Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinelli, Matheus de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11240
Resumo: Este trabalho monográfico trata acerca da trajetória de formação e aprendizagem de um licenciando em Física no processo de elaboração, construção e execução de aulas/atividades embasadas nos princípios de uma educação problematizadora com o enfoque no ensino de Física. Buscaremos o entendimento desse percurso através da participação na equipe interdisciplinar do DIECI, onde foi desenvolvido o planejamento de duas aulas para três turmas na disciplina de Laboratório de Iniciação Científica e Pesquisa de uma Escola da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro. Através de um breve retrospecto, discutimos os objetivos da experimentação na educação básica brasileira, algumas das principais metodologias para experimentação no ensino, apresentamos os princípios da problematização Freiriana e da experimentação problematizadora. É abordado o desenvolvimento de atividades experimentais, reconhecendo o aluno como o foco da aprendizagem que realizará a ação de desvelar o conhecimento a partir de problemas significativos, ideias defendidas pelos autores que embasam este trabalho como essenciais à educação libertadora. Serão analisados os percursos de preparação, a aplicação com três turmas e a avaliação das atividades. Nossa análise das aulas, realizadas por meio de observações e avaliação dos estudantes no decorrer da aplicação, constata que houve a participação ativa e o comprometimento com as atividades, além de estimular competências para relacionar fenômenos naturais com a vida fora da escola em concordância com os conhecimentos de física
id UFF-2_971a3f612ebecbbbc6ab8954335478f8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11240
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básicaEducação libertadoraExperimentação problematizadoraEnsino de físicaAtividades experimentaisEducação libertadoraExperimentação problematizadoraEnsino de físicaAtividades experimentaisLiberating educationProblematizing experimentationTeaching physicsExperimental activitiesEste trabalho monográfico trata acerca da trajetória de formação e aprendizagem de um licenciando em Física no processo de elaboração, construção e execução de aulas/atividades embasadas nos princípios de uma educação problematizadora com o enfoque no ensino de Física. Buscaremos o entendimento desse percurso através da participação na equipe interdisciplinar do DIECI, onde foi desenvolvido o planejamento de duas aulas para três turmas na disciplina de Laboratório de Iniciação Científica e Pesquisa de uma Escola da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro. Através de um breve retrospecto, discutimos os objetivos da experimentação na educação básica brasileira, algumas das principais metodologias para experimentação no ensino, apresentamos os princípios da problematização Freiriana e da experimentação problematizadora. É abordado o desenvolvimento de atividades experimentais, reconhecendo o aluno como o foco da aprendizagem que realizará a ação de desvelar o conhecimento a partir de problemas significativos, ideias defendidas pelos autores que embasam este trabalho como essenciais à educação libertadora. Serão analisados os percursos de preparação, a aplicação com três turmas e a avaliação das atividades. Nossa análise das aulas, realizadas por meio de observações e avaliação dos estudantes no decorrer da aplicação, constata que houve a participação ativa e o comprometimento com as atividades, além de estimular competências para relacionar fenômenos naturais com a vida fora da escola em concordância com os conhecimentos de físicaThis monographic work deals with the trajectory of training and learning of a teaching undergraduated on Physics in the process of elaboration, construction and execution of classes / activities based on the principles of a problematizing education focusing in the teaching of Physics. We will seek the understanding of this path through participation in the interdisciplinary team of the DIECI, where it was developed the planning of two lessons for three classes in the discipline of Laboratory of Scientific Initiation and Research of a State School of the Public Network of Education of Rio de Janeiro. Through a brief retrospective, we discuss the objectives of experimentation in Brazilian basic education, some of the main methodologies for experimentation in teaching, and present the principles of Freirean problematization and problematizing experimentation. It will be approached the development of experimental activities, which recognize the student as the focus of learning and will perform the action of unveiling knowledge from significant problems, ideas defended by the authors who base this work as essential to liberating education. The preparation courses, the application with three classes and the evaluation of the activities will be analyzed. Our analysis of the classes, carried out through observations and evaluation of students during the application, shows that there was active participation and commitment to the activities, as well as stimulating skills to relate natural phenomena to life outside school in accordance with the knowledge of physicsSá, Sônia Regina Alves Nogueira deBarrelo Júnior, NelsonCarvalho, Fernando Luiz de CamposMarinelli, Matheus de Oliveira2019-09-12T19:43:25Z2019-09-12T19:43:25Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARINELLI, Matheus de Oliveira. Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica. 2019. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11240http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-27T17:01:40Zoai:app.uff.br:1/11240Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:12.178408Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica
title Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica
spellingShingle Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica
Marinelli, Matheus de Oliveira
Educação libertadora
Experimentação problematizadora
Ensino de física
Atividades experimentais
Educação libertadora
Experimentação problematizadora
Ensino de física
Atividades experimentais
Liberating education
Problematizing experimentation
Teaching physics
Experimental activities
title_short Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica
title_full Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica
title_fullStr Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica
title_full_unstemmed Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica
title_sort Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica
author Marinelli, Matheus de Oliveira
author_facet Marinelli, Matheus de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Sônia Regina Alves Nogueira de

Barrelo Júnior, Nelson
Carvalho, Fernando Luiz de Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinelli, Matheus de Oliveira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação libertadora
Experimentação problematizadora
Ensino de física
Atividades experimentais
Educação libertadora
Experimentação problematizadora
Ensino de física
Atividades experimentais
Liberating education
Problematizing experimentation
Teaching physics
Experimental activities
topic Educação libertadora
Experimentação problematizadora
Ensino de física
Atividades experimentais
Educação libertadora
Experimentação problematizadora
Ensino de física
Atividades experimentais
Liberating education
Problematizing experimentation
Teaching physics
Experimental activities
description Este trabalho monográfico trata acerca da trajetória de formação e aprendizagem de um licenciando em Física no processo de elaboração, construção e execução de aulas/atividades embasadas nos princípios de uma educação problematizadora com o enfoque no ensino de Física. Buscaremos o entendimento desse percurso através da participação na equipe interdisciplinar do DIECI, onde foi desenvolvido o planejamento de duas aulas para três turmas na disciplina de Laboratório de Iniciação Científica e Pesquisa de uma Escola da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro. Através de um breve retrospecto, discutimos os objetivos da experimentação na educação básica brasileira, algumas das principais metodologias para experimentação no ensino, apresentamos os princípios da problematização Freiriana e da experimentação problematizadora. É abordado o desenvolvimento de atividades experimentais, reconhecendo o aluno como o foco da aprendizagem que realizará a ação de desvelar o conhecimento a partir de problemas significativos, ideias defendidas pelos autores que embasam este trabalho como essenciais à educação libertadora. Serão analisados os percursos de preparação, a aplicação com três turmas e a avaliação das atividades. Nossa análise das aulas, realizadas por meio de observações e avaliação dos estudantes no decorrer da aplicação, constata que houve a participação ativa e o comprometimento com as atividades, além de estimular competências para relacionar fenômenos naturais com a vida fora da escola em concordância com os conhecimentos de física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T19:43:25Z
2019-09-12T19:43:25Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINELLI, Matheus de Oliveira. Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica. 2019. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11240
identifier_str_mv MARINELLI, Matheus de Oliveira. Experimentação problematizadora para o ensino de termodinâmica na educação básica. 2019. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823726956642304