Sistematização da assistência de enfermagem em saúde mental na atenção básica – contribuições da sociopoética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Lucas Marvilla Fraga de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15003
Resumo: Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem para Nóbrega & Garcia (2012) pode ser entendido como a organização dos meios necessários para a realização do Processo de Enfermagem, na concepção de método, pessoal e instrumentos. O termo Processo de Enfermagem indica uma ordem de etapas de um fenômeno em momento cronológico específico. Esse processo de etapas prevê a ocorrência de uma ação (ou de um conjunto de ações), por meio de um determinado modo, regulado por uma forma de reflexão, ou seja, por um pensamento do fenômeno, de sua origem e de sua potencialidade de transformar a prática de enfermagem, para implementação do Processo de Enfermagem necessita-se constituir capacidades e habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, além de domínio de técnicas e conteúdos específicos, determinando o “O que deve ser feito?”, “Por que deve ser feito?”, “Por quem deve ser feito?” “Como deve ser feito?”, “Com o que deve ser feito?” e “Quais resultados são esperados com esta ação? (para que deve ser feito?)Objetivo Geral: Discutir as necessidades de capacitação dos enfermeiros de saúde mental relacionadas à SAE nos serviços de saúde mental na atenção básica; Objetivos Específicos: Descrever o conhecimento dos enfermeiros de saúde mental que atuam em serviços da atenção básica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE; Identificar as necessidades específicas de educação permanente relacionadas à SAE junto aos enfermeiros de saúde mental; Elaborar um programa de capacitação para o ensino da SAE em saúde mental com ênfase nos serviços da atenção básica em saúde; Planejar, implementar e indicar meios de validação de programa de capacitação em SAE para enfermeiros de saúde mental na atenção básica; Metodologia: Coleta/produção de dados - Trata-se de uma pesquisa qualitativa na perspectiva sociopoética onde foi realizado uma oficina com os sujeitos do estudo; análise de dados realizada a partir da contra-análise do grupo pesquisador, sob a ótica do referencial teórico da observação sistemática Sujeitos: enfermeiros de saúde mental, alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, protocolo aprovado pelo Comitê de Ética, CAAE: 12126018.4.0000.5243. Resultados: A partir dos dados colhidos foram analisados e divididos em 5 categorias Vínculo como forma de cuidar, Dificuldades e superações, Potências de cuidado, Fragilidades do conhecimento, Necessidades de educação permanente em saúde; Produto: Programa de capacitação A própria Experimentação se fez de produto, isto é, uma oficina aplicável a produção de conhecimento, que surpreendentemente pode ser utilizado como método em diversos serviços de saúde da atenção básica, fortalecendo também o vínculo entre a equipe. Conclusão: Percebe-se que a forma de cuidar em saúde mental parte do encontro não se limitando a cuidados físicos e de proteção, enfatizando também o ambiente saudável e acolhedor.; Há estranhamentos sobre o conceito macro da SAE, o GP entende que a SAE se restringe a utilização de taxonomias, diagnósticos e prescrições de enfermagem; O estudo evidenciou que os enfermeiros utilizam em sua prática o Processo de Enfermagem, contudo ficam receosos pela utilização desta nomenclatura, visto que em sua maioria é utilizado como ferramenta de organização da assistência, e na saúde mental existe os paradigmas entre sistematizar, organizar a assistência, e a tendência ao pensamento de normatizar sujeitos, a preocupação do GP é legítima e devemos valorizar as singularidades de cada ser no encontro ao cuidado
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Esse processo de etapas prevê a ocorrência de uma ação (ou de um conjunto de ações), por meio de um determinado modo, regulado por uma forma de reflexão, ou seja, por um pensamento do fenômeno, de sua origem e de sua potencialidade de transformar a prática de enfermagem, para implementação do Processo de Enfermagem necessita-se constituir capacidades e habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, além de domínio de técnicas e conteúdos específicos, determinando o “O que deve ser feito?”, “Por que deve ser feito?”, “Por quem deve ser feito?” “Como deve ser feito?”, “Com o que deve ser feito?” e “Quais resultados são esperados com esta ação? (para que deve ser feito?)Objetivo Geral: Discutir as necessidades de capacitação dos enfermeiros de saúde mental relacionadas à SAE nos serviços de saúde mental na atenção básica; Objetivos Específicos: Descrever o conhecimento dos enfermeiros de saúde mental que atuam em serviços da atenção básica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE; Identificar as necessidades específicas de educação permanente relacionadas à SAE junto aos enfermeiros de saúde mental; Elaborar um programa de capacitação para o ensino da SAE em saúde mental com ênfase nos serviços da atenção básica em saúde; Planejar, implementar e indicar meios de validação de programa de capacitação em SAE para enfermeiros de saúde mental na atenção básica; Metodologia: Coleta/produção de dados - Trata-se de uma pesquisa qualitativa na perspectiva sociopoética onde foi realizado uma oficina com os sujeitos do estudo; análise de dados realizada a partir da contra-análise do grupo pesquisador, sob a ótica do referencial teórico da observação sistemática Sujeitos: enfermeiros de saúde mental, alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, protocolo aprovado pelo Comitê de Ética, CAAE: 12126018.4.0000.5243. Resultados: A partir dos dados colhidos foram analisados e divididos em 5 categorias Vínculo como forma de cuidar, Dificuldades e superações, Potências de cuidado, Fragilidades do conhecimento, Necessidades de educação permanente em saúde; Produto: Programa de capacitação A própria Experimentação se fez de produto, isto é, uma oficina aplicável a produção de conhecimento, que surpreendentemente pode ser utilizado como método em diversos serviços de saúde da atenção básica, fortalecendo também o vínculo entre a equipe. Conclusão: Percebe-se que a forma de cuidar em saúde mental parte do encontro não se limitando a cuidados físicos e de proteção, enfatizando também o ambiente saudável e acolhedor.; Há estranhamentos sobre o conceito macro da SAE, o GP entende que a SAE se restringe a utilização de taxonomias, diagnósticos e prescrições de enfermagem; O estudo evidenciou que os enfermeiros utilizam em sua prática o Processo de Enfermagem, contudo ficam receosos pela utilização desta nomenclatura, visto que em sua maioria é utilizado como ferramenta de organização da assistência, e na saúde mental existe os paradigmas entre sistematizar, organizar a assistência, e a tendência ao pensamento de normatizar sujeitos, a preocupação do GP é legítima e devemos valorizar as singularidades de cada ser no encontro ao cuidadoIntroduction: The Nursing Care Systematization for Nóbrega & Garcia (2012) can be understood as the organization of the necessary means for the realization of the Nursing Process, in the conception of method, staff and instruments. The term Nursing Process indicates an order of stages of a phenomenon at a specific chronological moment. This process of steps foresees the occurrence of an action (or a set of actions), through a certain mode, regulated by a form of reflection, that is, by a thought of the phenomenon, its origin and its potentiality. To transform nursing practice, the implementation of the Nursing Process requires cognitive, psychomotor and affective skills and abilities, as well as mastery of specific techniques and content, determining the “What should be done?”, “Why it should be done? ”,“ By whom should it be done? ”“ How should it be done? ”,“ With what should be done? ”and“ What results are expected from this action? (why should it be done?) General Objective: Discuss the capacity-building needs of SAE related mental health nurses in mental health services in primary care; Specific Objectives: To describe the knowledge of mental health nurses working in primary care services about the Nursing Care Systematization - SAE; Identify the specific needs of continuing education related to SAE with mental health nurses; Develop a training program for the teaching of SAE in mental health with emphasis on primary health care services; Plan, implement and indicate means of validation of the SAE training program for mental health nurses in primary care; Method: Data collection / production- This is a qualitative research from the sociopoetic perspective where a workshop was held with the study subjects; Data analysis performed from the counter analysis of the research group, from the perspective of the theoretical framework of systematic observation Subjects: mental health nurses, students of the Graduate Program in Nursing of the Fluminense Federal University, protocol approved by the Ethics Committee , CAAE: 12126018.4.0000.5243. Results: From the collected data were analyzed and divided into 5 categories Bonding as a way of caring, Difficulties and overcoming, Care powers, Knowledge weaknesses, Needs of permanent health education; Product: Training Program The Experimentation itself was a product, that is, a workshop applicable to the production of knowledge, which surprisingly can be used as a method in several primary health care services, also strengthening the bond between the team. Conclusion: It is noticed that the mental health care part of the meeting is not limited to physical and protective care, but also emphasizes the healthy and welcoming environment. There are strange things about the macro concept of SAE, GP understands that SAE is restricted to the use of nursing taxonomies, diagnoses and prescriptions, The study showed that nurses use the Nursing Process in their practice, but are afraid of using this nomenclature. Since it is mostly used as a tool for organizing care, and in mental health there are paradigms between systematizing, organizing care, and the tendency to thought to normalize subjects, the GP concern is legitimate and we should value the singularities of care. each being in the care encounter70f.NiteróiTavares, Claudia Mara de MeloQueluci, Gisella de CarvalhoElias, Andréa Damiana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5070349473510864http://lattes.cnpq.br/6927667633888452http://lattes.cnpq.br/0216823785458700http://lattes.cnpq.br/0257044952898380Mesquita, Lucas Marvilla Fraga de2020-09-28T19:03:36Z2020-09-28T19:03:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESQUITA, Lucas Marvilla Braga de. Sistematização da assistência de enfermagem em saúde mental na atenção básica – contribuições da sociopoética. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15003Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T15:31:01Zoai:app.uff.br:1/15003Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-23T15:31:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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