Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Jonatan Lins de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26611
Resumo: Um grande problema relacionado ao ensino de ciências, em especial a física, ocorre devido ao ensino tradicional não conseguir vencer a barreira entre o conteúdo visto em sala de aula e a realidade dos educandos, tornando a disciplina desprazerosa, sem significado e muitas vezes vista como um obstáculo na vida do educando. As atividades experimentais são consideradas uma boa solução a essa barreira, porém se feitas apenas como práticas demonstrativas ou como verificação de leis e teorias, onde não é permitido ao educando realizar reflexões acerca do experimento realizado, terão sua efetividade reduzidas, tornando-se apenas atividades lúdicas para chamar a atenção dos alunos. Neste sentido é observado que as atividades de caráter investigativo proporcionam melhor desenvolvimento de habilidades de debate, análise, senso crítico entre outras. Porém a implementação dessas atividades não é algo fácil evidenciando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Uma forma de vencer essa barreira de conexão entre a realidade e os conteúdos teóricos é utilizando a tecnologia que é amplamente presente na realidade dos estudantes e suas relações com a ciência e sociedade. Nesse sentido este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica que faz uso de robôs para trabalhar os conceitos físicos de movimento circular e associação de engrenagens a partir de uma metodologia problematizadora permitindo ao educando perceber-se inserido em uma realidade que é rodeada por robôs.
id UFF-2_d44977d72f4c5968e7741745e98f3d56
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26611
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Problematização no ensino de física: robótica e movimento circularEducação problematizadoraExperimentação problematizadoraEnsino de físicaRobóticaMovimento circularProblematização no ensino de FísicaRobóticaExperimentação problematizadoraProdução intelectualProblematic educationProblematic experimentationPhysicsRoboticsUm grande problema relacionado ao ensino de ciências, em especial a física, ocorre devido ao ensino tradicional não conseguir vencer a barreira entre o conteúdo visto em sala de aula e a realidade dos educandos, tornando a disciplina desprazerosa, sem significado e muitas vezes vista como um obstáculo na vida do educando. As atividades experimentais são consideradas uma boa solução a essa barreira, porém se feitas apenas como práticas demonstrativas ou como verificação de leis e teorias, onde não é permitido ao educando realizar reflexões acerca do experimento realizado, terão sua efetividade reduzidas, tornando-se apenas atividades lúdicas para chamar a atenção dos alunos. Neste sentido é observado que as atividades de caráter investigativo proporcionam melhor desenvolvimento de habilidades de debate, análise, senso crítico entre outras. Porém a implementação dessas atividades não é algo fácil evidenciando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Uma forma de vencer essa barreira de conexão entre a realidade e os conteúdos teóricos é utilizando a tecnologia que é amplamente presente na realidade dos estudantes e suas relações com a ciência e sociedade. Nesse sentido este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica que faz uso de robôs para trabalhar os conceitos físicos de movimento circular e associação de engrenagens a partir de uma metodologia problematizadora permitindo ao educando perceber-se inserido em uma realidade que é rodeada por robôs.A major problem related to science teaching, especially physics, occurs because the traditional teaching is not able to overcome the barrier between the content seen in the classroom and the reality of the students, making the subject unpleasant, meaningless and often seen as obstacle in the student's life. Experimental activities are considered a good solution to this barrier, but they are made only as demonstrative practices or as verification of rules and theories, where the student is not allowed to reflect on the experiment developed, their effectiveness are reduced, becoming just activities games to get students' attention. In this sense, it is observed that investigative activities provide better development of skills for debate, analysis, critical thinking, among others. However, the implementation of these activities is not easy, highlighting the need and importance of continuing teacher education. One way to overcome this connection barrier between reality and theoretical content is by using technology that is widely present in the reality of students and their relationships with science and society. In this sense, this work presents a didactic-pedagogical proposal that makes use of robots to work the physical concepts of circular movement and association of gears from a problematizing methodology allowing the student to perceive himself inserted in a reality that is surrounded by robots.82 pSá, Sonia Regina Alves Nogueira deBarrelo Jr, NelsonCarvalho, Fernando Luiz de CamposQueiroz, Jonatan Lins de2022-10-24T19:54:01Z2022-10-24T19:54:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfQueiroz, Jonatan Lins de. Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26611CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T19:54:05Zoai:app.uff.br:1/26611Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-24T19:54:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular
title Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular
spellingShingle Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular
Queiroz, Jonatan Lins de
Educação problematizadora
Experimentação problematizadora
Ensino de física
Robótica
Movimento circular
Problematização no ensino de Física
Robótica
Experimentação problematizadora
Produção intelectual
Problematic education
Problematic experimentation
Physics
Robotics
title_short Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular
title_full Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular
title_fullStr Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular
title_full_unstemmed Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular
title_sort Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular
author Queiroz, Jonatan Lins de
author_facet Queiroz, Jonatan Lins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de
Barrelo Jr, Nelson
Carvalho, Fernando Luiz de Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Jonatan Lins de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação problematizadora
Experimentação problematizadora
Ensino de física
Robótica
Movimento circular
Problematização no ensino de Física
Robótica
Experimentação problematizadora
Produção intelectual
Problematic education
Problematic experimentation
Physics
Robotics
topic Educação problematizadora
Experimentação problematizadora
Ensino de física
Robótica
Movimento circular
Problematização no ensino de Física
Robótica
Experimentação problematizadora
Produção intelectual
Problematic education
Problematic experimentation
Physics
Robotics
description Um grande problema relacionado ao ensino de ciências, em especial a física, ocorre devido ao ensino tradicional não conseguir vencer a barreira entre o conteúdo visto em sala de aula e a realidade dos educandos, tornando a disciplina desprazerosa, sem significado e muitas vezes vista como um obstáculo na vida do educando. As atividades experimentais são consideradas uma boa solução a essa barreira, porém se feitas apenas como práticas demonstrativas ou como verificação de leis e teorias, onde não é permitido ao educando realizar reflexões acerca do experimento realizado, terão sua efetividade reduzidas, tornando-se apenas atividades lúdicas para chamar a atenção dos alunos. Neste sentido é observado que as atividades de caráter investigativo proporcionam melhor desenvolvimento de habilidades de debate, análise, senso crítico entre outras. Porém a implementação dessas atividades não é algo fácil evidenciando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Uma forma de vencer essa barreira de conexão entre a realidade e os conteúdos teóricos é utilizando a tecnologia que é amplamente presente na realidade dos estudantes e suas relações com a ciência e sociedade. Nesse sentido este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica que faz uso de robôs para trabalhar os conceitos físicos de movimento circular e associação de engrenagens a partir de uma metodologia problematizadora permitindo ao educando perceber-se inserido em uma realidade que é rodeada por robôs.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24T19:54:01Z
2022-10-24T19:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Queiroz, Jonatan Lins de. Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26611
identifier_str_mv Queiroz, Jonatan Lins de. Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838902804807680