Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Ana Lúcia Sênos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9153
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.84930225787
Resumo: A sociedade brasileira apresenta muitas desigualdades e injustiças sociais. Um caminho para a transformação desta situação é o acesso de todos a uma educação de qualidade. Constata-se, no entanto, que a educação básica brasileira apresenta problemas de rendimento, de fluxo e de desigualdades regionais e sociais. Considerando que a gestão escolar é uma das principais vertentes para a evolução da qualidade da educação, este estudo objetiva desenvolver propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar para uma educação básica de qualidade. Por meio de um Estudo de Caso sob o paradigma epistemológico da Design Science, a pesquisa diagnostica uma situação real a fim de projetar uma intervenção na realidade para oportunizar melhorias. Conclui-se que as práticas alinhadas com a literatura descritas no Estudo de Caso somadas às intervenções projetadas compõem um conjunto de propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar. Considera-se que este conjunto de propostas seja exequível em escolas de educação básica e, ainda, que sua implantação poderá contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
id UFF-2_9e5b1ecdb8cc0461f9e61441d9cdac5e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9153
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidadeSchool routine management: set of proposals to improve basic quality educationEducação de qualidadeGestão escolarGerenciamento da rotinaQualidade de ensinoGestão escolarGestão de qualidadeQuality educationSchool managementRoutine managementA sociedade brasileira apresenta muitas desigualdades e injustiças sociais. Um caminho para a transformação desta situação é o acesso de todos a uma educação de qualidade. Constata-se, no entanto, que a educação básica brasileira apresenta problemas de rendimento, de fluxo e de desigualdades regionais e sociais. Considerando que a gestão escolar é uma das principais vertentes para a evolução da qualidade da educação, este estudo objetiva desenvolver propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar para uma educação básica de qualidade. Por meio de um Estudo de Caso sob o paradigma epistemológico da Design Science, a pesquisa diagnostica uma situação real a fim de projetar uma intervenção na realidade para oportunizar melhorias. Conclui-se que as práticas alinhadas com a literatura descritas no Estudo de Caso somadas às intervenções projetadas compõem um conjunto de propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar. Considera-se que este conjunto de propostas seja exequível em escolas de educação básica e, ainda, que sua implantação poderá contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.Brazilian society presents many inequalities and social injustices. A way to transform this situation is access for all to quality education. However, it can be observed that Brazilian basic education presents problems of performance, flow and regional and social inequalities. Considering that school management is one of the main aspects for the evolution of the quality of education, this study aims to develop proposals for improving the management of the school routine for a quality basic education. Through a Case Study under the epistemological paradigm of Design Science, the research diagnoses a real situation in order to design an intervention in the reality to opportune improvements. It is concluded that the practices aligned with the literature described in the Case Study, together with the designed interventions, constitute a set of proposals to improve the management of the school routine. It is considered that this set of proposals is feasible in schools of basic education, as well as that its implementation may contribute to the improvement of the quality of Brazilian basic education.162 f.NiteróiSilva, Guido VazMeiriño, Marcelo JasmimPereira, Fernando NevesMello, Ana Lúcia Sênos de2019-04-11T13:04:43Z2019-04-11T13:04:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9153Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.84930225787CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:57Zoai:app.uff.br:1/9153Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:40:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade
School routine management: set of proposals to improve basic quality education
title Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade
spellingShingle Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade
Mello, Ana Lúcia Sênos de
Educação de qualidade
Gestão escolar
Gerenciamento da rotina
Qualidade de ensino
Gestão escolar
Gestão de qualidade
Quality education
School management
Routine management
title_short Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade
title_full Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade
title_fullStr Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade
title_full_unstemmed Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade
title_sort Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade
author Mello, Ana Lúcia Sênos de
author_facet Mello, Ana Lúcia Sênos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Guido Vaz
Meiriño, Marcelo Jasmim
Pereira, Fernando Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Ana Lúcia Sênos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de qualidade
Gestão escolar
Gerenciamento da rotina
Qualidade de ensino
Gestão escolar
Gestão de qualidade
Quality education
School management
Routine management
topic Educação de qualidade
Gestão escolar
Gerenciamento da rotina
Qualidade de ensino
Gestão escolar
Gestão de qualidade
Quality education
School management
Routine management
description A sociedade brasileira apresenta muitas desigualdades e injustiças sociais. Um caminho para a transformação desta situação é o acesso de todos a uma educação de qualidade. Constata-se, no entanto, que a educação básica brasileira apresenta problemas de rendimento, de fluxo e de desigualdades regionais e sociais. Considerando que a gestão escolar é uma das principais vertentes para a evolução da qualidade da educação, este estudo objetiva desenvolver propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar para uma educação básica de qualidade. Por meio de um Estudo de Caso sob o paradigma epistemológico da Design Science, a pesquisa diagnostica uma situação real a fim de projetar uma intervenção na realidade para oportunizar melhorias. Conclui-se que as práticas alinhadas com a literatura descritas no Estudo de Caso somadas às intervenções projetadas compõem um conjunto de propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar. Considera-se que este conjunto de propostas seja exequível em escolas de educação básica e, ainda, que sua implantação poderá contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-11T13:04:43Z
2019-04-11T13:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9153
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.84930225787
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9153
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.84930225787
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838749925572608