O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xerez, Tatiana Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31256
Resumo: A dissertação é uma pesquisa sobre fotografia contemporânea, trabalhada a partir da obra do fotógrafo espanhol, Chema Madoz. A partir das ações e reações provocadas pela obra do fotógrafo, busca-se entender como e por que as fotos de Madoz se destacam no paradigma contemporâneo. Neste sentido, são lançadas bases teóricas que delineiam as condições globais em que a obra existe e circula e, a partir desta reflexão define-se o ambiente da produtibilidade técnica, uma readaptação do conceito de Walter Benjamin, de importância vital para a compreensão dos efeitos provocados pela obra de Madoz. O trabalho também estuda o Surrealismo e seus preceitos, que também são essenciais para a análise da fotografia do artista em questão. Procuradas e encontradas as bases, é feita uma análise prática das fotografias em que se demonstra como as escolhas feitas pelo autor provocam um tipo de recepção ativa, tendo em mente a importância da instância do espírito humano na fruição de uma obra de arte, considerando sensação e pensamento, e toda a realidade ampliada possibilitada pela reunião do mais livre encadeamento de possibilidades. Assim, busca-se estabelecer uma conexão entre a obra do autor e sua condição quixotesca dentro da realidade contemporânea a partir de suas escolhas que, por sua vez, estabelecem uma relação ativa entre autor-receptor, indicando, desta forma, um caminho alternativo de ação dentro da arte contemporânea
id UFF-2_97ce666acb5a55936c5465488395ab10
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31256
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnicaThe Contemporary Quixotic: The photography of Chema Madoz in the era of mechanical productionFotografiaArteChema MadozWalter BenjaminSurrealismoArteFotografiaSurrealismoBenjamin, Walter, 1892-1940Madoz, Chema, 1958-PhotographyArtChema MadozWalter BenjaminSurrealismA dissertação é uma pesquisa sobre fotografia contemporânea, trabalhada a partir da obra do fotógrafo espanhol, Chema Madoz. A partir das ações e reações provocadas pela obra do fotógrafo, busca-se entender como e por que as fotos de Madoz se destacam no paradigma contemporâneo. Neste sentido, são lançadas bases teóricas que delineiam as condições globais em que a obra existe e circula e, a partir desta reflexão define-se o ambiente da produtibilidade técnica, uma readaptação do conceito de Walter Benjamin, de importância vital para a compreensão dos efeitos provocados pela obra de Madoz. O trabalho também estuda o Surrealismo e seus preceitos, que também são essenciais para a análise da fotografia do artista em questão. Procuradas e encontradas as bases, é feita uma análise prática das fotografias em que se demonstra como as escolhas feitas pelo autor provocam um tipo de recepção ativa, tendo em mente a importância da instância do espírito humano na fruição de uma obra de arte, considerando sensação e pensamento, e toda a realidade ampliada possibilitada pela reunião do mais livre encadeamento de possibilidades. Assim, busca-se estabelecer uma conexão entre a obra do autor e sua condição quixotesca dentro da realidade contemporânea a partir de suas escolhas que, por sua vez, estabelecem uma relação ativa entre autor-receptor, indicando, desta forma, um caminho alternativo de ação dentro da arte contemporâneaThis dissertation is a research on contemporary photography, particularly on the work of the Spanish photographer Chema Madoz. Based on the actions and reactions provoked by his work, we investigate how and why the pictures of Madoz stand out in the contemporary paradigm. Accordingly, the theoretical bases that outline the global conditions in which the work exists and revolves are presented, and, from this reflection, the environment of mechanical production is defined, a readaptation from the concept of Walter Benjamin, of which importance is vital to understand the effects produced by the work of Madoz. This work also analyzes Surrealism and its precepts, that are essential for the analysis of the artist's photography. As we researched and found the bases, we focus on the practical analysis of the pictures, in which the author's choices arouses a kind of active reception. Thus, the importance of the human spirit in the fruition of a work of art was kept in mind, considering sensation and thought, and all the magnified reality made possible by the meeting of more free chaining possibilities. Finally, we try to establish a connection between the author's work and the quixotic condition in the contemporary reality in response to his choices that, in turn, constitute an active relation author-receptor, therefore indicating an alternative path of action in contemporary art148 p.Moreno, Antônio do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/3314561896691877Simão, Luciano VinhosaMedeiros, RogérioPereira, Sonia Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4982227792586762Xerez, Tatiana Rodrigues2023-11-26T23:28:02Z2023-11-26T23:28:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXEREZ, Tatiana Rodrigues. O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31256CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-26T23:28:07Zoai:app.uff.br:1/31256Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:38.677311Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
The Contemporary Quixotic: The photography of Chema Madoz in the era of mechanical production
title O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
spellingShingle O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
Xerez, Tatiana Rodrigues
Fotografia
Arte
Chema Madoz
Walter Benjamin
Surrealismo
Arte
Fotografia
Surrealismo
Benjamin, Walter, 1892-1940
Madoz, Chema, 1958-
Photography
Art
Chema Madoz
Walter Benjamin
Surrealism
title_short O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
title_full O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
title_fullStr O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
title_full_unstemmed O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
title_sort O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica
author Xerez, Tatiana Rodrigues
author_facet Xerez, Tatiana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreno, Antônio do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/3314561896691877
Simão, Luciano Vinhosa
Medeiros, Rogério
Pereira, Sonia Gomes
http://lattes.cnpq.br/4982227792586762
dc.contributor.author.fl_str_mv Xerez, Tatiana Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Arte
Chema Madoz
Walter Benjamin
Surrealismo
Arte
Fotografia
Surrealismo
Benjamin, Walter, 1892-1940
Madoz, Chema, 1958-
Photography
Art
Chema Madoz
Walter Benjamin
Surrealism
topic Fotografia
Arte
Chema Madoz
Walter Benjamin
Surrealismo
Arte
Fotografia
Surrealismo
Benjamin, Walter, 1892-1940
Madoz, Chema, 1958-
Photography
Art
Chema Madoz
Walter Benjamin
Surrealism
description A dissertação é uma pesquisa sobre fotografia contemporânea, trabalhada a partir da obra do fotógrafo espanhol, Chema Madoz. A partir das ações e reações provocadas pela obra do fotógrafo, busca-se entender como e por que as fotos de Madoz se destacam no paradigma contemporâneo. Neste sentido, são lançadas bases teóricas que delineiam as condições globais em que a obra existe e circula e, a partir desta reflexão define-se o ambiente da produtibilidade técnica, uma readaptação do conceito de Walter Benjamin, de importância vital para a compreensão dos efeitos provocados pela obra de Madoz. O trabalho também estuda o Surrealismo e seus preceitos, que também são essenciais para a análise da fotografia do artista em questão. Procuradas e encontradas as bases, é feita uma análise prática das fotografias em que se demonstra como as escolhas feitas pelo autor provocam um tipo de recepção ativa, tendo em mente a importância da instância do espírito humano na fruição de uma obra de arte, considerando sensação e pensamento, e toda a realidade ampliada possibilitada pela reunião do mais livre encadeamento de possibilidades. Assim, busca-se estabelecer uma conexão entre a obra do autor e sua condição quixotesca dentro da realidade contemporânea a partir de suas escolhas que, por sua vez, estabelecem uma relação ativa entre autor-receptor, indicando, desta forma, um caminho alternativo de ação dentro da arte contemporânea
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-26T23:28:02Z
2023-11-26T23:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XEREZ, Tatiana Rodrigues. O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31256
identifier_str_mv XEREZ, Tatiana Rodrigues. O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823671983996928