A cultura organizacional como ativo estratégico: um estudo de caso sobre a eficiência da gestão interna de uma multinacional do ramo de cosméticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12647 |
Resumo: | As relações entre o ser humano e o trabalho foram se alterando no decorrer da história da humanidade. Desde a Revolução Industrial passando pelos modelos Toyota de produção e culminando com a Indústria 4.0, a forma como os trabalhadores interagem entre si e com o escopo de suas funções tem sido objeto de estudo por parte de empresários e pesquisadores ao redor do mundo. A cultura organizacional deixou de ser umas das responsabilidades da gestão de pessoas e passou a ser um ativo estratégico para empresas alcançarem seus objetivos financeiros e de mercado. O presente trabalho se propõe a avaliar a eficiência com a qual uma multinacional do ramo de cosméticos projeta a cultura organizacional sobre seus colaboradores. Sob a ótica de um referencial teórico foram elaborados questionários e entrevistas que foram então aplicados a colaboradores e a um(a) gestor(a) responsável pela área de Recursos Humanos da empresa. Após a compilação dos dados provenientes de ambos os grupos de estudo, foram mapeados gaps na projeção da cultura da empresa e eventuais oportunidades de melhoria. O trabalho produz contribuição significativa para o debate sobre a forma como a cultura organizacional pode ser um ativo estratégico para empresa e como mitigar eventuais disfunções na maneira como a mesma é projetada |
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A cultura organizacional como ativo estratégico: um estudo de caso sobre a eficiência da gestão interna de uma multinacional do ramo de cosméticosCultura organizacionalGestão de pessoasEstratégiaEficiênciaCultura organizacionalGestão de pessoasEstratégia empresarialEficiência organizacionalOrganizational cultureHuman resourcesStrategyEfficiencyAs relações entre o ser humano e o trabalho foram se alterando no decorrer da história da humanidade. Desde a Revolução Industrial passando pelos modelos Toyota de produção e culminando com a Indústria 4.0, a forma como os trabalhadores interagem entre si e com o escopo de suas funções tem sido objeto de estudo por parte de empresários e pesquisadores ao redor do mundo. A cultura organizacional deixou de ser umas das responsabilidades da gestão de pessoas e passou a ser um ativo estratégico para empresas alcançarem seus objetivos financeiros e de mercado. O presente trabalho se propõe a avaliar a eficiência com a qual uma multinacional do ramo de cosméticos projeta a cultura organizacional sobre seus colaboradores. Sob a ótica de um referencial teórico foram elaborados questionários e entrevistas que foram então aplicados a colaboradores e a um(a) gestor(a) responsável pela área de Recursos Humanos da empresa. Após a compilação dos dados provenientes de ambos os grupos de estudo, foram mapeados gaps na projeção da cultura da empresa e eventuais oportunidades de melhoria. O trabalho produz contribuição significativa para o debate sobre a forma como a cultura organizacional pode ser um ativo estratégico para empresa e como mitigar eventuais disfunções na maneira como a mesma é projetadaThe way human beings have interacted with labor has changed thought the time. Since the Industrial Revolution, the Toyota Production System and at nowaday’s 4.0 Industrie, the way workers interact with each other and with their labor has been studied by companies and researchers all across the globe. The organizational Culture became not only the responsibility of the Human Resources Department but a strategic matter for companies who want to achieve its goals. This study intends to measure how a multinational cosmetic company manages it’s organizational culture. Under the optics of a theorical background, questionnaires where developed and applied to a manager from the Human Resources Department and to the company’s workers. With the data provided from both resources we were able to identify gaps between the company’s strategy and the worker’s perception pointing where war room for improvement. The study intends to discuss how the organization’s culture is a relevant matter for the company’s strategy and how to improve it’s efficiencyFigueiredo, Marcelo GonçalvesFarias Filho, Jose Rodrigues deGutierrez, Ruben HuamanchumoAndrade, Felipe Magno Lobo de Oliveira2020-01-16T12:51:27Z2020-01-16T12:51:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Felipe Magno Lobo de Oliveira. A cultura organizacional como ativo estratégico: um estudo de caso sobre a eficiência da gestão interna de uma multinacional do ramo de cosméticos. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12647http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-06T21:08:17Zoai:app.uff.br:1/12647Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:34.073472Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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