Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ripe, Fernando
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Antônio Maurício Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235218
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661083
id UFSC_205d2786a61b7aad2935c90368b8adf6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235218
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)História da educaçãoManual de aritméticaSéculo XVIIIEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661083Este artigo apresenta uma análise, sob a perspectiva da História da Educação (e) Matemática, dos elementos paratextuais que compõem as instruções educativas para o ensino da aritmética presentes no manual pedagógico Taboada Curiosa, de autoria do espanhol Joam Antonio Garrido. Publicada inicialmente no ano de 1737 em Lisboa, a obra tinha por objetivo instruir na arte de contar e escrever por meio das regras que se aplicavam nas “boas Escolas” do Reino de Portugal. Consideramos que Taboada Curiosa foi um impresso de relativo sucesso editorial no contexto do setecentismo português, tornando-se um eficiente mecanismo pedagógico para a construção de significados aritméticos. Centraremos nossa análise nos elementos periféricos que compõem o impresso, sobretudo no frontispício, nos agradecimentos, no prólogo e no sumário, destacando como o professor de aritmética Joam Garrido estabeleceu estratégias discursivas de direcionamentos de leitura aos seus potenciais consumidores da obra.Zetetiké - Revista de Educação Matemática2022-05-28T20:15:24Z2022-05-28T20:15:24Z2021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIPE, Fernando ; ALVES, Antônio Maurício Medeiros . Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII). Zetetiké (Online), v. 29, p. e021025-18, 2021.2176-1744https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235218Ripe, FernandoAlves, Antônio Maurício Medeirosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:15:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235218Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:15:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)
title Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)
spellingShingle Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)
Ripe, Fernando
História da educação
Manual de aritmética
Século XVIII
title_short Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)
title_full Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)
title_fullStr Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)
title_full_unstemmed Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)
title_sort Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)
author Ripe, Fernando
author_facet Ripe, Fernando
Alves, Antônio Maurício Medeiros
author_role author
author2 Alves, Antônio Maurício Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ripe, Fernando
Alves, Antônio Maurício Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Manual de aritmética
Século XVIII
topic História da educação
Manual de aritmética
Século XVIII
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661083
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11
2022-05-28T20:15:24Z
2022-05-28T20:15:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIPE, Fernando ; ALVES, Antônio Maurício Medeiros . Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII). Zetetiké (Online), v. 29, p. e021025-18, 2021.
2176-1744
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235218
identifier_str_mv RIPE, Fernando ; ALVES, Antônio Maurício Medeiros . Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII). Zetetiké (Online), v. 29, p. e021025-18, 2021.
2176-1744
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zetetiké - Revista de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Zetetiké - Revista de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652397663223808