A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Flávia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9518
Resumo: Poucas são as informações sobre o ensino de Matemática no Brasil do século XVIII. O que se sabe é que a prática do “contar” estava incluída nos saberes da escola elementar, nas aulas de primeiras letras existentes no Brasil, e fazia parte do ensino ministrado pelos jesuítas. Mesmo com a expulsão dos jesuítas do império português em 1759, a influência dos religiosos não se desfez por completo e permaneceram aqui obras destinadas ao ensino elementar escritas por clérigos que mantiveram autorização para continuarem em uso. Uma obra de referência é a “Nova escola para ler, escrever e contar”, publicada em 1722 e possivelmente utilizada no Brasil até o século XIX. O objetivo deste texto é trazer alguns apontamentos com base na leitura da obra e sua proposta para o ensino de “contar”. Além disso, busca-se identificar vestígios de utilização da obra no contexto brasileiro, especialmente como referência na aferição da capacidade de professores para a escola de primeiras letras no início do século XIX.
id UFF-2_96d8c19c5c92ef300b04bcfbdfdf9f5c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9518
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”The Arithmetic of the “Nova Escola para ler, escrever e contar”Ensino de primeiras letrasAritméticaSéculo XVIIILivros para o ensinoPoucas são as informações sobre o ensino de Matemática no Brasil do século XVIII. O que se sabe é que a prática do “contar” estava incluída nos saberes da escola elementar, nas aulas de primeiras letras existentes no Brasil, e fazia parte do ensino ministrado pelos jesuítas. Mesmo com a expulsão dos jesuítas do império português em 1759, a influência dos religiosos não se desfez por completo e permaneceram aqui obras destinadas ao ensino elementar escritas por clérigos que mantiveram autorização para continuarem em uso. Uma obra de referência é a “Nova escola para ler, escrever e contar”, publicada em 1722 e possivelmente utilizada no Brasil até o século XIX. O objetivo deste texto é trazer alguns apontamentos com base na leitura da obra e sua proposta para o ensino de “contar”. Além disso, busca-se identificar vestígios de utilização da obra no contexto brasileiro, especialmente como referência na aferição da capacidade de professores para a escola de primeiras letras no início do século XIX.SimFew are the information about mathematics teaching in Brazil in the eighteenth century. What is known is that the practice of "counting" was included in the knowledge of the elementary school, in the classes of first letters existing in Brazil and was part of the teaching taught by the Jesuits. Even with the expulsion of the Jesuits fromthe Portuguese empire in 1759, the influence of the religious was not completely undone, and here remained works intended for elementary education written by clerics who maintained authorization to continue in use. A reference work is the “Nova Escola para ler, escrever e contar”, published in 1722 and possibly used in Brazil until the nineteenth century. The purpose of this text is to bring some notes from the reading of the work and its proposal for the teaching of "counting". In addition, it seeks to identify traces of the use of the work in the Brazilian context, especially as a reference in the assessment of the capacity of teachers for the school of first letters in the early nineteenth century.Niterói2019-05-17T18:26:25Z2019-05-17T18:26:25Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, F. S. A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”. Zetetiké, Campinas, v. 27, p.1-25, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8653896https://app.uff.br/riuff/handle/1/9518ProfessorZetetiké, Campinas, SP, v.27, 2019, p.1-25 – e019008openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Flávia dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-08T22:46:52Zoai:app.uff.br:1/9518Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-08T22:46:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
The Arithmetic of the “Nova Escola para ler, escrever e contar”
title A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
spellingShingle A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
Soares, Flávia dos Santos
Ensino de primeiras letras
Aritmética
Século XVIII
Livros para o ensino
title_short A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
title_full A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
title_fullStr A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
title_full_unstemmed A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
title_sort A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
author Soares, Flávia dos Santos
author_facet Soares, Flávia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Flávia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de primeiras letras
Aritmética
Século XVIII
Livros para o ensino
topic Ensino de primeiras letras
Aritmética
Século XVIII
Livros para o ensino
description Poucas são as informações sobre o ensino de Matemática no Brasil do século XVIII. O que se sabe é que a prática do “contar” estava incluída nos saberes da escola elementar, nas aulas de primeiras letras existentes no Brasil, e fazia parte do ensino ministrado pelos jesuítas. Mesmo com a expulsão dos jesuítas do império português em 1759, a influência dos religiosos não se desfez por completo e permaneceram aqui obras destinadas ao ensino elementar escritas por clérigos que mantiveram autorização para continuarem em uso. Uma obra de referência é a “Nova escola para ler, escrever e contar”, publicada em 1722 e possivelmente utilizada no Brasil até o século XIX. O objetivo deste texto é trazer alguns apontamentos com base na leitura da obra e sua proposta para o ensino de “contar”. Além disso, busca-se identificar vestígios de utilização da obra no contexto brasileiro, especialmente como referência na aferição da capacidade de professores para a escola de primeiras letras no início do século XIX.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-17T18:26:25Z
2019-05-17T18:26:25Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, F. S. A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”. Zetetiké, Campinas, v. 27, p.1-25, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8653896
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9518
Professor
identifier_str_mv SOARES, F. S. A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”. Zetetiké, Campinas, v. 27, p.1-25, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8653896
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zetetiké, Campinas, SP, v.27, 2019, p.1-25 – e019008
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838707905986560