Análise da representação descritiva em partituras musicais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24524 |
Resumo: | O presente trabalho teve como princípio um levantamento bibliográfico sobre partitura musical e os elementos característicos deste documento. Apresentamos os conceitos de catalogação, focando principalmente na representação descritiva e no processo de desenvolvimento de padrões e formatos bibliográficos, realizando uma breve apresentação das regras de catalogação AACR2, ISBD(PM) e RDA, além do modelo conceitual FRBR. A partir disto, realizamos uma representação descritiva da partitura musical „Eu sei que vou te amar‟, de Antonio Carlos Jobim. Para finalizar, através de todos os conceitos apresentados no decorrer no trabalho, delimitamos nossa pesquisa selecionando o código de catalogação AACR2 e o requisito funcional FRBR para aplicá-los na partitura musical escolhida, fazendo uma reflexão sobre a partitura musical como um documento bibliográfico, seus tipos de usuários, e apresentando a que melhor se aplica. Conclui-se que, o código AACR2 e o modelo conceitual FRBR proporcionam uma representação descritiva eficaz, porém o primeiro tem como foco o profissional da área e o segundo os usuários. |
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Análise da representação descritiva em partituras musicaisBiblioteconomiaPartitura musicalRepresentação descritivaAACR2FRBRCatalogação descritivaPartituraMúsicaFRBR (Modelo conceitual)Anglo American Cataloguing RulesLibrary scienseMusical scoreDescriptive representationAACR2FRBRO presente trabalho teve como princípio um levantamento bibliográfico sobre partitura musical e os elementos característicos deste documento. Apresentamos os conceitos de catalogação, focando principalmente na representação descritiva e no processo de desenvolvimento de padrões e formatos bibliográficos, realizando uma breve apresentação das regras de catalogação AACR2, ISBD(PM) e RDA, além do modelo conceitual FRBR. A partir disto, realizamos uma representação descritiva da partitura musical „Eu sei que vou te amar‟, de Antonio Carlos Jobim. Para finalizar, através de todos os conceitos apresentados no decorrer no trabalho, delimitamos nossa pesquisa selecionando o código de catalogação AACR2 e o requisito funcional FRBR para aplicá-los na partitura musical escolhida, fazendo uma reflexão sobre a partitura musical como um documento bibliográfico, seus tipos de usuários, e apresentando a que melhor se aplica. Conclui-se que, o código AACR2 e o modelo conceitual FRBR proporcionam uma representação descritiva eficaz, porém o primeiro tem como foco o profissional da área e o segundo os usuários.The present work had as a principle a bibliographical survey about musical score and the characteristic elements of this document. We present the concepts of cataloging, focusing mainly on the descriptive representation and the process of development of bibliographic standards and formats, making a brief presentation of the cataloging rules AACR2, ISBD (PM) and RDA, in addition to the FRBR conceptual model. From this, we make a descriptive representation of the musical score 'I know I will love you', by Antonio Carlos Jobim. Finally, through all the concepts presented in the course of the work, we delimit our research by selecting the cataloging code AACR2 and the functional requirement FRBR to apply them to the musical score chosen, making a reflection on the musical score as a bibliographic document, its types of users, and presenting the one that best applies. It is concluded that, the AACR2 code and the FRBR conceptual model provide an efficient descriptive representation, but the first one focuses on the professional of the area and the second on the users.Universidade Federal FluminenseNiteróiSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes deSales, Rodrigo deSouza, Elisabete Gonçalves deSouza, Bridget Brandão Suhett de2022-02-09T16:51:32Z2022-02-09T16:51:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, Bridget Brandão Suhett de. Análise da representação descritiva em partituras musicais. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24524Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-09T16:51:38Zoai:app.uff.br:1/24524Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:57.591008Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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