PRONATEC e a (con)formação da classe trabalhadora em tempos neoliberais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15409 |
Resumo: | O presente estudo analisa a expansão da qualificação profissional a partir dos cursos de formação inicial e continuada (FIC), vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Adota o materialismo histórico dialético como referencial teórico-metodológico e utiliza, sobretudo, as categorias Essência e Aparência, Totalidade, Mediação e Contradição para investigar as implicações do Pronatec no processo de (con)formação da classe trabalhadora em favor da construção da sociabilidade neoliberal, consubstanciada, principalmente, pela ideologia da empregabilidade. Evidencia os nexos entre as políticas de qualificação profissional dos trabalhadores, historicamente implementadas no Brasil, e as (des)continuidades das ações adotadas pelo Pronatec. Destaca, também, a oferta educacional pulverizada, fragmentada, aligeirada, de caráter compensatório e emergencial. Identifica a prioridade na oferta de vagas nos cursos FIC/PRONATEC vinculados à formação para o trabalho simples, em detrimento dos cursos técnicos de nível médio que, teoricamente, qualificam para o trabalho complexo. Verifica que o Pronatec, por meio da política de parcerias, transfere os recursos públicos e privilegia as instituições privadas, especialmente o “Sistema S”, responsável por 70% das matrículas nos cursos FIC e 40% nos cursos técnicos. Intensifica-se, assim, o processo de privatização da educação profissional. Conclui-se que os cursos FIC/PRONATEC têm estreita relação com a ideologia da empregabilidade. Esta, associada aos novos conceitos de empreendedorismo, de empresa de si mesmo, de pedagogia das competências e do aprender a aprender, visa criar um estoque de forças de trabalho aptas para atender à dinâmica reestruturante do capital e, também, para criar um dique de contenção social capaz de conformar novos consensos, essenciais para o gerenciamento da crise estrutural do capital e para a recuperação da hegemonia burguesa em tempos neoliberais |
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Evidencia os nexos entre as políticas de qualificação profissional dos trabalhadores, historicamente implementadas no Brasil, e as (des)continuidades das ações adotadas pelo Pronatec. Destaca, também, a oferta educacional pulverizada, fragmentada, aligeirada, de caráter compensatório e emergencial. Identifica a prioridade na oferta de vagas nos cursos FIC/PRONATEC vinculados à formação para o trabalho simples, em detrimento dos cursos técnicos de nível médio que, teoricamente, qualificam para o trabalho complexo. Verifica que o Pronatec, por meio da política de parcerias, transfere os recursos públicos e privilegia as instituições privadas, especialmente o “Sistema S”, responsável por 70% das matrículas nos cursos FIC e 40% nos cursos técnicos. Intensifica-se, assim, o processo de privatização da educação profissional. Conclui-se que os cursos FIC/PRONATEC têm estreita relação com a ideologia da empregabilidade. Esta, associada aos novos conceitos de empreendedorismo, de empresa de si mesmo, de pedagogia das competências e do aprender a aprender, visa criar um estoque de forças de trabalho aptas para atender à dinâmica reestruturante do capital e, também, para criar um dique de contenção social capaz de conformar novos consensos, essenciais para o gerenciamento da crise estrutural do capital e para a recuperação da hegemonia burguesa em tempos neoliberaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present study analyses the expansion of the professional qualification from initial and ongoing formation courses (FIC), linked to the National Program of Access to Technical Education (PRONATEC). It uses the historical dialectical materialism as a theoretical-methodological referential and mainly utilizes the Essence and Appearance, Totality, Mediation and Contradiction to investigate the implications of PRONATEC in the formation process of the working class in favor of the construction of the neoliberal sociability consubstantiated mainly by the employability ideology. It evidences the connections between the professional qualification policies of workers historically implemented in Brazil and the (dis)continuities of the actions adopted by PRONATEC. It also highlights the scattered, fragmented, hastened, compensatory-and-emergent-natured educational offering. It identifies the priority in the offering of vacancies in the FIC/PRONATEC courses linked to the formation for simple work, to the detriment of high-school-level technical courses that theoretically qualify for complex work. It observes that PRONATEC transfers public resources and favor private institutions, especially the “S System”, responsible for 70% of the enrollment in the FIC courses and 40% in the technical courses through the policy of partnerships. Thus, the privatization process of professional education is intensified. It is concluded that FIC/PRONATEC courses have close relationship with the employability ideology. This ideology, associated with new concepts of entrepreneurship, being their own enterprise, pedagogy of competencies and learning to learn aims to create a labor reserve capable of serving the capital‟s restructuring dynamics and also creating a dam for social restraining capable of forming new essential consensus, essential to the management of the capital structural crisis and the recovery of the bourgeois hegemony in neoliberal timesRummert, Sonia MariaVentura, Jaqueline PereiraBomfim, Maria Inês do Rego MonteiroAlvarenga, Marcia Soares deOliveira, Francisco Gilson Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5005593525075856http://lattes.cnpq.br/9928452814893376Souza, Samantha Castro Vieira de2020-10-22T21:24:39Z2020-10-22T21:24:39Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Samantha Castro Vieira de. Pronatec e a (con)formação da classe trabalhadora em tempos neoliberais. Orientadora: Sonia Maria Rummert. 2017. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15409openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T13:36:52Zoai:app.uff.br:1/15409Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:39.719297Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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