O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xerez, Tatiana Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31256
Resumo: A dissertação é uma pesquisa sobre fotografia contemporânea, trabalhada a partir da obra do fotógrafo espanhol, Chema Madoz. A partir das ações e reações provocadas pela obra do fotógrafo, busca-se entender como e por que as fotos de Madoz se destacam no paradigma contemporâneo. Neste sentido, são lançadas bases teóricas que delineiam as condições globais em que a obra existe e circula e, a partir desta reflexão define-se o ambiente da produtibilidade técnica, uma readaptação do conceito de Walter Benjamin, de importância vital para a compreensão dos efeitos provocados pela obra de Madoz. O trabalho também estuda o Surrealismo e seus preceitos, que também são essenciais para a análise da fotografia do artista em questão. Procuradas e encontradas as bases, é feita uma análise prática das fotografias em que se demonstra como as escolhas feitas pelo autor provocam um tipo de recepção ativa, tendo em mente a importância da instância do espírito humano na fruição de uma obra de arte, considerando sensação e pensamento, e toda a realidade ampliada possibilitada pela reunião do mais livre encadeamento de possibilidades. Assim, busca-se estabelecer uma conexão entre a obra do autor e sua condição quixotesca dentro da realidade contemporânea a partir de suas escolhas que, por sua vez, estabelecem uma relação ativa entre autor-receptor, indicando, desta forma, um caminho alternativo de ação dentro da arte contemporânea
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spelling O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnicaThe Contemporary Quixotic: The photography of Chema Madoz in the era of mechanical productionFotografiaArteChema MadozWalter BenjaminSurrealismoArteFotografiaSurrealismoBenjamin, Walter, 1892-1940Madoz, Chema, 1958-PhotographyArtChema MadozWalter BenjaminSurrealismA dissertação é uma pesquisa sobre fotografia contemporânea, trabalhada a partir da obra do fotógrafo espanhol, Chema Madoz. A partir das ações e reações provocadas pela obra do fotógrafo, busca-se entender como e por que as fotos de Madoz se destacam no paradigma contemporâneo. Neste sentido, são lançadas bases teóricas que delineiam as condições globais em que a obra existe e circula e, a partir desta reflexão define-se o ambiente da produtibilidade técnica, uma readaptação do conceito de Walter Benjamin, de importância vital para a compreensão dos efeitos provocados pela obra de Madoz. O trabalho também estuda o Surrealismo e seus preceitos, que também são essenciais para a análise da fotografia do artista em questão. Procuradas e encontradas as bases, é feita uma análise prática das fotografias em que se demonstra como as escolhas feitas pelo autor provocam um tipo de recepção ativa, tendo em mente a importância da instância do espírito humano na fruição de uma obra de arte, considerando sensação e pensamento, e toda a realidade ampliada possibilitada pela reunião do mais livre encadeamento de possibilidades. Assim, busca-se estabelecer uma conexão entre a obra do autor e sua condição quixotesca dentro da realidade contemporânea a partir de suas escolhas que, por sua vez, estabelecem uma relação ativa entre autor-receptor, indicando, desta forma, um caminho alternativo de ação dentro da arte contemporâneaThis dissertation is a research on contemporary photography, particularly on the work of the Spanish photographer Chema Madoz. Based on the actions and reactions provoked by his work, we investigate how and why the pictures of Madoz stand out in the contemporary paradigm. Accordingly, the theoretical bases that outline the global conditions in which the work exists and revolves are presented, and, from this reflection, the environment of mechanical production is defined, a readaptation from the concept of Walter Benjamin, of which importance is vital to understand the effects produced by the work of Madoz. This work also analyzes Surrealism and its precepts, that are essential for the analysis of the artist's photography. As we researched and found the bases, we focus on the practical analysis of the pictures, in which the author's choices arouses a kind of active reception. Thus, the importance of the human spirit in the fruition of a work of art was kept in mind, considering sensation and thought, and all the magnified reality made possible by the meeting of more free chaining possibilities. Finally, we try to establish a connection between the author's work and the quixotic condition in the contemporary reality in response to his choices that, in turn, constitute an active relation author-receptor, therefore indicating an alternative path of action in contemporary art148 p.Moreno, Antônio do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/3314561896691877Simão, Luciano VinhosaMedeiros, RogérioPereira, Sonia Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4982227792586762Xerez, Tatiana Rodrigues2023-11-26T23:28:02Z2023-11-26T23:28:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXEREZ, Tatiana Rodrigues. O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31256CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-26T23:28:07Zoai:app.uff.br:1/31256Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-26T23:28:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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