The private speech of brazilian english as a foreign language learners in a context of social interaction
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18552 |
Resumo: | Pesquisas recentes têm demonstrado que aprendizes inseridos em um contexto de interação social produzem Fala Privada (DiCamilla & Antón, 1998; DiCamilla & Antón, 2004). No entanto, argumenta-se que um enunciado proferido em tal contexto tem tanto uma orientação interior como exterior (Wells, 1998). Com o objetivo de buscar respostas para essa controversa questão, a presente pesquisa analisa a fala produzida por três pares de aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira de nível intermediário superior com o objetivo de investigar se esses mesmos aprendizes produzem Fala Privada em um contexto de interação social e com que finalidade a Fala Privada é produzida. Os dados para a análise foram coletados através de uma tarefa de reconstrução de texto (Storch 1998a, 1998b), conduzida exclusivamente na língua estrangeira. As interações foram áudio-gravadas e transcritas. Uma análise qualitativa dos dados demonstrou que os aprendizes usaram a Fala Privada em um contexto de interação social, o que foi evidenciado através dos diferentes fenômenos que marcaram a transição tanto da Fala Privada para a Social como da Fala Social para a Privada. A Fala Privada serviu principalmente como uma estratégia para garantir o foco de atenção dos aprendizes durante a execução da tarefa. A repetição continuada indispensável para a manutenção do foco serviu também para a manipulação da língua estrangeira, que teve como ponto de partida a tarefa de reconstrução de texto. |
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The private speech of brazilian english as a foreign language learners in a context of social interactionA utilização da língua materna na fala privada de aprendizes de língua inglesaLetrasLinguagemLíngua inglesaEstudo e ensinoAquisição da segunda linguagemLetrasLinguagemLíngua inglesaEstudo e ensinoAquisição da segunda linguagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPesquisas recentes têm demonstrado que aprendizes inseridos em um contexto de interação social produzem Fala Privada (DiCamilla & Antón, 1998; DiCamilla & Antón, 2004). No entanto, argumenta-se que um enunciado proferido em tal contexto tem tanto uma orientação interior como exterior (Wells, 1998). Com o objetivo de buscar respostas para essa controversa questão, a presente pesquisa analisa a fala produzida por três pares de aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira de nível intermediário superior com o objetivo de investigar se esses mesmos aprendizes produzem Fala Privada em um contexto de interação social e com que finalidade a Fala Privada é produzida. Os dados para a análise foram coletados através de uma tarefa de reconstrução de texto (Storch 1998a, 1998b), conduzida exclusivamente na língua estrangeira. As interações foram áudio-gravadas e transcritas. Uma análise qualitativa dos dados demonstrou que os aprendizes usaram a Fala Privada em um contexto de interação social, o que foi evidenciado através dos diferentes fenômenos que marcaram a transição tanto da Fala Privada para a Social como da Fala Social para a Privada. A Fala Privada serviu principalmente como uma estratégia para garantir o foco de atenção dos aprendizes durante a execução da tarefa. A repetição continuada indispensável para a manutenção do foco serviu também para a manipulação da língua estrangeira, que teve como ponto de partida a tarefa de reconstrução de texto.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRecent research has demonstrated that learners who are inserted in a context of social interaction produce private speech (DiCamilla & Antón, 1998; DiCamilla & Antón, 2004). However, it has also been argued that all utterances spoken in a context of social interaction should be treated as having both an inner and an outer orientation (Wells, 1998). In order to cast light on this matter, the present research analyzes the speech produced by 6 upper-intermediate Brazilian learners arranged in 3 dyads to investigate if they produce private speech in a context of social interaction and if so how Private Speech serves them in such context. Data were collected via a text reconstruction task (Storch 1998a; 1998b), which was carried out exclusively in the foreign language. A qualitative analysis of the data revealed that learners used private speech in a context of social interaction, which was evidenced by the different phenomena that marked the transition from a private to a social orientation and vice versa. Private Speech served learners mainly as a strategy to gain focus in the execution of the task. The continued repetition indispensible for the maintenance of focus served also as a site from where language was manipulated, which was greatly facilitated by the text reconstruction task.Programa de Pós-graduação em LetrasletrasVidal, Rejane TeixeiraCPF:10980750022http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4Mitrano Neto, NelsonCPF:59863257822http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7Ferreira, Marília MendesCPF:58123009022http://lattes.cnpq.br/6959487280469762Silva, Leandro Luiz da2021-03-10T20:44:54Z2009-09-032021-03-10T20:44:54Z2009-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18552engCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:44:54Zoai:app.uff.br:1/18552Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:44:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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