Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Avelino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13285
Resumo: O trabalho articula os campos da história, musicologia e crítica literária, reconhece o tango como fenômeno complexo – dança, música, poesia, memória e identidade social – e o problematiza como parte da cultura histórica argentina. Analisa relações entre tango, sociedade e política, mobilizando uma história social da cultura e uma história política, informadas pelas noções de memória social e de culturas políticas. Duas temáticas interrelacionadas – crise e identidade – sinalizam o tango como representação identitária e vivência estética das crises sociais, possibilitando analisar ações e valores compartilhados ou confrontados pelos sujeitos sociais, na interseção entre o tempo dos eventos e o das estruturas. Focando a cidade de Buenos Aires, os limites temporais são dados pelo “tango criollo” do princípio do século XX e o “tango nuevo” dos anos 50 e 60. A pesquisa ampla e diversificada de fontes inclui nas narrativas “tangueras” as chamadas “histórias do tango”, composições musicais, textos literários, testemunhos e memórias, analisados como uma rede intertextual que canoniza temas e objetos. Inicialmente, apresenta-se a “desmontagem” das narrativas produzidas por Carlos Vega, José Gobello e Horacio Ferrer, textos e autores significativos pela difusão e pelas instituições que fundaram. Em seguida, tensionando a temporalidade histórica, uma cronologia retrogradada demonstra as pressões do passado sobre o presente e analisa diversas conjunturas de crise e expansão, questionando marcos temporais e temas consagrados pela tradição narrativa: a “revolución piazzolleana” e a “desperonização” dos anos 50 e 60; da crise dos anos 30 à militância “tanguera” junto ao peronismo; identidades sociais e musicais nos anos 20; as “origens” do tango na Buenos Aires “finde- siècle”
id UFF-2_9d4c944742a9f40c8029de0c748ff474
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13285
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"História do tangoCulturas políticasBuenos AiresTangoDança; aspecto históricoCultura políticaMúsicaTango historyPolitical culturesHistoria del tangoO trabalho articula os campos da história, musicologia e crítica literária, reconhece o tango como fenômeno complexo – dança, música, poesia, memória e identidade social – e o problematiza como parte da cultura histórica argentina. Analisa relações entre tango, sociedade e política, mobilizando uma história social da cultura e uma história política, informadas pelas noções de memória social e de culturas políticas. Duas temáticas interrelacionadas – crise e identidade – sinalizam o tango como representação identitária e vivência estética das crises sociais, possibilitando analisar ações e valores compartilhados ou confrontados pelos sujeitos sociais, na interseção entre o tempo dos eventos e o das estruturas. Focando a cidade de Buenos Aires, os limites temporais são dados pelo “tango criollo” do princípio do século XX e o “tango nuevo” dos anos 50 e 60. A pesquisa ampla e diversificada de fontes inclui nas narrativas “tangueras” as chamadas “histórias do tango”, composições musicais, textos literários, testemunhos e memórias, analisados como uma rede intertextual que canoniza temas e objetos. Inicialmente, apresenta-se a “desmontagem” das narrativas produzidas por Carlos Vega, José Gobello e Horacio Ferrer, textos e autores significativos pela difusão e pelas instituições que fundaram. Em seguida, tensionando a temporalidade histórica, uma cronologia retrogradada demonstra as pressões do passado sobre o presente e analisa diversas conjunturas de crise e expansão, questionando marcos temporais e temas consagrados pela tradição narrativa: a “revolución piazzolleana” e a “desperonização” dos anos 50 e 60; da crise dos anos 30 à militância “tanguera” junto ao peronismo; identidades sociais e musicais nos anos 20; as “origens” do tango na Buenos Aires “finde- siècle”This thesis articulates History, Musicology and Literary Criticism, recognizes tango as a complex phenomenon – as dance, music, poetry, social memory and identity – and questions it as part of Argentine historical culture. It analyses the relations between tango, society and politics, by recurring to a social history of culture and to a political history, enriched by notions of social memory and political culture. Two interrelated themes – crisis and identity – treat tango as an identitary representation and an aesthetic experience of Argentine social crisis, providing ways of analysing actions and values that are shared by social agents, by intersecting time of events and time of structures. Focusing on Buenos Aires city, the temporal limits are set from the “tango criollo” in the beginning of the 20th century to the “tango nuevo” of the 1950’s and 1960’s. The extensive and diversified research of fonts includes among the tango narratives the socalled “histories of tango”, musical compositions, literary texts, testimonies and memories, that are analysed as an intertextual net which fixes a canon of themes and objects. Firstly, some narratives produced by Carlos Vega, José Gobello and Horacio Ferrer are deconstructed. These are relevant texts and authors for their diffusion and for the institutions they have founded. Then, by tensing historical temporality, a retrograded chronology shows the press of past upon the present and analyses several conjunctures of crisis and expansion, questioning the temporal limits and consecrated themes: the “piazzollean revolution” of the 1950’s and 1960’s; from the crisis of the 1930’s to the approaching of “tangueros” to peronism; social and musical identity in the 1920’s; tango “origins” in Buenos Aires “fin-de-siècle”El trabajo articula los campos de historia, musicología y crítica literaria, reconoce el tango como un fenómeno complejo –danza, música, poesía, memoria e identidad social– y lo problematiza como parte de la cultura histórica argentina. Analiza relaciones entre tango, sociedad y política, movilizando una historia social de la música y una historia política, informadas por las nociones de memoria social y de culturas políticas. Dos temáticas interrelacionadas –crisis e identidad–, abordan el tango como representación de identidades y vivencia estética de las crisis sociales, facilitando el análisis de acciones y valores compartidos o confrontados por los sujetos sociales, en la intersección entre el tiempo de los eventos y el de las estructuras. Ubicado espacialmente en la ciudad de Buenos Aires, los límites temporales son dados por el “tango criollo” de principios del siglo XX y el “tango nuevo” de los años 50 y 60. La investigación amplia y diversificada de fuentes incluye en las narrativas tangueras las llamadas “historias del tango”, composiciones musicales, textos literarios, testimonios y memorias, analizados como una red intertextual que canoniza temas y objetos. Inicialmente, se presenta el desmontaje de las narrativas producidas por Carlos Vega, José Gobello y Horacio Ferrer, textos y autores significativos por la difusión y por las instituciones que ellos fundaron. Enseguida, tensionando la temporalidad histórica, una cronología retrogradada demuestra las presiones del pasado sobre el presente y analiza diversas coyunturas de crisis y expansión, cuestionando marcos temporales y temas consagrados por la tradición narrativa: la “revolución piazzolleana” y la “desperonización” de los años 50 y 60; de la crisis de los años 30 a la militancia tanguera junto al peronismo; identidades sociales y musicales en los años 20; los “orígenes” del tango en el Buenos Aires “fin-de-siècle”474 f.NiteróiAbreu, Martha CamposAna Maria Mauad De Sousa Andrade Essus, Gladys Viviana GeladoMarcos Luiz Bretas, Maria Helena Rolim CapelatoMaria Verónica Secreto FerrerasRomero, Avelino2020-04-13T17:35:27Z2020-04-13T17:35:27Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13285Aluno de doutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-04T22:28:57Zoai:app.uff.br:1/13285Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-04T22:28:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"
title Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"
spellingShingle Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"
Romero, Avelino
História do tango
Culturas políticas
Buenos Aires
Tango
Dança; aspecto histórico
Cultura política
Música
Tango history
Political cultures
Historia del tango
title_short Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"
title_full Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"
title_fullStr Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"
title_full_unstemmed Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"
title_sort Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"
author Romero, Avelino
author_facet Romero, Avelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Martha Campos
Ana Maria Mauad De Sousa Andrade Essus, Gladys Viviana Gelado
Marcos Luiz Bretas, Maria Helena Rolim Capelato
Maria Verónica Secreto Ferreras
dc.contributor.author.fl_str_mv Romero, Avelino
dc.subject.por.fl_str_mv História do tango
Culturas políticas
Buenos Aires
Tango
Dança; aspecto histórico
Cultura política
Música
Tango history
Political cultures
Historia del tango
topic História do tango
Culturas políticas
Buenos Aires
Tango
Dança; aspecto histórico
Cultura política
Música
Tango history
Political cultures
Historia del tango
description O trabalho articula os campos da história, musicologia e crítica literária, reconhece o tango como fenômeno complexo – dança, música, poesia, memória e identidade social – e o problematiza como parte da cultura histórica argentina. Analisa relações entre tango, sociedade e política, mobilizando uma história social da cultura e uma história política, informadas pelas noções de memória social e de culturas políticas. Duas temáticas interrelacionadas – crise e identidade – sinalizam o tango como representação identitária e vivência estética das crises sociais, possibilitando analisar ações e valores compartilhados ou confrontados pelos sujeitos sociais, na interseção entre o tempo dos eventos e o das estruturas. Focando a cidade de Buenos Aires, os limites temporais são dados pelo “tango criollo” do princípio do século XX e o “tango nuevo” dos anos 50 e 60. A pesquisa ampla e diversificada de fontes inclui nas narrativas “tangueras” as chamadas “histórias do tango”, composições musicais, textos literários, testemunhos e memórias, analisados como uma rede intertextual que canoniza temas e objetos. Inicialmente, apresenta-se a “desmontagem” das narrativas produzidas por Carlos Vega, José Gobello e Horacio Ferrer, textos e autores significativos pela difusão e pelas instituições que fundaram. Em seguida, tensionando a temporalidade histórica, uma cronologia retrogradada demonstra as pressões do passado sobre o presente e analisa diversas conjunturas de crise e expansão, questionando marcos temporais e temas consagrados pela tradição narrativa: a “revolución piazzolleana” e a “desperonização” dos anos 50 e 60; da crise dos anos 30 à militância “tanguera” junto ao peronismo; identidades sociais e musicais nos anos 20; as “origens” do tango na Buenos Aires “finde- siècle”
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-04-13T17:35:27Z
2020-04-13T17:35:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13285
Aluno de doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13285
identifier_str_mv Aluno de doutorado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135448868356096