A cultura organizacional como ativo estratégico: um estudo de caso sobre a eficiência da gestão interna de uma multinacional do ramo de cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Felipe Magno Lobo de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12647
Resumo: As relações entre o ser humano e o trabalho foram se alterando no decorrer da história da humanidade. Desde a Revolução Industrial passando pelos modelos Toyota de produção e culminando com a Indústria 4.0, a forma como os trabalhadores interagem entre si e com o escopo de suas funções tem sido objeto de estudo por parte de empresários e pesquisadores ao redor do mundo. A cultura organizacional deixou de ser umas das responsabilidades da gestão de pessoas e passou a ser um ativo estratégico para empresas alcançarem seus objetivos financeiros e de mercado. O presente trabalho se propõe a avaliar a eficiência com a qual uma multinacional do ramo de cosméticos projeta a cultura organizacional sobre seus colaboradores. Sob a ótica de um referencial teórico foram elaborados questionários e entrevistas que foram então aplicados a colaboradores e a um(a) gestor(a) responsável pela área de Recursos Humanos da empresa. Após a compilação dos dados provenientes de ambos os grupos de estudo, foram mapeados gaps na projeção da cultura da empresa e eventuais oportunidades de melhoria. O trabalho produz contribuição significativa para o debate sobre a forma como a cultura organizacional pode ser um ativo estratégico para empresa e como mitigar eventuais disfunções na maneira como a mesma é projetada
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