Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15204 |
Resumo: | O presente estudo busca tecer compreensões sobre as práticas culturais dos sujeitos das classes populares e as relações que se articulam em seus contextos como dimensão educativa. Com esse interesse, o fio norteador dessa reflexão perpassa as interações constituídas no interior dessas práticas e as inter-relações que constituem como entrecruzamentos de saberes e experiências vividas por tal grupo. Nesse aspecto, faço uma opção política de educação na medida em que pauto minha reflexão em uma educação popular na perspectiva de libertação e emancipação. Para isso, busco aqui as contribuições de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Néstor Garcia Canclini, Edwar Said, Milton Santos, entre outros, para apontar os entre-cruzamentos da pesquisa com o cotidiano, o diálogo como colaboração entre experiências e uma pedagogia que perambula nos contextos populares. Em vista disso, me aproximei dos estudos com o cotidiano, para tecer com os sujeitos da pesquisa uma compreensão de que os saberes e práticas culturais assumem funções de aprendizagens e de ressignificações das experiências vividas. Dessa maneira, busquei nas experiências de produção de escrita, nas criações literárias, nos espaços de interações pessoais, nos processos de aprendizagens da produção e confecção do livro, pistas que apontam para um movimento de apropriação e expropriação da palavra nas relações afetivas dos grupos e coletivos. Dessa maneira, tais relações afetivas assumem uma dimensão política, colaborando com os sujeitos no reconhecimento de si e na tomada do ato de criar narrativas que historicizam experiências vividas. Por fim, as questões se voltam para pensar as práticas culturais nos contextos populares. Tais práticas delineiam-se na possibilidade de recriar ações libertadoras que se contrapõem à lógica do capital, que reproduz ideias e práticas do imaginário de um mundo sem possibilidades históricas e de papéis sociais pré-definidos |
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Para isso, busco aqui as contribuições de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Néstor Garcia Canclini, Edwar Said, Milton Santos, entre outros, para apontar os entre-cruzamentos da pesquisa com o cotidiano, o diálogo como colaboração entre experiências e uma pedagogia que perambula nos contextos populares. Em vista disso, me aproximei dos estudos com o cotidiano, para tecer com os sujeitos da pesquisa uma compreensão de que os saberes e práticas culturais assumem funções de aprendizagens e de ressignificações das experiências vividas. Dessa maneira, busquei nas experiências de produção de escrita, nas criações literárias, nos espaços de interações pessoais, nos processos de aprendizagens da produção e confecção do livro, pistas que apontam para um movimento de apropriação e expropriação da palavra nas relações afetivas dos grupos e coletivos. Dessa maneira, tais relações afetivas assumem uma dimensão política, colaborando com os sujeitos no reconhecimento de si e na tomada do ato de criar narrativas que historicizam experiências vividas. Por fim, as questões se voltam para pensar as práticas culturais nos contextos populares. Tais práticas delineiam-se na possibilidade de recriar ações libertadoras que se contrapõem à lógica do capital, que reproduz ideias e práticas do imaginário de um mundo sem possibilidades históricas e de papéis sociais pré-definidosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoEl presente estudio busca hacer diseños sobre las prácticas culturales de los sujetos de las cla-ses populares y de las relaciones que se articulan en sus contextos como dimensión educativa. Con esta finalidad, el hilo conductor de esta reflexión impregna las interacciones constituidas dentro de estas prácticas y las interrelaciones que se constituyen como entrecruzamientos de saberes y experiencias vividas por tal grupo. En ese aspecto, hago una opción política de la educación en la medida en que guío mi reflexión en una educación popular en la perspectiva de la liberación y la emancipación. Para esto, busco aquí las contribuciones de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Néstor García Canclini, Edwar Said, Milton Santos, entre otros, para señalar los entrecruzamientos de la investigación con el cotidiano, el diálogo como la colaboración entre experiencias y una pedagogía que corre a largo de los contextos populares. En vista de eso, me acerqué a los estudios con el cotidiana, para tejer con los sujetos de la investigación de una comprensión de que los saberes y prácticas culturales asumen funciones de aprendizaje y de resignificaciones de las experiencias vividas. De esta manera, busqué en las experiencias de producción de escritura, en las creaciones literarias, en los espacios de las interacciones personales, en los procesos de aprendizajes de la producción y la confección del libro, pistas que apuntan a un movimiento de apropiación y expropiación de la palabra en las relaciones afectivas de los grupos y colectivos. De esta manera, tales relaciones afectivas asumen una dimensión política, colaborando con los sujetos en el reconocimiento de sí y en la toma del acto de crear narrativas que historicizam experiencias vividas. Por fin, las cuestiones se vuelven para pensar las prácticas culturales en los contextos populares. Tales prácticas delinean la posibilidad de recrear acciones liberadoras que se contraponen a la lógica del capital, que reproduce las ideas y prácticas del imaginario de un mundo sin posibilidades históricas y de funciones sociales preestablecidos144 f.Valle, Maria Teresa Esteban doAlves, Nilda GuimarãesCavaliere, LúciaPereira, José ValterAraújo, Ivanildo Amaro dehttp://lattes.cnpq.br/5577613065190559http://lattes.cnpq.br/9777735988809472Silva, Fabiano Soares da2020-10-12T13:26:58Z2020-10-12T13:26:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Fabiano Soares da. Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares. 2017. 144 f. 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