A RDA e a catalogação descritiva: mudanças e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24506 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a implantação da nova norma de catalogação RDA (Recursos: Descrição e Acesso) em bibliotecas brasileiras. Contextualiza a sua criação relacionando-a como os avanços proporcionados pelas novas tecnologias de comunicação e informação, como a Web e a Internet e o desenvolvimento de modelos conceituais para os estudos acerca do domínio bibliográfico. Descreve o desenvolvimento histórico da catalogação e a evolução das normas de descrição, destacando o processo de substituição do Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ªedição revisada (AACR2R) pela abordagem pautada no modelo conceitual FRBR (Functional Requeriments for Bibliographic Records), cujos fundamentos embasaram teórica e metodologicamente a nova norma. Faz um estudo comparativo acerca das vantagens proporcionadas pela RDA em relação ao AACR2R no que diz respeito à forma de organizar e recuperar a informação em ambientes digitais. Usa a metodologia do estudo de caso para analisar como vem sendo feita a implantação da nova norma no Brasil tendo como campo empírico as bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pioneiras nesse trabalho. Para a coleta de dados e avaliação do processo de implantação da RDA, foi realizada pesquisa na base de dados das instituições e entrevistas com os seus gestores. Finaliza apresentando os resultados e analisando como ficou a estrutura dos catálogos e suas vantagens para as bibliotecas e os usuários. |
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A RDA e a catalogação descritiva: mudanças e perspectivasRepresentação descritiva da informaçãoCatalogaçãoModelo conceitual FRBRNorma RDACatalogação descritivaFRBR (Modelo conceitual)Descriptive representation of informationCataloguingFRBR conceptual modelRDA standardO presente trabalho aborda a implantação da nova norma de catalogação RDA (Recursos: Descrição e Acesso) em bibliotecas brasileiras. Contextualiza a sua criação relacionando-a como os avanços proporcionados pelas novas tecnologias de comunicação e informação, como a Web e a Internet e o desenvolvimento de modelos conceituais para os estudos acerca do domínio bibliográfico. Descreve o desenvolvimento histórico da catalogação e a evolução das normas de descrição, destacando o processo de substituição do Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ªedição revisada (AACR2R) pela abordagem pautada no modelo conceitual FRBR (Functional Requeriments for Bibliographic Records), cujos fundamentos embasaram teórica e metodologicamente a nova norma. Faz um estudo comparativo acerca das vantagens proporcionadas pela RDA em relação ao AACR2R no que diz respeito à forma de organizar e recuperar a informação em ambientes digitais. Usa a metodologia do estudo de caso para analisar como vem sendo feita a implantação da nova norma no Brasil tendo como campo empírico as bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pioneiras nesse trabalho. Para a coleta de dados e avaliação do processo de implantação da RDA, foi realizada pesquisa na base de dados das instituições e entrevistas com os seus gestores. Finaliza apresentando os resultados e analisando como ficou a estrutura dos catálogos e suas vantagens para as bibliotecas e os usuários.This work addresses the implementation of the new RDA cataloging standard (Resources: Description and Access) in Brazilian libraries. It contextualizes its creation by relating it as the advances provided by new communication and information technologies, such as the Web and the Internet, and the development of conceptual models for bibliographic studies. Describes the historical development of cataloging and the evolution of the norms of description, highlighting the process of replacing the AngloAmerican Cataloguing Rules, 2nd Revised Edition (AACR2R) with the approach based on the FRBR conceptual model, whose foundations are based theoretically and methodologically on the new standard. It makes a comparative study about the advantages provided by the RDA in relation to the AACR2R with regard to how to organize and retrieve information in digital environments. It uses the methodology of the case study to analyze how the implantation of the new standard in Brazil has been made, having as empirical field the libraries of the University of Caxias do Sul and the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, pioneers in this work. For the data collection and evaluation of the process of implementation of the RDA, a research was carried out in the database of the institutions and interviews with their managers. It finishes presenting the results and analyzing how the structure of the catalogs was and its advantages for the libraries and their users.Universidade Federal FluminenseNiteróiSouza, Elisabete Gonçalves deSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes deFonseca, Vitor Manoel Marques daMoura, Yasmin Pinto2022-02-07T13:46:43Z2022-02-07T13:46:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMoura, Yasmin Pinto. A RDA e a catalogação descritiva: mudanças e perspectivas. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24506Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-07T13:46:46Zoai:app.uff.br:1/24506Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-07T13:46:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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