Bourdieu e a nova sociologia econômica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raud, Cécile
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12553
Resumo: Este artigo objetiva analisar a sociologia do mercado de Pierre Bourdieu, a fim de avaliar os alcances e os limites do pensamento de um dos autores mais representativos da Nova Sociologia Econômica francesa Com base na leitura crítica de alguns textos selecionados, chegamos à conclusão de que se trata de uma análise genuinamente sociológica dos fenômenos econômicos, uma vez que o sociólogo francês aplica seu quadro analítico, articulado ao redor dos conceitos-chave de campo e habitus, à esfera econômica, mostrando que o mercado é o produto de uma construção social Além de destacar a gênese social das disposições econômicas e de caracterizar o mercado como um campo de lutas onde se enfrentam agentes dotados de recursos diferentes, Bourdieu insiste no papel do Estado na regulação desse mercado, mobilizando dessa maneira, ao mesmo tempo, uma sociologia do conhecimento e uma sociologia política na sua análise da esfera econômica. No entanto, apesar de uma reflexão pioneira em termos de crenças econômicas, a abordagem de Bourdieu apresenta uma série de limitações que dizem respeito, entre outras, a certa ambigüidade no que tange às motivações do agente econômico moderno e à delimitação da esfera econômica.
id USP-41_454fbbb39a18a4afcaa13d303ffe4a15
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12553
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling Bourdieu e a nova sociologia econômica Pierre Bourdieu's contribution to the new economic sociology MarketHabitusEconomic FieldPierre BourdieuEconomic SociologyMercadoHabitusCampo econômicoPierre BourdieuSociologia EconômicaEste artigo objetiva analisar a sociologia do mercado de Pierre Bourdieu, a fim de avaliar os alcances e os limites do pensamento de um dos autores mais representativos da Nova Sociologia Econômica francesa Com base na leitura crítica de alguns textos selecionados, chegamos à conclusão de que se trata de uma análise genuinamente sociológica dos fenômenos econômicos, uma vez que o sociólogo francês aplica seu quadro analítico, articulado ao redor dos conceitos-chave de campo e habitus, à esfera econômica, mostrando que o mercado é o produto de uma construção social Além de destacar a gênese social das disposições econômicas e de caracterizar o mercado como um campo de lutas onde se enfrentam agentes dotados de recursos diferentes, Bourdieu insiste no papel do Estado na regulação desse mercado, mobilizando dessa maneira, ao mesmo tempo, uma sociologia do conhecimento e uma sociologia política na sua análise da esfera econômica. No entanto, apesar de uma reflexão pioneira em termos de crenças econômicas, a abordagem de Bourdieu apresenta uma série de limitações que dizem respeito, entre outras, a certa ambigüidade no que tange às motivações do agente econômico moderno e à delimitação da esfera econômica. This article examines Pierre Bourdieu's sociology of the market, assessing both the scope and limits of the thinking of one of the most emblematic authors of the New French Economic Sociology. Following a critical reading of some of his key texts, the article argues that Bourdieu's work involves a genuinely sociological analysis of economic phenomena, insofar as he applies his analytic framework - structured around the key concepts of field and habitus - to the economic sphere, showing that the market is the product of a social construction. As well as highlighting the social genesis of economic dispositions and describing the market as a field of struggles where agents with different resources confront each other, Bourdieu insists on the role of the State in regulating this market. In analyzing the economic sphere, he makes use simultaneously of a sociology of knowledge and a political sociology. However, although a pioneering analysis of economic beliefs, Bourdieu's approach presents a series of limitations, including a certain ambiguity in relation to the motivations of modern economic agents and the delimitation of the economic sphere. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2007-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1255310.1590/S0103-20702007000200008Tempo Social; Vol. 19 No. 2 (2007); 203-232Tempo Social; v. 19 n. 2 (2007); 203-232Tempo Social; Vol. 19 Núm. 2 (2007); 203-2321809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12553/14330Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaud, Cécile2023-05-31T14:53:33Zoai:revistas.usp.br:article/12553Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-31T14:53:33Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bourdieu e a nova sociologia econômica
Pierre Bourdieu's contribution to the new economic sociology
title Bourdieu e a nova sociologia econômica
spellingShingle Bourdieu e a nova sociologia econômica
Raud, Cécile
Market
Habitus
Economic Field
Pierre Bourdieu
Economic Sociology
Mercado
Habitus
Campo econômico
Pierre Bourdieu
Sociologia Econômica
title_short Bourdieu e a nova sociologia econômica
title_full Bourdieu e a nova sociologia econômica
title_fullStr Bourdieu e a nova sociologia econômica
title_full_unstemmed Bourdieu e a nova sociologia econômica
title_sort Bourdieu e a nova sociologia econômica
author Raud, Cécile
author_facet Raud, Cécile
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raud, Cécile
dc.subject.por.fl_str_mv Market
Habitus
Economic Field
Pierre Bourdieu
Economic Sociology
Mercado
Habitus
Campo econômico
Pierre Bourdieu
Sociologia Econômica
topic Market
Habitus
Economic Field
Pierre Bourdieu
Economic Sociology
Mercado
Habitus
Campo econômico
Pierre Bourdieu
Sociologia Econômica
description Este artigo objetiva analisar a sociologia do mercado de Pierre Bourdieu, a fim de avaliar os alcances e os limites do pensamento de um dos autores mais representativos da Nova Sociologia Econômica francesa Com base na leitura crítica de alguns textos selecionados, chegamos à conclusão de que se trata de uma análise genuinamente sociológica dos fenômenos econômicos, uma vez que o sociólogo francês aplica seu quadro analítico, articulado ao redor dos conceitos-chave de campo e habitus, à esfera econômica, mostrando que o mercado é o produto de uma construção social Além de destacar a gênese social das disposições econômicas e de caracterizar o mercado como um campo de lutas onde se enfrentam agentes dotados de recursos diferentes, Bourdieu insiste no papel do Estado na regulação desse mercado, mobilizando dessa maneira, ao mesmo tempo, uma sociologia do conhecimento e uma sociologia política na sua análise da esfera econômica. No entanto, apesar de uma reflexão pioneira em termos de crenças econômicas, a abordagem de Bourdieu apresenta uma série de limitações que dizem respeito, entre outras, a certa ambigüidade no que tange às motivações do agente econômico moderno e à delimitação da esfera econômica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12553
10.1590/S0103-20702007000200008
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12553
identifier_str_mv 10.1590/S0103-20702007000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12553/14330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; Vol. 19 No. 2 (2007); 203-232
Tempo Social; v. 19 n. 2 (2007); 203-232
Tempo Social; Vol. 19 Núm. 2 (2007); 203-232
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1800221914003668992