Programa de correção de fluxo no município de Rio das Ostras/RJ: práticas docentes no enfrentamento à distorção idade-série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andréa Machado Pereira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23564
Resumo: Esta pesquisa resgata o Programa Municipal de Correção de Fluxo de Rio das Ostras implantado na rede pública da cidade, em 2014. Tendo em vista o quadro existente de distorção idade-série, nos anos finais do ensino fundamental, a secretaria de educação municipal elaborou proposta para garantir a correção do fluxo escolar e, sobretudo, a aprendizagem dos alunos. O foco do estudo dirige-se para análise e debate das práticas docentes dos profissionais que participaram, ou ainda participam, do Programa de Correção de Fluxo. Buscou-se identificar quais as principais mudanças operadas nas práticas cotidianas que os docentes julgam decisivas para o trabalho com turmas de aceleração de aprendizagem. A pesquisa dialoga com as contribuições de Sacristán, em especial, com o conceito de práticas aninhadas do autor e que evidenciam que a prática docente é influenciada por aspectos antropológicos, institucionais e por outros recursos, que o autor denomina de práticas concorrentes. Para contextualizar a problemática do fracasso escolar, foram consideradas as contribuições de diversos estudiosos como Fourquin, Bourdieu, Passeron, Patto, Brandao entre outros. As reflexões desses estudiosos auxiliam a compreender as questões que envolvem reprovação, distorção idade-série e o abandono escolar como relacionadas a fatores extraescolares associados ao quadro de vulnerabilidade social. A pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida por meio de análise documental, questionários e entrevistas. Após a análise dos dados, foi possível concluir que os professores que participam ou já participaram do Programa afirmam que tiveram as suas práticas cotidianas modificadas pelas necessidades peculiares dos alunos com distorção idade-série. Necessidades que nem sempre são pedagógicas, mas estão ligadas a situações de desajustes na família, ingresso precoce ao mercado de trabalho ou por estarem cumprindo medidas socioeducativas. Desta forma, os professores afirmam que precisam ter uma postura de acolhimento e desenvolverem ações pedagógicas que proporcionem uma ação mais efetiva dos alunos por meio de jogos pedagógicos, aulas passeio, trabalhos em grupo, experimentos e realização de projetos interdisciplinares.
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Buscou-se identificar quais as principais mudanças operadas nas práticas cotidianas que os docentes julgam decisivas para o trabalho com turmas de aceleração de aprendizagem. A pesquisa dialoga com as contribuições de Sacristán, em especial, com o conceito de práticas aninhadas do autor e que evidenciam que a prática docente é influenciada por aspectos antropológicos, institucionais e por outros recursos, que o autor denomina de práticas concorrentes. Para contextualizar a problemática do fracasso escolar, foram consideradas as contribuições de diversos estudiosos como Fourquin, Bourdieu, Passeron, Patto, Brandao entre outros. As reflexões desses estudiosos auxiliam a compreender as questões que envolvem reprovação, distorção idade-série e o abandono escolar como relacionadas a fatores extraescolares associados ao quadro de vulnerabilidade social. A pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida por meio de análise documental, questionários e entrevistas. Após a análise dos dados, foi possível concluir que os professores que participam ou já participaram do Programa afirmam que tiveram as suas práticas cotidianas modificadas pelas necessidades peculiares dos alunos com distorção idade-série. Necessidades que nem sempre são pedagógicas, mas estão ligadas a situações de desajustes na família, ingresso precoce ao mercado de trabalho ou por estarem cumprindo medidas socioeducativas. Desta forma, os professores afirmam que precisam ter uma postura de acolhimento e desenvolverem ações pedagógicas que proporcionem uma ação mais efetiva dos alunos por meio de jogos pedagógicos, aulas passeio, trabalhos em grupo, experimentos e realização de projetos interdisciplinares.This research rescues the Rio das Ostras Municipal Flow Correction Program implemented in the city's public network in 2014. In view of the existing situation of grade age distortion, in the final years of elementary school, the municipal education department prepared a proposal for to guarantee the correction of the school flow and, above all, the students' learning. The focus of the study is aimed at analyzing and debating the teaching practices of professionals who participated, or still participate, in the Flow Correction Program. We sought to identify the main changes in daily practices that teachers believe are decisive for working with accelerated learning classes. The research dialogues with Sacristán's contributions, in particular, with the author's concept of nested practices, which show that teaching practice is influenced by anthropological, institutional and other resources, which the author calls concurrent practices. To contextualize the problem of school failure, the contributions of several scholars such as Fourquin, Bourdieu, Passeron, Patto, Brandao, among others, were considered. The reflections of these scholars help to understand the issues involving failure, age-grade distortion and school dropout as related to extra-school factors associated with social vulnerability. The qualitative research was developed through document analysis, questionnaires and interviews. After analyzing the data that were generated, it was possible to conclude that the teachers who participate or have already participated in the Program claim that their daily practices were modified by the peculiar needs of students with age-grade distortion. Needs that are not always pedagogical, but are linked to situations of maladjustment in the family, early entry into the labor market and/or because they are complying with socio-educational measures. Thus, teachers claim that they need to have a welcoming attitude and develop pedagogical actions that provide a more effective action by students through educational games, outing classes, group work, experiments and carrying out interdisciplinary projects.139f.NiteróiAraújo, Flávia Monteiro de BarrosCarneiro, WaldeckMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreMorgan, Karine VichiettCarvalho, Andréa Machado Pereira de2021-10-18T14:07:28Z2021-10-18T14:07:28Z2021-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Andréa Machado Pereira de. Programa de correção de fluxo no município de Rio das Ostras/RJ: práticas docentes no enfrentamento à distorção idade-série. 2021. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23564Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T14:07:28Zoai:app.uff.br:1/23564Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:32.914960Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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