Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Danielle Serieiro Alberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9156
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.03903016713
Resumo: O comprometimento das empresas com os propósitos da Sustentabilidade requer um processo de alinhamento e conscientização da sua força de trabalho, além de emprego de capital e de interferências na forma de gestão, envolvendo a escolha de modelos que provoquem mudanças no direcionamento da cultura. O desenvolvimento da cultura da sustentabilidade, pautada em valores éticos, humanistas e democráticos e uma visão de prosperidade e qualidade, deve ser alicerçado pela educação, que deve englobar questões como educação para a cidadania, respeito e valorização da diversidade social e cultural, assim como a integração respeitosa com o meio ambiente. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo entender, através da análise de bases conceituais e de um estudo de caso envolvendo uma empresa brasileira de engenharia, o papel da educação corporativa na transformação de culturas organizacionais e, consequentemente, na criação de uma economia voltada para o desenvolvimento sustentável. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura com apoio de pesquisas nas bases SciELO, Scopus e ISI Web of Science e consultas a materiais selecionados em bibliotecas e bancos de teses e dissertações. No intuito de analisar as questões relacionadas à aprendizagem organizacional para a sustentabilidade, foram selecionadas as variáveis sustentabilidade, educação corporativa e cultura organizacional, assim como possíveis inter-relações entre elas. Após a construção do referencial teórico, um estudo de caso foi conduzido no intuito de responder às questões levantadas nos objetivos propostos, partindo da prospecção exploratória de informações disponibilizadas em documentos existentes e da realização de entrevistas e da aplicação de questionários com o público interno da empresa selecionada. O resultado da análise documental e o resultado da análise das respostas fornecidas nas entrevistas e nos questionários foram confrontados com o referencial teórico considerado, no intuito de verificar se as práticas de educação corporativa declaradas pela empresa em análise estão alinhadas à percepção dos empregados e à criação de uma economia voltada para o desenvolvimento sustentável. Como resultado, o estudo apresenta como a universidade corporativa da empresa analisada viabiliza a formação e a qualificação dos seus colaboradores e como a temática da sustentabilidade é aplicada nas suas ações educacionais. Em complemento, apresenta sugestões de melhorias na universidade corporativa e na elaboração de ações voltadas para a educação para a sustentabilidade.
id UFF-2_9afd06299364eef7d4822a5d3ef3ca05
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9156
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenhariaLearning for sustainability: analysis of the corporate education actions of a brazilian engineering companyEducação corporativaSustentabilidadeUniversidade corporativaCultura organizacionalEducação corporativaDesenvolvimento sustentávelCultura organizacionalCorporate educationSustainabilityCorporate universityOrganizational cultureO comprometimento das empresas com os propósitos da Sustentabilidade requer um processo de alinhamento e conscientização da sua força de trabalho, além de emprego de capital e de interferências na forma de gestão, envolvendo a escolha de modelos que provoquem mudanças no direcionamento da cultura. O desenvolvimento da cultura da sustentabilidade, pautada em valores éticos, humanistas e democráticos e uma visão de prosperidade e qualidade, deve ser alicerçado pela educação, que deve englobar questões como educação para a cidadania, respeito e valorização da diversidade social e cultural, assim como a integração respeitosa com o meio ambiente. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo entender, através da análise de bases conceituais e de um estudo de caso envolvendo uma empresa brasileira de engenharia, o papel da educação corporativa na transformação de culturas organizacionais e, consequentemente, na criação de uma economia voltada para o desenvolvimento sustentável. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura com apoio de pesquisas nas bases SciELO, Scopus e ISI Web of Science e consultas a materiais selecionados em bibliotecas e bancos de teses e dissertações. No intuito de analisar as questões relacionadas à aprendizagem organizacional para a sustentabilidade, foram selecionadas as variáveis sustentabilidade, educação corporativa e cultura organizacional, assim como possíveis inter-relações entre elas. Após a construção do referencial teórico, um estudo de caso foi conduzido no intuito de responder às questões levantadas nos objetivos propostos, partindo da prospecção exploratória de informações disponibilizadas em documentos existentes e da realização de entrevistas e da aplicação de questionários com o público interno da empresa selecionada. O resultado da análise documental e o resultado da análise das respostas fornecidas nas entrevistas e nos questionários foram confrontados com o referencial teórico considerado, no intuito de verificar se as práticas de educação corporativa declaradas pela empresa em análise estão alinhadas à percepção dos empregados e à criação de uma economia voltada para o desenvolvimento sustentável. Como resultado, o estudo apresenta como a universidade corporativa da empresa analisada viabiliza a formação e a qualificação dos seus colaboradores e como a temática da sustentabilidade é aplicada nas suas ações educacionais. Em complemento, apresenta sugestões de melhorias na universidade corporativa e na elaboração de ações voltadas para a educação para a sustentabilidade.The commitment of companies to the purposes of sustainability requires a process of alignment and awareness of their workforce, as well as the use of capital and interferences in the management form, involving the choice of models that provoke changes in the direction of culture. The development of a culture of sustainability, based on ethical, humanist and democratic values and a vision of prosperity and quality, must be backed by education, which should encompass issues such as education for citizenship, respect and appreciation of social and cultural diversity, as well as respectful integration with the environment. In this context, this research aims to understand, through the analysis of conceptual bases and a case study involving a Brazilian engineering company, the role of corporate education in the transformation of organizational cultures and, consequently, in the creation of an economy focused on sustainable development. In order to reach the proposed objective, a literature review was carried out with the support of researches at the SciELO, Scopus and ISI Web of Science databases and consultations with selected materials in libraries and thesis and dissertation banks. In order to analyze the issues related to organizational learning for sustainability, the variables sustainability, corporate education and organizational culture were selected, as well as possible interrelationships between them. After the construction of the theoretical reference, a case study was conducted in order to answer the questions raised in the proposed objectives, starting from the exploratory exploration of information made available in existing documents and the conduct of interviews and the application of questionnaires with the internal public of the company selected. The result of the documentary analysis and the result of the analysis of the answers provided in the interviews and the questionnaires were compared with the theoretical framework considered, in order to verify if the corporate education practices declared by the company under analysis are aligned with the perception of employees and the creation of an economy focused on sustainable development. As a result, the study shows how the corporate university of the analyzed company enables the formation and qualification of its employees and how the sustainability theme is applied in their educational actions. In addition, it presents suggestions for improvements in the corporate university and in the elaboration of actions focused on education for sustainability.159 f.NiteróiMéxas, Mirian PicininiMeiriño, Marcelo JasmimSampaio, Michelle CristinaCunha, Danielle Serieiro Alberto2019-04-11T13:14:55Z2019-04-11T13:14:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9156Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.03903016713CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:54Zoai:app.uff.br:1/9156Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:35.328608Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenharia
Learning for sustainability: analysis of the corporate education actions of a brazilian engineering company
title Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenharia
spellingShingle Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenharia
Cunha, Danielle Serieiro Alberto
Educação corporativa
Sustentabilidade
Universidade corporativa
Cultura organizacional
Educação corporativa
Desenvolvimento sustentável
Cultura organizacional
Corporate education
Sustainability
Corporate university
Organizational culture
title_short Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenharia
title_full Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenharia
title_fullStr Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenharia
title_full_unstemmed Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenharia
title_sort Aprendizagem para a sustentabilidade: análise das ações de educação corporativa de uma empresa brasileira de engenharia
author Cunha, Danielle Serieiro Alberto
author_facet Cunha, Danielle Serieiro Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Méxas, Mirian Picinini
Meiriño, Marcelo Jasmim
Sampaio, Michelle Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Danielle Serieiro Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação corporativa
Sustentabilidade
Universidade corporativa
Cultura organizacional
Educação corporativa
Desenvolvimento sustentável
Cultura organizacional
Corporate education
Sustainability
Corporate university
Organizational culture
topic Educação corporativa
Sustentabilidade
Universidade corporativa
Cultura organizacional
Educação corporativa
Desenvolvimento sustentável
Cultura organizacional
Corporate education
Sustainability
Corporate university
Organizational culture
description O comprometimento das empresas com os propósitos da Sustentabilidade requer um processo de alinhamento e conscientização da sua força de trabalho, além de emprego de capital e de interferências na forma de gestão, envolvendo a escolha de modelos que provoquem mudanças no direcionamento da cultura. O desenvolvimento da cultura da sustentabilidade, pautada em valores éticos, humanistas e democráticos e uma visão de prosperidade e qualidade, deve ser alicerçado pela educação, que deve englobar questões como educação para a cidadania, respeito e valorização da diversidade social e cultural, assim como a integração respeitosa com o meio ambiente. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo entender, através da análise de bases conceituais e de um estudo de caso envolvendo uma empresa brasileira de engenharia, o papel da educação corporativa na transformação de culturas organizacionais e, consequentemente, na criação de uma economia voltada para o desenvolvimento sustentável. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura com apoio de pesquisas nas bases SciELO, Scopus e ISI Web of Science e consultas a materiais selecionados em bibliotecas e bancos de teses e dissertações. No intuito de analisar as questões relacionadas à aprendizagem organizacional para a sustentabilidade, foram selecionadas as variáveis sustentabilidade, educação corporativa e cultura organizacional, assim como possíveis inter-relações entre elas. Após a construção do referencial teórico, um estudo de caso foi conduzido no intuito de responder às questões levantadas nos objetivos propostos, partindo da prospecção exploratória de informações disponibilizadas em documentos existentes e da realização de entrevistas e da aplicação de questionários com o público interno da empresa selecionada. O resultado da análise documental e o resultado da análise das respostas fornecidas nas entrevistas e nos questionários foram confrontados com o referencial teórico considerado, no intuito de verificar se as práticas de educação corporativa declaradas pela empresa em análise estão alinhadas à percepção dos empregados e à criação de uma economia voltada para o desenvolvimento sustentável. Como resultado, o estudo apresenta como a universidade corporativa da empresa analisada viabiliza a formação e a qualificação dos seus colaboradores e como a temática da sustentabilidade é aplicada nas suas ações educacionais. Em complemento, apresenta sugestões de melhorias na universidade corporativa e na elaboração de ações voltadas para a educação para a sustentabilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-11T13:14:55Z
2019-04-11T13:14:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9156
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.03903016713
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9156
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.03903016713
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823657569222656