“Do amor ao match”: como aplicativos de relacionamento inauguram um novo elemento na formação de laços eróticos afetivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costantino, Fernanda Ângelo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33331
Resumo: Como os aplicativos de relacionamento se inserem na dinâmica dos encontros amorosos? Como surge uma nova forma midiatizada de se relacionar? Esta tese tem como hipótese o surgimento de um novo elemento na formação de laços eróticos afetivos e o surgimento de uma nova dinâmica de socialização para os relacionamentos amorosos a partir dos aplicativos, o qual classificamos como o match. A dinâmica do match, interação disponível em tais programas e que corresponde à combinação entre dois pretendentes, traduz essa nova forma de encarar os encontros amorosos baseada na cultura de consumo e consolida a influência da midiatização no processo de reconhecimento e linguagem dos relacionamentos amorosos. A partir da observação e análise de 100 perfis nas plataformas Tinder e Happn e de 86 entrevistas semiestruturadas com usuários desses aplicativos de relacionamento, pudemos constatar que esta nova dinâmica para os encontros amorosos se baseia na busca constante por novas e infinitas possibilidades. Os usuários de tais programas utilizam suas ferramentas de forma híbrida entre a busca por relacionamento sério e a abertura para encontros casuais, fazendo com que as interações sociais presentes nos aplicativos conversem com dinâmicas da atual sociedade de consumo, entre elas o descarte, a velocidade, a objetificação e o fluxo constante de novidades e informações. Para este trabalho utilizamos como base bibliográfica autores como Giddens (2002), Bauman (2004), Illouz (2011), Tucherman (2019), Heller (2008), Berger e Luckmann (2004), Hjarvard (2012) e material bibliográfico especializado em aplicativos de relacionamento, como Figueiredo (2016), Miskolci (2017), entre outros. Por fim, o trabalho traz ainda uma proposta de conceituação para os aplicativos de relacionamento e para o match, propondo um diálogo entre as relações estabelecidas nos aplicativos e a forma como o cotidiano e a cultura de consumo perpassam essas novas formas de encontros.
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A dinâmica do match, interação disponível em tais programas e que corresponde à combinação entre dois pretendentes, traduz essa nova forma de encarar os encontros amorosos baseada na cultura de consumo e consolida a influência da midiatização no processo de reconhecimento e linguagem dos relacionamentos amorosos. A partir da observação e análise de 100 perfis nas plataformas Tinder e Happn e de 86 entrevistas semiestruturadas com usuários desses aplicativos de relacionamento, pudemos constatar que esta nova dinâmica para os encontros amorosos se baseia na busca constante por novas e infinitas possibilidades. Os usuários de tais programas utilizam suas ferramentas de forma híbrida entre a busca por relacionamento sério e a abertura para encontros casuais, fazendo com que as interações sociais presentes nos aplicativos conversem com dinâmicas da atual sociedade de consumo, entre elas o descarte, a velocidade, a objetificação e o fluxo constante de novidades e informações. Para este trabalho utilizamos como base bibliográfica autores como Giddens (2002), Bauman (2004), Illouz (2011), Tucherman (2019), Heller (2008), Berger e Luckmann (2004), Hjarvard (2012) e material bibliográfico especializado em aplicativos de relacionamento, como Figueiredo (2016), Miskolci (2017), entre outros. Por fim, o trabalho traz ainda uma proposta de conceituação para os aplicativos de relacionamento e para o match, propondo um diálogo entre as relações estabelecidas nos aplicativos e a forma como o cotidiano e a cultura de consumo perpassam essas novas formas de encontros.How do dating apps fit into the dynamics of romantic encounters? How does a new mediated form of relating emerge? This thesis hypothesizes the emergence of a new element in the formation of erotic and affective bonds and the development of a new socialization dynamic for romantic relationships through apps, which we classify as the "match." The dynamics of the match, an interaction available in such programs that corresponds to the pairing of two potential partners, reflects this new approach to romantic encounters based on consumer culture and consolidates the influence of mediatization in the recognition and language processes of romantic relationships. Through the observation and analysis of 100 profiles on the Tinder and Happn platforms and 86 semi-structured interviews with users of these dating apps, we found that this new dynamic for romantic encounters is based on a constant search for new and infinite possibilities. Users of these programs employ their tools in a hybrid manner, oscillating between the search for serious relationships and openness to casual encounters. This results in social interactions within the apps that align with the dynamics of contemporary consumer society, including aspects such as disposal, speed, objectification, and the constant flow of novelty and information.In this work, we draw on the literature of authors such as Giddens (2002), Bauman (2004), Illouz (2011), Tucherman (2019), Heller (2008), Berger and Luckmann (2004), Hjarvard (2012), as well as specialized literature on dating apps, including Figueiredo (2016), Miskolci (2017), among others. Finally, the paper also proposes a conceptual framework for dating apps and the match, fostering a dialogue between the relationships established on these platforms and how everyday life and consumer culture permeate these new forms of encounters.201 p.Ribeiro, Renata de Rezendehttp://lattes.cnpq.br/0869559062728292Vieira, Adriana Barsottihttp://lattes.cnpq.br/5886848823097817Brasiliense, Danielle Ramoshttp://lattes.cnpq.br/6652374537379540Primo, Alêhttp://lattes.cnpq.br/1458985996275598Martinuzzo, José Antoniohttp://lattes.cnpq.br/3644288994117549http://lattes.cnpq.br/9355682407876251Costantino, Fernanda Ângelo2024-07-16T16:10:56Z2024-07-16T16:10:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTANTINO, Fernanda Ângelo. “Do amor ao match”: como aplicativos de relacionamento inauguram um novo elemento na formação de laços eróticos afetivos. 2023. 201 f. Tese (Doutorando em Mídia e Cotidiano) – Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33331CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-16T16:10:59Zoai:app.uff.br:1/33331Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:49.430873Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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