Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada ao público leigo, veiculada em meio televisivo, frente à RDC 96/2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Fróes da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3112
Resumo: A indústria farmacêutica é uma das mais estáveis e rentáveis do mundo. A propaganda de medicamentos é uma forma de investimento através da divulgação, com ênfase na marca, visando promover a aquisição de seus produtos. O objetivo deste trabalho é analisar as irregularidades de propagandas de medicamentos isentos de prescrição, destinadas ao público leigo, veiculadas em mídia televisiva no município do Rio de Janeiro e Região Metropolitana. Duas das emissoras de maior audiência da televisão aberta do Rio de Janeiro foram monitoradas durante dezembro/2013 a junho/2014. As peças coletadas foram analisadas frente à Resolução da Diretoria Colegiada 96/08, e posteriormente transcritas. Foram encontradas 90 inserções publicitárias no período, sendo consideradas 33 peças únicas. Todas elas apresentavam alguma infração. A média foi de 3,6 infrações por peça. É notável a presença dos grupos terapêuticos dos analgésicos, anti-inflamatórios, antigripais e antiácidos. Este estudo concluiu que as infrações à normatização continuam preocupantemente altas, evidenciando a fragilidade da regulamentação e fiscalização da propaganda de medicamentos no Brasil e a necessidade de mudanças, priorizando a promoção do uso racional de medicamentos
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spelling Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada ao público leigo, veiculada em meio televisivo, frente à RDC 96/2008Vigilância sanitáriaPublicidade de medicamentosDrug publicityHealth surveillanceA indústria farmacêutica é uma das mais estáveis e rentáveis do mundo. A propaganda de medicamentos é uma forma de investimento através da divulgação, com ênfase na marca, visando promover a aquisição de seus produtos. O objetivo deste trabalho é analisar as irregularidades de propagandas de medicamentos isentos de prescrição, destinadas ao público leigo, veiculadas em mídia televisiva no município do Rio de Janeiro e Região Metropolitana. Duas das emissoras de maior audiência da televisão aberta do Rio de Janeiro foram monitoradas durante dezembro/2013 a junho/2014. As peças coletadas foram analisadas frente à Resolução da Diretoria Colegiada 96/08, e posteriormente transcritas. Foram encontradas 90 inserções publicitárias no período, sendo consideradas 33 peças únicas. Todas elas apresentavam alguma infração. A média foi de 3,6 infrações por peça. É notável a presença dos grupos terapêuticos dos analgésicos, anti-inflamatórios, antigripais e antiácidos. Este estudo concluiu que as infrações à normatização continuam preocupantemente altas, evidenciando a fragilidade da regulamentação e fiscalização da propaganda de medicamentos no Brasil e a necessidade de mudanças, priorizando a promoção do uso racional de medicamentosThe pharmaceutical industry is one of the most stable and profitable in the world. The drug advertising is a form of investment through the dissemination, with emphasis on brand, to promote the purchase of their products. The objective of this study is to analyze the irregularities of over-the-counter drugs advertisements to the lay public, broadcast in television media in the city of Rio de Janeiro and the metropolitan area. Two of the highestrated open television stations in Rio de Janeiro were monitored during December/2013 to June/2014. The collected pieces were analyzed against the ANVISA Board Resolution 96/08, and later transcribed. 90 advertising inserts were found in the period, considering 33 unique pieces. They all had some infraction. The average was 3.6 violations per piece. It is noteworthy the presence of the therapeutic groups of analgesics, anti-inflammatory, antacids and flu medicine. This study concluded that violations of the norms still worryingly high, demonstrating the fragility of the regulation and supervision of drug advertising in Brazil and the need for change, giving priority to promoting the rational use of medicines75 f.Castilho, Selma Rodrigues deCarvalho, Meriane PiresSilva, Juliana Fróes da Cruz2017-03-24T18:08:18Z2017-03-24T18:08:18Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3112Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T02:39:15Zoai:app.uff.br:1/3112Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:33.077995Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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