A distância entre intenção e gesto: a reabilitação do patrimônio cultural para habitação popular na área central do centro de Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keuchkarian, Dulce Abigail
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23872
Resumo: Na área do centro da Cidade do Rio de Janeiro há muitos bens de valor patrimonial, não monumentais, utilizados como habitação popular, situados em áreas de proteção do Ambiente Cultural. Esses imóveis possuem elementos construtivos que demandam uma conservação que seus usuários de baixa renda não podem pagar, e por isso não conseguem conservar os imóveis. A partir da década de 80, na Cidade do Rio de Janeiro, foram formulados planos de preservação do patrimônio urbano, como as iniciativas do Corredor Cultural, Cruz Vermelha e a APA SAGAS; posteriormente, foram lançados os programas de reabilitação para o casario Novas Alternativas, o Plano de Reabilitação e Ocupação dos Imóveis do Estado do Rio de Janeiro, e o PRÓ-APAC. No entanto esses planos não conseguiram ser implementados como se previa. Este trabalho tem por objetivo identificar e problematizar os entraves que impediram a implementação da reabilitação de bens culturais de uso de habitação popular, como previam os planos aprovados a partir da década de 90. Para tanto, foram selecionados quatro casos de estudo e investigados seus planos e contextos normativos, buscando compreender a conjuntura à luz de referências teóricas sobre patrimônio cultural, e de entrevistas com os responsáveis pela implementação dos planos de reabilitação e com os moradores dos estudos de caso selecionados. Nos últimos anos, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, a área central, principalmente a região portuária, recebeu um grande projeto de renovação urbanística, cujo objetivo foi mudar o perfil de local de moradia popular da região, para torná-la atraente a empreendimentos empresariais. A pesquisa revelou a existência de conflitos entre os recentes objetivos governamentais para a área central da cidade do Rio de Janeiro e os objetivos manifestados nos planos de reabilitação pré-existentes. Por outro lado, a irregularidade imobiliária e a insegurança na área dificultaram a execução de projetos regulares. Com isso, os bens culturais se deterioraram, porque não foram destinados recursos para a conservação. Dentro dos problemas encontrados, há a falta de compreensão dos moradores sobre como deveriam ser as ações de manutenção do patrimônio edificado em que habitam. Também, as obras de renovação da área mencionadas elevaram o valor da terra, o que gerou que as próprias secretarias não pudessem adquirir os imóveis para reabilitá-los e designá-los posteriormente a moradores de baixa renda. Assim percebeu-se uma distância entre a intenção e o gesto nos planos de reabilitação estudados. Finalmente, buscou-se levantar alguns instrumentos que poderiam vir a contribuir para tentar reduzir os entraves encontrados e destinar recursos para realizar as obras de manutenção necessárias. Percebeu-se que seria necessário, também, apoiar atividades de educação patrimonial e difundir atividades em favor da manutenção do patrimônio. Porém, tudo isto seria possível se houver interesse, por parte do Estado e da sociedade civil, na preservação do patrimônio edificado destinado a habitação popular.
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No entanto esses planos não conseguiram ser implementados como se previa. Este trabalho tem por objetivo identificar e problematizar os entraves que impediram a implementação da reabilitação de bens culturais de uso de habitação popular, como previam os planos aprovados a partir da década de 90. Para tanto, foram selecionados quatro casos de estudo e investigados seus planos e contextos normativos, buscando compreender a conjuntura à luz de referências teóricas sobre patrimônio cultural, e de entrevistas com os responsáveis pela implementação dos planos de reabilitação e com os moradores dos estudos de caso selecionados. Nos últimos anos, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, a área central, principalmente a região portuária, recebeu um grande projeto de renovação urbanística, cujo objetivo foi mudar o perfil de local de moradia popular da região, para torná-la atraente a empreendimentos empresariais. A pesquisa revelou a existência de conflitos entre os recentes objetivos governamentais para a área central da cidade do Rio de Janeiro e os objetivos manifestados nos planos de reabilitação pré-existentes. Por outro lado, a irregularidade imobiliária e a insegurança na área dificultaram a execução de projetos regulares. Com isso, os bens culturais se deterioraram, porque não foram destinados recursos para a conservação. Dentro dos problemas encontrados, há a falta de compreensão dos moradores sobre como deveriam ser as ações de manutenção do patrimônio edificado em que habitam. Também, as obras de renovação da área mencionadas elevaram o valor da terra, o que gerou que as próprias secretarias não pudessem adquirir os imóveis para reabilitá-los e designá-los posteriormente a moradores de baixa renda. Assim percebeu-se uma distância entre a intenção e o gesto nos planos de reabilitação estudados. Finalmente, buscou-se levantar alguns instrumentos que poderiam vir a contribuir para tentar reduzir os entraves encontrados e destinar recursos para realizar as obras de manutenção necessárias. Percebeu-se que seria necessário, também, apoiar atividades de educação patrimonial e difundir atividades em favor da manutenção do patrimônio. Porém, tudo isto seria possível se houver interesse, por parte do Estado e da sociedade civil, na preservação do patrimônio edificado destinado a habitação popular.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEn el área central de la ciudad de Río de Janeiro hay muchos bienes de valor patrimonial, no monumentales, utilizados como vivienda popular, situados en áreas de protección del Ambiente Cultural. Estas propiedades cuentan con elementos constructivos que exigen una conservación que sus usuarios de bajos ingresos económicos no pueden pagar, por lo que no logran conservar las edificaciones. A partir de la década del ‘80, se formularon planes de preservación del patrimonio urbano, como las iniciativas del Corredor Cultural y la APAC SAGAS, y posteriormente se lanzaron los programas Novas Alternativas, PRÓ-APAC y el Plano de Reabilitação e Ocupação dos Imóveis do Estado do Rio de Janeiro, en la Ciudad de Rio de Janeiro. Pero estos planes no pudieron ser implementados como se preveía. Este trabajo tiene por objetivo entender cuáles fueron los obstáculos que impidieron la implementación de las rehabilitaciones de bienes culturales de uso de vivienda popular, como preveían los planes aprobados a partir de la década del ’90. Para ello, se seleccionaron cuatro casos de estudio, se estudiaron sus planes y contextos normativos, se realizaron entrevistas con los responsables de la implementación de los planes de rehabilitación y con los residentes de espacios de los estudios de caso seleccionados, buscando comprender la coyuntura a la luz de referencias teóricas sobre patrimonio cultural. En los últimos años, con la Copa del Mundo y los Juegos Olímpicos, el área central, principalmente la región portuaria, recibió un gran proyecto de renovación urbanística, cuyo objetivo fue cambiar el perfil popular de la región, para hacerla atractiva a emprendimientos empresariales. Con ello, se redujo la prioridad del uso habitacional. La investigación reveló la existencia de conflictos entre los recientes objetivos gubernamentales para el área central de la ciudad de Río de Janeiro y los objetivos manifestados en los planes de rehabilitación preexistentes. Por otro lado, la irregularidad inmobiliaria y la inseguridad en el área dificultan la ejecución de proyectos regulares. Con ello, los bienes culturales se deterioran, porque no pueden destinarse recursos para su conservación. Dentro de los problemas encontrados, existe una falta de comprensión por parte de los residentes sobre cuáles deben ser las acciones para mantener el patrimonio construido en el que viven. También, las obras de renovación del área mencionadas, elevaron el valor de la tierra, lo que generó que las propias secretarías no puedan adquirir los inmuebles para rehabilitarlos y designarlos posteriormente a moradores de bajos ingresos, así se percibió una distancia entre la intención y el gesto de los planes de rehabilitación estudiados. Finalmente, se buscó levantar algunos instrumentos que podrían contribuir a intentar reducir los obstáculos encontrados y destinar recursos para realizar las obras de mantenimiento necesarias. Se percibió que sería necesario, también, apoyar actividades de educación patrimonial y difundir actividades en favor del mantenimiento del patrimonio. Pero todo esto sería posible si hubiera interés, por parte del estado y de la sociedad civil, en la preservación del patrimonio edificado destinado a la vivienda popular.209 f.NiteróiSampaio, Andréa da RosaLima, Evelyn Furquim WerneckBrilhante, Ronaldo de MoraesCasco, Ana Carmen Amorim JaraKeuchkarian, Dulce Abigail2021-12-09T20:48:29Z2021-12-09T20:48:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23872Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-09T20:48:29Zoai:app.uff.br:1/23872Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-09T20:48:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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