Pronatec Formação Inicial e Continuada (FIC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandra Maria Glória da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122020-122614/
Resumo: A pesquisa que deu origem a esta tese tem por objetivo apreender a maneira pela qual o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) se materializou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) nos campi Avaré, Presidente Epitácio, Registro, São Paulo e Sertãozinho, considerando-se as relações possíveis entre os cursos ofertados, os arranjos produtivos locais, os perfis dos alunos matriculados e o número de concluintes e de não concluintes no período de 2012 a 2014. Optou-se pelo estudo de caso como estratégia de investigação por considerá-lo apropriado à análise de fenômenos sociais complexos e por possibilitar a apreensão de características holísticas do fenômeno estudado (YIN, 2001). A pesquisa baseou-se no levantamento e análise de dados quantitativos provenientes do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) total de alunos matriculados, número de concluintes e de não concluintes, sexo, idade, escolaridade, cor da pele ; e dados qualitativos, como documentos textuais (indicadores sociais e educacionais, legislações governamentais, publicações do IFSP) e fontes orais (relatos de servidores municipais, coordenadores de cursos Pronatec, supervisores pedagógicos, professores e alunos egressos). A análise dos resultados se norteou por referencial teórico que busca evidenciar as contradições existentes no fenômeno estudado, a historicidade, as relações entre o geral e o particular. Pressupondo-se que tudo está em movimento, em constante interação, sustenta-se a tese de que o formato do programa federal analisado foi condicionado ao contexto social no qual foi implementado pela ação dos sujeitos que nele atuaram. Nessa perspectiva, verificou-se que o processo de implementação ocorreu em meio a dúvidas sobre o funcionamento do Programa, tensões em relação aos prazos a serem cumpridos, às metas a serem atingidas e aos desafios a serem superados. No decorrer desse processo, as diretrizes do Pronatec incidiram sobre as instituições visando conformá-las segundo suas orientações. No entanto, essa tentativa de conformação foi permeada por contradições dialéticas, pois os contextos institucionais não são estáticos, mas dinâmicos; as equipes de trabalho são compostas por sujeitos históricos portadores de vontades, visões de mundo, ideais, concepções e princípios distintos. Portanto, ambos (contextos e sujeitos) também induziram mudanças no Programa. Constatou-se a existência de diferentes perfis de alunos matriculados em cursos Pronatec FIC. Esses perfis variaram conforme o curso ofertado, o turno (manhã, tarde ou noite), a região onde o curso foi ministrado (zona urbana ou zona rural), o Ministério demandante (MTE, MDS ou MDA). Entre os principais motivos levantados, pelos quais 57% do total de alunos matriculados não concluíram os cursos, destacam-se, em ordem de maior para menor recorrência: conseguir emprego; não ter com quem deixar os filhos; transporte público precário ou inexistente.
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Optou-se pelo estudo de caso como estratégia de investigação por considerá-lo apropriado à análise de fenômenos sociais complexos e por possibilitar a apreensão de características holísticas do fenômeno estudado (YIN, 2001). A pesquisa baseou-se no levantamento e análise de dados quantitativos provenientes do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) total de alunos matriculados, número de concluintes e de não concluintes, sexo, idade, escolaridade, cor da pele ; e dados qualitativos, como documentos textuais (indicadores sociais e educacionais, legislações governamentais, publicações do IFSP) e fontes orais (relatos de servidores municipais, coordenadores de cursos Pronatec, supervisores pedagógicos, professores e alunos egressos). A análise dos resultados se norteou por referencial teórico que busca evidenciar as contradições existentes no fenômeno estudado, a historicidade, as relações entre o geral e o particular. Pressupondo-se que tudo está em movimento, em constante interação, sustenta-se a tese de que o formato do programa federal analisado foi condicionado ao contexto social no qual foi implementado pela ação dos sujeitos que nele atuaram. Nessa perspectiva, verificou-se que o processo de implementação ocorreu em meio a dúvidas sobre o funcionamento do Programa, tensões em relação aos prazos a serem cumpridos, às metas a serem atingidas e aos desafios a serem superados. No decorrer desse processo, as diretrizes do Pronatec incidiram sobre as instituições visando conformá-las segundo suas orientações. No entanto, essa tentativa de conformação foi permeada por contradições dialéticas, pois os contextos institucionais não são estáticos, mas dinâmicos; as equipes de trabalho são compostas por sujeitos históricos portadores de vontades, visões de mundo, ideais, concepções e princípios distintos. Portanto, ambos (contextos e sujeitos) também induziram mudanças no Programa. Constatou-se a existência de diferentes perfis de alunos matriculados em cursos Pronatec FIC. Esses perfis variaram conforme o curso ofertado, o turno (manhã, tarde ou noite), a região onde o curso foi ministrado (zona urbana ou zona rural), o Ministério demandante (MTE, MDS ou MDA). Entre os principais motivos levantados, pelos quais 57% do total de alunos matriculados não concluíram os cursos, destacam-se, em ordem de maior para menor recorrência: conseguir emprego; não ter com quem deixar os filhos; transporte público precário ou inexistente.The research that led to this doctoral dissertation aims to learn how the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec) in the modality Initial and Continuing Education (FIC) materialized at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP) in the campi Avaré, Presidente Epitácio, Registro, São Paulo and Sertãozinho considering the possible relationships between the courses offered, the local productive arrangements, the profiles of students enrolled and the number of graduates and nonconclusivers in the period from 2012 to 2014. We chose the case study as a research method because we consider it appropriate for the analysis of complex social phenomena, and because it allows for the apprehension of holistic characteristics of the phenomenon studied (YIN, 2001). The research was based on the survey and analysis of quantitative data from Sistec, the National Information System of Vocational and Technological Education, (total number of students in the course, number of graduates and non-graduates, gender, age, education, and skin color); and qualitative data, such as textual documents (social and educational indicators, government legislation, and IFSP publications), and oral sources (reports from public servers, Pronatec course coordinators, pedagogical supervisors, teachers, and former students). The analysis of the results was guided by a theoretical reference that seeks to highlight the contradictions existing in the phenomenon studied, the historicity, the relationships between the general and the particular. Assuming that everything is in movement, in constant interaction, the thesis is sustained that the format of the analyzed federal program was conditioned to the social context in which it was implemented by the action of the subjects who acted in it. Throughout this process, Pronatec guidelines influenced the contexts in which they were implemented by shaping the actions of the work teams. However, this attempt of regulation was full of dialectical contradictions, since contexts are not static but dynamic, and work teams are made of historical subjects with different desires, worldviews, ideals, conceptions, and principles. Therefore, both contexts and subjects also produced changes in the Programme. As far as the students enrolled in Pronatec FIC courses are concerned, there were different profiles, which varied according to the course that was offered offered, the shift (morning, afternoon, or evening), the region where the it happened (urban or rural area), and the requesting ministry the Ministry of Labour and Social Welfare (MTE), the Ministry of Social Development (MDS), or the Ministry of Agrarian Development (MDA). Some of the reasons why 57% of the total enrolled students did not graduate are, from most common to least common reasons: getting a job; having no one to leave the children with; poor or non-existent public transport.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Carmen Sylvia VidigalSilva, Sandra Maria Glória da2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122020-122614/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-04T04:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-03122020-122614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-04T04:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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