Identidade e branding corporativo: impacto na reputação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Juliana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miranda, Sandra
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10598
Resumo: O universo empresarial é, nos dias de hoje, mais complexo e competitivo do que nunca. Verifica-se um constante desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos e serviços, mas, ao mesmo tempo, a sua crescente indiferenciação. Ora, num contexto no qual é cada vez mais difícil diferenciar a sua oferta da concorrência, as organizações começaram a utilizar as marcas como um ativo estratégico que permite distinguir a oferta. O branding, a construção e gestão das marcas, surgiu com este propósito de destacar os atributos dos produtos, mas vai além disso, focando as suas estratégias na comunicação da organização de forma holística - divulgando a sua cultura, os seus valores, entre outros. As organizações começaram a considerar o branding corporativo como uma estratégia vital, devido aos seus diversos benefícios, particularmente em termos de reputação. A reputação é, por sua vez, um ativo intangível de extrema importância para as organizações, tendo em conta as inúmeras vantagens que acarreta. A presente investigação tem como objetivo compreender o impacto da utilização de estratégias de branding corporativo na reputação das organizações, recorrendo ao caso particular da marca Renova. Para tal, foi desenvolvido um estudo operacionalizado por meio do método quantitativo: foram aplicados inquéritos por questionário, construídos a partir das escalas já validades de Yang et al. (2015) e Feldman et al. (2014), e aplicados aos stakeholders externos da Renova, através de uma amostra de conveniência (N=271). Os resultados, analisados quantitativamente, demonstraram que os consumidores possuem uma opinião positiva relativamente à qualidade dos produtos e serviços da marca, à sua capacidade de inovação e de liderança e em relação à sua reputação. Além disso, confirmou-se a correlação entre as dimensões referentes ao branding corporativo e a variável da reputação organizacional.
id RCAP_46e5c26836307d0bd63cafb88c23c217
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade e branding corporativo: impacto na reputaçãoIdentidade corporativaBranding corporativoReputação organizacionalMarcasCultura organizacionalBrandsCorporate identityCorporate brandingOrganizational reputationOrganizational cultureO universo empresarial é, nos dias de hoje, mais complexo e competitivo do que nunca. Verifica-se um constante desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos e serviços, mas, ao mesmo tempo, a sua crescente indiferenciação. Ora, num contexto no qual é cada vez mais difícil diferenciar a sua oferta da concorrência, as organizações começaram a utilizar as marcas como um ativo estratégico que permite distinguir a oferta. O branding, a construção e gestão das marcas, surgiu com este propósito de destacar os atributos dos produtos, mas vai além disso, focando as suas estratégias na comunicação da organização de forma holística - divulgando a sua cultura, os seus valores, entre outros. As organizações começaram a considerar o branding corporativo como uma estratégia vital, devido aos seus diversos benefícios, particularmente em termos de reputação. A reputação é, por sua vez, um ativo intangível de extrema importância para as organizações, tendo em conta as inúmeras vantagens que acarreta. A presente investigação tem como objetivo compreender o impacto da utilização de estratégias de branding corporativo na reputação das organizações, recorrendo ao caso particular da marca Renova. Para tal, foi desenvolvido um estudo operacionalizado por meio do método quantitativo: foram aplicados inquéritos por questionário, construídos a partir das escalas já validades de Yang et al. (2015) e Feldman et al. (2014), e aplicados aos stakeholders externos da Renova, através de uma amostra de conveniência (N=271). Os resultados, analisados quantitativamente, demonstraram que os consumidores possuem uma opinião positiva relativamente à qualidade dos produtos e serviços da marca, à sua capacidade de inovação e de liderança e em relação à sua reputação. Além disso, confirmou-se a correlação entre as dimensões referentes ao branding corporativo e a variável da reputação organizacional.ABSTRACT: The business world is, nowadays, more complex and competitive than ever. There is a constant development and improvement of the products and services, but, at the same time, their increasing differentiation. In a context where it is more and more difficult to differentiate their offer from the competitors, organizations began to use brands as a strategic asset that distinguishes the offer. Branding, brands creation and management, came up with this purpose of highlighting the attributes of the products, but it goes beyond that, focusing its strategies on communicating holistically the organization - spreading its culture, its values, among others. The organizations started to consider corporate branding as a vital strategy due to its various benefits, particularly in terms of reputation. Reputation is, in turn, an intangible asset of great importance for organizations, taking into account the many advantages it entails. This research aims to understand the impact of using corporate branding strategies in the organizational reputation, using the particular case of Renova. To this end, a study was developed, operationalized through quantitative method: surveys were applied, constructed from scales already validated by Yang et al. (2015) and Feldman et al. (2014), and applied to external stakeholders of Renova, through a convenience sample (N=271). The results, quantitatively analyzed, shown that consumers have a positive opinion about the quality of the brand products and services, its capacity for innovation and leadership and in relation to its reputation. Furthermore, the correlation between the dimensions relating to corporate branding and the variable of organizational reputation was confirmed.Novas Edições AcadêmicasRCIPLBelo, JulianaMiranda, Sandra2019-10-22T11:08:34Z2019-08-142019-08-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10598porBelo, J., & Miranda, S. (2019). Identidade e branding corporativo: Impacto na reputação. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas978-3-639-61324-7metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:59.175345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e branding corporativo: impacto na reputação
title Identidade e branding corporativo: impacto na reputação
spellingShingle Identidade e branding corporativo: impacto na reputação
Belo, Juliana
Identidade corporativa
Branding corporativo
Reputação organizacional
Marcas
Cultura organizacional
Brands
Corporate identity
Corporate branding
Organizational reputation
Organizational culture
title_short Identidade e branding corporativo: impacto na reputação
title_full Identidade e branding corporativo: impacto na reputação
title_fullStr Identidade e branding corporativo: impacto na reputação
title_full_unstemmed Identidade e branding corporativo: impacto na reputação
title_sort Identidade e branding corporativo: impacto na reputação
author Belo, Juliana
author_facet Belo, Juliana
Miranda, Sandra
author_role author
author2 Miranda, Sandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo, Juliana
Miranda, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade corporativa
Branding corporativo
Reputação organizacional
Marcas
Cultura organizacional
Brands
Corporate identity
Corporate branding
Organizational reputation
Organizational culture
topic Identidade corporativa
Branding corporativo
Reputação organizacional
Marcas
Cultura organizacional
Brands
Corporate identity
Corporate branding
Organizational reputation
Organizational culture
description O universo empresarial é, nos dias de hoje, mais complexo e competitivo do que nunca. Verifica-se um constante desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos e serviços, mas, ao mesmo tempo, a sua crescente indiferenciação. Ora, num contexto no qual é cada vez mais difícil diferenciar a sua oferta da concorrência, as organizações começaram a utilizar as marcas como um ativo estratégico que permite distinguir a oferta. O branding, a construção e gestão das marcas, surgiu com este propósito de destacar os atributos dos produtos, mas vai além disso, focando as suas estratégias na comunicação da organização de forma holística - divulgando a sua cultura, os seus valores, entre outros. As organizações começaram a considerar o branding corporativo como uma estratégia vital, devido aos seus diversos benefícios, particularmente em termos de reputação. A reputação é, por sua vez, um ativo intangível de extrema importância para as organizações, tendo em conta as inúmeras vantagens que acarreta. A presente investigação tem como objetivo compreender o impacto da utilização de estratégias de branding corporativo na reputação das organizações, recorrendo ao caso particular da marca Renova. Para tal, foi desenvolvido um estudo operacionalizado por meio do método quantitativo: foram aplicados inquéritos por questionário, construídos a partir das escalas já validades de Yang et al. (2015) e Feldman et al. (2014), e aplicados aos stakeholders externos da Renova, através de uma amostra de conveniência (N=271). Os resultados, analisados quantitativamente, demonstraram que os consumidores possuem uma opinião positiva relativamente à qualidade dos produtos e serviços da marca, à sua capacidade de inovação e de liderança e em relação à sua reputação. Além disso, confirmou-se a correlação entre as dimensões referentes ao branding corporativo e a variável da reputação organizacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22T11:08:34Z
2019-08-14
2019-08-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10598
url http://hdl.handle.net/10400.21/10598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Belo, J., & Miranda, S. (2019). Identidade e branding corporativo: Impacto na reputação. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas
978-3-639-61324-7
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Novas Edições Acadêmicas
publisher.none.fl_str_mv Novas Edições Acadêmicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133455505686528