Os Influenciadores digitais e o comportamento dos consumidores de cosméticos do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Amanda Bittencourt Novato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32671
Resumo: O marketing está em constante mudança e muitas delas surgiram com a evolução da tecnologia. A internet proporcionou às empresas uma alternativa para estreitar laços com os seus consumidores. Dentro deste cenário tecnológico surgiram os influenciadores digitais que se tornaram grandes aliados das marcas, uma vez que podem proporcionar a elas vantagens ao destacar seus produtos e influenciar o consumo dos mesmos. Além disso, tem-se como plano de fundo o Instagram como a rede social que permite o acontecimento dessa interação entre marca, influenciador e consumidor. Desta forma, decidiu-se analisar o comportamento dos consumidores de cosméticos frente às ações realizadas por influenciadores digitais do Instagram. O presente estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que abrangeu o marketing, seus desdobramentos e o comportamento do consumidor. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com os consumidores de cosméticos que residem no estado do Rio de Janeiro com aplicação de questionário como coleta de dados. A análise dos dados obtidos indicou que os consumidores consideram os influenciadores digitais e o Instagram como fatores de importância no seu processo de decisão de compra. Apontando ainda, que já consideraram comprar um produto após ver uma publicação destes profissionais, sendo a publicação que mais influência é a que contém vídeo relatando a experiência com o produto. Nesse cenário, a parceria entre empresas e influenciadores ganha importância uma vez que podem proporcionar destaque para a marca e/ou produtos.
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