Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Letícia de França
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24987
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender os processos e dinâmicas que têm ocorrido no setor automotivo a partir do surgimento de uma sub-indústria da mobilidade, que altera os modelos de negócios do mercado de automóveis com a oferta de serviços de mobilidade; modifica a estrutura produtiva com o aumento da automatização nas plantas; insere as montadoras em ecossistemas digitais com tecnologias como big data e internet das coisas; cria novas fontes de valor agregado a partir do mercado de dados e insere novos atores nas dinâmicas de concorrência e parcerias. A pesquisa tem como objeto a montadora japonesa Toyota Motor Corporation, enquanto estudo de caso de dimensão exploratória, com recorte de tempo de doze anos. No tocante às escolhas metodológicas de coleta de dados, priorizou-se a coleta documental, com tratamento de análise de conteúdo. Como proposta teórica, realizou-se a revisão bibliográfica de vertentes da Sociologia Econômica sob duas óticas: a análise dos mercados a partir dos processos de qualificação e valoração dos produtos; e a análise das instituições e estruturas de poder nas arenas de disputas desses mercados. Como principal resultado, a análise do caso da Toyota sugere que os processos de qualificação do bem, a mobilização dos dispositivos de julgamento, dos valores imaginativos e a construção de perfis e identidades tanto dos produtos quanto da empresa em si funcionam como ferramentas para manutenção das concepções de controle da empresa, uma vez que a Toyota passou a atuar em novos mercados e se reorganizou para prover os novos produtos e serviços sem que isso se provasse enquanto desinstitucionalização do mercado, sendo a manutenção do status quo sua luta principal.
id UFF-2_9c1cf6327a35efc3f25f7fda0b98e308
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24987
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercadoMercado de automóveisSociologia EconômicaMobilidadeToyotaMercado automobilísticoSociologia econômicaAuto MarketEconomic SociologyMobilityToyotaO presente trabalho tem como objetivo compreender os processos e dinâmicas que têm ocorrido no setor automotivo a partir do surgimento de uma sub-indústria da mobilidade, que altera os modelos de negócios do mercado de automóveis com a oferta de serviços de mobilidade; modifica a estrutura produtiva com o aumento da automatização nas plantas; insere as montadoras em ecossistemas digitais com tecnologias como big data e internet das coisas; cria novas fontes de valor agregado a partir do mercado de dados e insere novos atores nas dinâmicas de concorrência e parcerias. A pesquisa tem como objeto a montadora japonesa Toyota Motor Corporation, enquanto estudo de caso de dimensão exploratória, com recorte de tempo de doze anos. No tocante às escolhas metodológicas de coleta de dados, priorizou-se a coleta documental, com tratamento de análise de conteúdo. Como proposta teórica, realizou-se a revisão bibliográfica de vertentes da Sociologia Econômica sob duas óticas: a análise dos mercados a partir dos processos de qualificação e valoração dos produtos; e a análise das instituições e estruturas de poder nas arenas de disputas desses mercados. Como principal resultado, a análise do caso da Toyota sugere que os processos de qualificação do bem, a mobilização dos dispositivos de julgamento, dos valores imaginativos e a construção de perfis e identidades tanto dos produtos quanto da empresa em si funcionam como ferramentas para manutenção das concepções de controle da empresa, uma vez que a Toyota passou a atuar em novos mercados e se reorganizou para prover os novos produtos e serviços sem que isso se provasse enquanto desinstitucionalização do mercado, sendo a manutenção do status quo sua luta principal.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThe present work aims to comprehend the processes and dynamics that have been taking place in the automotive sector from the emergence of a sub-industry of mobility, that modifies the business models of the car market based on the offer of mobility services; it also alters the production structure by increasing the plant automation; inserts automakers in digital ecosystems with technologies such as big data and internet of things; creates new sources of added value from the data market and also inserts new actors in the dynamics of competition and partnerships. The object of this research is one of these manufacturers, the Japanese automaker Toyota Motor Corporation, as a case study of an exploratory dimension, with a twelve-year time frame. Considering methodological choices of data collecting, the priority was the documental approach, with content analysis treatment. The theoretical proposal chosen concerned a bibliographical review of strands of the Economic Sociology from two particular perspectives: the analysis of markets from the qualification and valuation of products; and the analysis of institutions and structures of power in the arenas of dispute of these markets. As main result, the analysis of the Toyota Case suggests that the property qualification processes, as well as the mobilization of judgment devices, the imaginative values and the construction of profiles and identities for both the products and the company itself work as tools for maintaining the company’s concepts of control, as the company started to act in new markets and has reorganized itself to supply new products and services, even though this did not prove to be the deinstitutionalization of the market, being the maintenance of the status quo its main struggle.107 p.Lima, Raphael Jonathas da CostaMonteiro, Cristiano FonsecaOnto, Gustavo GomesPaes, Letícia de França2022-05-09T17:03:30Z2022-05-09T17:03:30Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAES, Letícia de França. Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24987http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-09T17:03:34Zoai:app.uff.br:1/24987Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-09T17:03:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado
title Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado
spellingShingle Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado
Paes, Letícia de França
Mercado de automóveis
Sociologia Econômica
Mobilidade
Toyota
Mercado automobilístico
Sociologia econômica
Auto Market
Economic Sociology
Mobility
Toyota
title_short Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado
title_full Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado
title_fullStr Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado
title_full_unstemmed Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado
title_sort Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado
author Paes, Letícia de França
author_facet Paes, Letícia de França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Raphael Jonathas da Costa
Monteiro, Cristiano Fonseca
Onto, Gustavo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Letícia de França
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de automóveis
Sociologia Econômica
Mobilidade
Toyota
Mercado automobilístico
Sociologia econômica
Auto Market
Economic Sociology
Mobility
Toyota
topic Mercado de automóveis
Sociologia Econômica
Mobilidade
Toyota
Mercado automobilístico
Sociologia econômica
Auto Market
Economic Sociology
Mobility
Toyota
description O presente trabalho tem como objetivo compreender os processos e dinâmicas que têm ocorrido no setor automotivo a partir do surgimento de uma sub-indústria da mobilidade, que altera os modelos de negócios do mercado de automóveis com a oferta de serviços de mobilidade; modifica a estrutura produtiva com o aumento da automatização nas plantas; insere as montadoras em ecossistemas digitais com tecnologias como big data e internet das coisas; cria novas fontes de valor agregado a partir do mercado de dados e insere novos atores nas dinâmicas de concorrência e parcerias. A pesquisa tem como objeto a montadora japonesa Toyota Motor Corporation, enquanto estudo de caso de dimensão exploratória, com recorte de tempo de doze anos. No tocante às escolhas metodológicas de coleta de dados, priorizou-se a coleta documental, com tratamento de análise de conteúdo. Como proposta teórica, realizou-se a revisão bibliográfica de vertentes da Sociologia Econômica sob duas óticas: a análise dos mercados a partir dos processos de qualificação e valoração dos produtos; e a análise das instituições e estruturas de poder nas arenas de disputas desses mercados. Como principal resultado, a análise do caso da Toyota sugere que os processos de qualificação do bem, a mobilização dos dispositivos de julgamento, dos valores imaginativos e a construção de perfis e identidades tanto dos produtos quanto da empresa em si funcionam como ferramentas para manutenção das concepções de controle da empresa, uma vez que a Toyota passou a atuar em novos mercados e se reorganizou para prover os novos produtos e serviços sem que isso se provasse enquanto desinstitucionalização do mercado, sendo a manutenção do status quo sua luta principal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-09T17:03:30Z
2022-05-09T17:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAES, Letícia de França. Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24987
identifier_str_mv PAES, Letícia de França. Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135292017115136