Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Eliane
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/33328
Resumo: Orientadora: Gertrud Friedrich Frahm
id UFPR_c2ede9c2e50fee8b516890ce3360dd7c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33328
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cavalheiro, ElianeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFrahm, Gertrud Friedrich, 1953-2018-04-19T21:49:51Z2018-04-19T21:49:51Z2004http://hdl.handle.net/1884/33328Orientadora: Gertrud Friedrich FrahmDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentraçao: Estudos linguísticosResumo: Este trabalho tem por objetivo estudar o uso de estratégias de comunicação para aquisição de língua estrangeira por parte de alunos do curso de Língua Inglesa, de nível pré-intermediário. As estratégias utilizadas pelos alunos foram comparadas com as estratégias já existentes na literatura. O estudo aqui apresentado através de levantamento de dados fundamenta-se em aspectos teóricos sobre aprendizagem de língua estrangeira desenvolvidos pelos autores WILLIAMS e BURDEN (1997); BROWN (2000); ELLIS (1994) e outros. Para o processo comunicativo, tem-se LEVELT (1989); CANALE e SWAIN (1980) e outros. Quanto às estratégias de comunicação, temos as contribuições como a de VARADI (1980); TARONE (1981); BIALYSTOK (1990); FAERCH e KASPER (1983) e a Teoria Cognitiva de Reação em Cadeia (The Cognitive Chain Reaction Theory; The CCR Theory) FERNANDESBOËCHAT (2000). Os registros foram coletados por meio de instrumento elaborado a partir de uma lista de estratégias comunicativas identificadas por TARONE (1977). Os resultados mostram que o processo de aprendizagem/aquisição de LE, do ponto de vista cognitivo, pode ser vista como uma das habilidades humanas mais complexas, por envolver variações cognitivas. Pôde-se reconhecer que os informantes usam estratégias de comunicação, porém, não têm consciência de que as usam. Conclui-se, portanto, que a instrução das estratégias de comunicação aos aprendizes de uma LE, poderá ajudá-los a se tornarem melhores aprendizes e o estímulo ao seu uso promoverá um processo mais dinâmico.Abstract: The aim of this dissertation is to study the use of communication strategies in the acquisition of a foreign language by pre-intermediate students of a regular English language course as well as to compare these strategies used by the students to strategies presented in the scientific literature. The study presented in this dissertation was based on theoretical aspects of foreign language learning (WILLIAMS e BURDEN, 1997; BROWN, 2000; ELLIS, 1994 and others) in relation to communicative process (LEVELT, 1989; CANALE & SWAIN 1980 and others), to communicative strategies (VARADI, 1980; TARONE 1981; BIALYSTOK, 1990; FAERCH e KASPER, 1983b; 1987 and others) and to the Cognitive Chain Reaction Theory (FERNANDES-BOËCHAT, 2000). The data were collected through an instrument developed from a list of communicative strategies identified by TARONE (1977). The results show that the process of learning/acquisition of a foreign language, from the cognitive point of view, can be seen as one of the most complex human abilities, for it involves cognitive variations. It was observed that the informants do use communication strategies, however, they are not conscious of it. Therefore, it must be pointed out that the instruction in communication strategies, can help students become better learners and that their use can promote a more dynamic process.119f. : il., grafs, tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAquisição da segunda linguagemLíngua inglesa - Estudo e ensinoDissertações - LetrasAquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçaoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELIANE CAVALHEIRO.pdfR - D - ELIANE CAVALHEIRO.pdfapplication/pdf527627https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33328/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20CAVALHEIRO.pdfaaaa31bfc5c1f660fd8ae800935379d2MD51open access1884/333282018-04-19 18:49:51.883open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33328Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-04-19T21:49:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
title Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
spellingShingle Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
Cavalheiro, Eliane
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Dissertações - Letras
title_short Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
title_full Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
title_fullStr Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
title_full_unstemmed Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
title_sort Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
author Cavalheiro, Eliane
author_facet Cavalheiro, Eliane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Eliane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frahm, Gertrud Friedrich, 1953-
contributor_str_mv Frahm, Gertrud Friedrich, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Dissertações - Letras
topic Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Dissertações - Letras
description Orientadora: Gertrud Friedrich Frahm
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-19T21:49:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-19T21:49:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/33328
url http://hdl.handle.net/1884/33328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119f. : il., grafs, tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33328/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20CAVALHEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aaaa31bfc5c1f660fd8ae800935379d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860421928353792