Impactos e adaptação dos portos marítimos às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33541 |
Resumo: | O setor portuário é fundamental para o transporte e comércio global, atuando com 80% do comércio mundial transportado por mar, os portos fornecem ligações de trocas mundiais beneficiando o crescimento econômico de diversos países. Contudo, sobre a mesma importância às mudanças globais tem causado cada vez mais consequências para os portos comprometendo as operações portuárias resultando em um aumento nas paralisações operacionais e consequentes perdas econômicas. O aumento do nível do mar (SLC) é um fator preocupante e incerto que pode impactar os portos diretamente, com a destruição de sua infraestrutura, danificação de mercadorias, até a pausa das atividades. O IPCC (Painel Intergovenamental sobre as Mudanças climáticas)AR5 aponta que o nível do mar pode subir entre 26 e 82 cm até 2100. Ademais, a maioria dos portos marítimos ao redor do mundo não está preparada para os impactos potenciais da mudança climática, em destaque o Brasil que possui 8.698 km de linha de costa e em torno de 44 grandes portos, com mais de 175 terminais, porém pouco ou quase nenhuma pesquisa focada nos impactos e medidas de adaptação para as atividades portuárias são encontradas. Para verificar as evidências, utilizou-se o método de análise bibliométrica onde mapas de co-citação foram gerados com os principais autores do tema, países e periódicos mais influentes. Foram produzidas tabelas com os artigos mais citados e as suas contribuições, assim como uma tabela listando os impactos e as possíveis medidas de adaptação frente às alterações climáticas. Os resultados reafirmam a importância das evidências do tema em questão e como apresentado por meio dos resultados, se constata que os Estados Unidos tem sido um dos países destaques no que se diz respeito às mudanças climáticas relacionadas às áreas portuárias. O país que nas pesquisas se mostrou com maior número de artigos sobre o tema. Ademais, os autores mais influentes nos temas são internacionais, assim como a maioria dos artigos mais relevantes encontrados. Com isso, percebeu-se o quão escasso são os trabalhos relacionados ao tópico discutido no Brasil, pela falta de estudos, citação e busca por medidas de precaução. Sendo dito isso, nota-se a necessidade de adoção de medidas de adaptação e avaliação de impactos climáticos por parte do setor portuário como forma de minimizar os possíveis impactos e prejuízos gerados na ocorrência do aumento do nível do mar, entre outros fatores. Assim sendo, este trabalho busca discutir sobre os impactos que mais podem afetar os portos, assim como as medidas mais viáveis de adaptações futuras. |
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O IPCC (Painel Intergovenamental sobre as Mudanças climáticas)AR5 aponta que o nível do mar pode subir entre 26 e 82 cm até 2100. Ademais, a maioria dos portos marítimos ao redor do mundo não está preparada para os impactos potenciais da mudança climática, em destaque o Brasil que possui 8.698 km de linha de costa e em torno de 44 grandes portos, com mais de 175 terminais, porém pouco ou quase nenhuma pesquisa focada nos impactos e medidas de adaptação para as atividades portuárias são encontradas. Para verificar as evidências, utilizou-se o método de análise bibliométrica onde mapas de co-citação foram gerados com os principais autores do tema, países e periódicos mais influentes. Foram produzidas tabelas com os artigos mais citados e as suas contribuições, assim como uma tabela listando os impactos e as possíveis medidas de adaptação frente às alterações climáticas. Os resultados reafirmam a importância das evidências do tema em questão e como apresentado por meio dos resultados, se constata que os Estados Unidos tem sido um dos países destaques no que se diz respeito às mudanças climáticas relacionadas às áreas portuárias. O país que nas pesquisas se mostrou com maior número de artigos sobre o tema. Ademais, os autores mais influentes nos temas são internacionais, assim como a maioria dos artigos mais relevantes encontrados. Com isso, percebeu-se o quão escasso são os trabalhos relacionados ao tópico discutido no Brasil, pela falta de estudos, citação e busca por medidas de precaução. Sendo dito isso, nota-se a necessidade de adoção de medidas de adaptação e avaliação de impactos climáticos por parte do setor portuário como forma de minimizar os possíveis impactos e prejuízos gerados na ocorrência do aumento do nível do mar, entre outros fatores. Assim sendo, este trabalho busca discutir sobre os impactos que mais podem afetar os portos, assim como as medidas mais viáveis de adaptações futuras.The seaports sector is fundamental for transport and global trade, accounting for 80% of the world's trade transported by sea, yet the ports provide global trade links benefiting the economic growth of several countries. However, about the same level of importance the climate change has caused more and more consequences for the world, still compromising seaport’s operations resulting in an increase of operational interruption and consequent economic losses. The Sea Level Change (SLC) is problematic, uncertain and can directly impact seaports, with the destruction of their infrastructure, damage of their products, and even pause the port’s activities. The IPCC AR5 points out that the sea level could rise between 26 and 82 cm by 2100. In addition, most seaports around the world are not prepared for the potential impacts of climate change, especially Brazil, which has 8,698 km of coastline and around 44 major ports, with more than 175 terminals, but little or no research focused on the impacts and adaptation policies for seaport activities are found. To verify the evidence, it was used the bibliometric analysis method, where co-citation maps were created indicating the main authors of the topic, countries and most influential journals. Spreadsheets were also produced exposing the most cited articles and their contributions, as well as a spreadsheet listing the impacts and possible adaptation actions when facing climate change. The results reaffirm the importance of the topic discussed and, as presented through the tables and graphs, it appears that the United States has been one of the outstanding countries in terms of climate change relating to seaport areas. The country that in the surveys showed the highest number of articles on the topic. Moreover, the most influential authors on the topics are international, as are most of the relevant articles found. Thus, it was noticed how insufficient are the researches associated to this topic in Brazil, due to the lack of studies, and search for precautionary actions. With that being said, there is a need to embrace adaptation measures and assessment of climate impacts by the seaport sector as a way to minimize the possible impacts and losses caused by the sea level rise, and among other variables. Therefore, this paper pursues to discuss about the impacts that can mostly affect the seaports, as well as the most achievable actions for future adaptation.91 p.NiteróiDias, Fábio FerreiraBarros, Sérgio Ricardo da SilveiraSantos, Ricardo FrançaBarcelos, Juliana dos Santos2024-07-23T18:29:23Z2024-07-23T18:29:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARCELOS, Juliana dos Santos. Impactos e adaptação dos portos marítimos às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar. 2022. 91 f. Trabalho de conclusão de curso. (Graduação em Ciência Ambiental)-Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33541CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-23T18:29:27Zoai:app.uff.br:1/33541Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:10.637368Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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