title_full Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAE
title_fullStr Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAE
title_full_unstemmed Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAE
title_sort Projeto e otimização de um motor brushless aplicado a um veículo de Fórmula SAE
author Venzon, André Felipe
author_facet Venzon, André Felipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlson, Renato
Sadowski, Nelson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Venzon, André Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Motor elétrico
Veículo elétrico
Otimização
Fórmula SAE
topic Motor elétrico
Veículo elétrico
Otimização
Fórmula SAE
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Elétrica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30T10:22:46Z
2018-11-30T10:22:46Z
2018-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191691
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652344837013504