Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiano Soares da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15204
Resumo: O presente estudo busca tecer compreensões sobre as práticas culturais dos sujeitos das classes populares e as relações que se articulam em seus contextos como dimensão educativa. Com esse interesse, o fio norteador dessa reflexão perpassa as interações constituídas no interior dessas práticas e as inter-relações que constituem como entrecruzamentos de saberes e experiências vividas por tal grupo. Nesse aspecto, faço uma opção política de educação na medida em que pauto minha reflexão em uma educação popular na perspectiva de libertação e emancipação. Para isso, busco aqui as contribuições de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Néstor Garcia Canclini, Edwar Said, Milton Santos, entre outros, para apontar os entre-cruzamentos da pesquisa com o cotidiano, o diálogo como colaboração entre experiências e uma pedagogia que perambula nos contextos populares. Em vista disso, me aproximei dos estudos com o cotidiano, para tecer com os sujeitos da pesquisa uma compreensão de que os saberes e práticas culturais assumem funções de aprendizagens e de ressignificações das experiências vividas. Dessa maneira, busquei nas experiências de produção de escrita, nas criações literárias, nos espaços de interações pessoais, nos processos de aprendizagens da produção e confecção do livro, pistas que apontam para um movimento de apropriação e expropriação da palavra nas relações afetivas dos grupos e coletivos. Dessa maneira, tais relações afetivas assumem uma dimensão política, colaborando com os sujeitos no reconhecimento de si e na tomada do ato de criar narrativas que historicizam experiências vividas. Por fim, as questões se voltam para pensar as práticas culturais nos contextos populares. Tais práticas delineiam-se na possibilidade de recriar ações libertadoras que se contrapõem à lógica do capital, que reproduz ideias e práticas do imaginário de um mundo sem possibilidades históricas e de papéis sociais pré-definidos
id UFF-2_97907f5ed2a29351f7f951526c5f176e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15204
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos popularesPráticas culturaisClasses popularesDimensão educativaEducação popularEstudos com o cotidianoCulturaClasse trabalhadoraEducação popularPrácticas culturalesClases popularesDimensión educativaEducación popularEstudios com el cotidianoO presente estudo busca tecer compreensões sobre as práticas culturais dos sujeitos das classes populares e as relações que se articulam em seus contextos como dimensão educativa. Com esse interesse, o fio norteador dessa reflexão perpassa as interações constituídas no interior dessas práticas e as inter-relações que constituem como entrecruzamentos de saberes e experiências vividas por tal grupo. Nesse aspecto, faço uma opção política de educação na medida em que pauto minha reflexão em uma educação popular na perspectiva de libertação e emancipação. Para isso, busco aqui as contribuições de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Néstor Garcia Canclini, Edwar Said, Milton Santos, entre outros, para apontar os entre-cruzamentos da pesquisa com o cotidiano, o diálogo como colaboração entre experiências e uma pedagogia que perambula nos contextos populares. Em vista disso, me aproximei dos estudos com o cotidiano, para tecer com os sujeitos da pesquisa uma compreensão de que os saberes e práticas culturais assumem funções de aprendizagens e de ressignificações das experiências vividas. Dessa maneira, busquei nas experiências de produção de escrita, nas criações literárias, nos espaços de interações pessoais, nos processos de aprendizagens da produção e confecção do livro, pistas que apontam para um movimento de apropriação e expropriação da palavra nas relações afetivas dos grupos e coletivos. Dessa maneira, tais relações afetivas assumem uma dimensão política, colaborando com os sujeitos no reconhecimento de si e na tomada do ato de criar narrativas que historicizam experiências vividas. Por fim, as questões se voltam para pensar as práticas culturais nos contextos populares. Tais práticas delineiam-se na possibilidade de recriar ações libertadoras que se contrapõem à lógica do capital, que reproduz ideias e práticas do imaginário de um mundo sem possibilidades históricas e de papéis sociais pré-definidosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoEl presente estudio busca hacer diseños sobre las prácticas culturales de los sujetos de las cla-ses populares y de las relaciones que se articulan en sus contextos como dimensión educativa. Con esta finalidad, el hilo conductor de esta reflexión impregna las interacciones constituidas dentro de estas prácticas y las interrelaciones que se constituyen como entrecruzamientos de saberes y experiencias vividas por tal grupo. En ese aspecto, hago una opción política de la educación en la medida en que guío mi reflexión en una educación popular en la perspectiva de la liberación y la emancipación. Para esto, busco aquí las contribuciones de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Néstor García Canclini, Edwar Said, Milton Santos, entre otros, para señalar los entrecruzamientos de la investigación con el cotidiano, el diálogo como la colaboración entre experiencias y una pedagogía que corre a largo de los contextos populares. En vista de eso, me acerqué a los estudios con el cotidiana, para tejer con los sujetos de la investigación de una comprensión de que los saberes y prácticas culturales asumen funciones de aprendizaje y de resignificaciones de las experiencias vividas. De esta manera, busqué en las experiencias de producción de escritura, en las creaciones literarias, en los espacios de las interacciones personales, en los procesos de aprendizajes de la producción y la confección del libro, pistas que apuntan a un movimiento de apropiación y expropiación de la palabra en las relaciones afectivas de los grupos y colectivos. De esta manera, tales relaciones afectivas asumen una dimensión política, colaborando con los sujetos en el reconocimiento de sí y en la toma del acto de crear narrativas que historicizam experiencias vividas. Por fin, las cuestiones se vuelven para pensar las prácticas culturales en los contextos populares. Tales prácticas delinean la posibilidad de recrear acciones liberadoras que se contraponen a la lógica del capital, que reproduce las ideas y prácticas del imaginario de un mundo sin posibilidades históricas y de funciones sociales preestablecidos144 f.Valle, Maria Teresa Esteban doAlves, Nilda GuimarãesCavaliere, LúciaPereira, José ValterAraújo, Ivanildo Amaro dehttp://lattes.cnpq.br/5577613065190559http://lattes.cnpq.br/9777735988809472Silva, Fabiano Soares da2020-10-12T13:26:58Z2020-10-12T13:26:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Fabiano Soares da. Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15204openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T17:21:01Zoai:app.uff.br:1/15204Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:34.281807Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares
title Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares
spellingShingle Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares
Silva, Fabiano Soares da
Práticas culturais
Classes populares
Dimensão educativa
Educação popular
Estudos com o cotidiano
Cultura
Classe trabalhadora
Educação popular
Prácticas culturales
Clases populares
Dimensión educativa
Educación popular
Estudios com el cotidiano
title_short Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares
title_full Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares
title_fullStr Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares
title_full_unstemmed Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares
title_sort Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares
author Silva, Fabiano Soares da
author_facet Silva, Fabiano Soares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Maria Teresa Esteban do
Alves, Nilda Guimarães
Cavaliere, Lúcia
Pereira, José Valter
Araújo, Ivanildo Amaro de
http://lattes.cnpq.br/5577613065190559
http://lattes.cnpq.br/9777735988809472
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiano Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas culturais
Classes populares
Dimensão educativa
Educação popular
Estudos com o cotidiano
Cultura
Classe trabalhadora
Educação popular
Prácticas culturales
Clases populares
Dimensión educativa
Educación popular
Estudios com el cotidiano
topic Práticas culturais
Classes populares
Dimensão educativa
Educação popular
Estudos com o cotidiano
Cultura
Classe trabalhadora
Educação popular
Prácticas culturales
Clases populares
Dimensión educativa
Educación popular
Estudios com el cotidiano
description O presente estudo busca tecer compreensões sobre as práticas culturais dos sujeitos das classes populares e as relações que se articulam em seus contextos como dimensão educativa. Com esse interesse, o fio norteador dessa reflexão perpassa as interações constituídas no interior dessas práticas e as inter-relações que constituem como entrecruzamentos de saberes e experiências vividas por tal grupo. Nesse aspecto, faço uma opção política de educação na medida em que pauto minha reflexão em uma educação popular na perspectiva de libertação e emancipação. Para isso, busco aqui as contribuições de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Néstor Garcia Canclini, Edwar Said, Milton Santos, entre outros, para apontar os entre-cruzamentos da pesquisa com o cotidiano, o diálogo como colaboração entre experiências e uma pedagogia que perambula nos contextos populares. Em vista disso, me aproximei dos estudos com o cotidiano, para tecer com os sujeitos da pesquisa uma compreensão de que os saberes e práticas culturais assumem funções de aprendizagens e de ressignificações das experiências vividas. Dessa maneira, busquei nas experiências de produção de escrita, nas criações literárias, nos espaços de interações pessoais, nos processos de aprendizagens da produção e confecção do livro, pistas que apontam para um movimento de apropriação e expropriação da palavra nas relações afetivas dos grupos e coletivos. Dessa maneira, tais relações afetivas assumem uma dimensão política, colaborando com os sujeitos no reconhecimento de si e na tomada do ato de criar narrativas que historicizam experiências vividas. Por fim, as questões se voltam para pensar as práticas culturais nos contextos populares. Tais práticas delineiam-se na possibilidade de recriar ações libertadoras que se contrapõem à lógica do capital, que reproduz ideias e práticas do imaginário de um mundo sem possibilidades históricas e de papéis sociais pré-definidos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-12T13:26:58Z
2020-10-12T13:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fabiano Soares da. Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15204
identifier_str_mv SILVA, Fabiano Soares da. Palavras que nascem da noite: dimensão educativa das práticas culturais em contextos populares. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823657212706816