Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9153 http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.84930225787 |
Resumo: | A sociedade brasileira apresenta muitas desigualdades e injustiças sociais. Um caminho para a transformação desta situação é o acesso de todos a uma educação de qualidade. Constata-se, no entanto, que a educação básica brasileira apresenta problemas de rendimento, de fluxo e de desigualdades regionais e sociais. Considerando que a gestão escolar é uma das principais vertentes para a evolução da qualidade da educação, este estudo objetiva desenvolver propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar para uma educação básica de qualidade. Por meio de um Estudo de Caso sob o paradigma epistemológico da Design Science, a pesquisa diagnostica uma situação real a fim de projetar uma intervenção na realidade para oportunizar melhorias. Conclui-se que as práticas alinhadas com a literatura descritas no Estudo de Caso somadas às intervenções projetadas compõem um conjunto de propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar. Considera-se que este conjunto de propostas seja exequível em escolas de educação básica e, ainda, que sua implantação poderá contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. |
id |
UFF-2_9e5b1ecdb8cc0461f9e61441d9cdac5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9153 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidadeSchool routine management: set of proposals to improve basic quality educationEducação de qualidadeGestão escolarGerenciamento da rotinaQualidade de ensinoGestão escolarGestão de qualidadeQuality educationSchool managementRoutine managementA sociedade brasileira apresenta muitas desigualdades e injustiças sociais. Um caminho para a transformação desta situação é o acesso de todos a uma educação de qualidade. Constata-se, no entanto, que a educação básica brasileira apresenta problemas de rendimento, de fluxo e de desigualdades regionais e sociais. Considerando que a gestão escolar é uma das principais vertentes para a evolução da qualidade da educação, este estudo objetiva desenvolver propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar para uma educação básica de qualidade. Por meio de um Estudo de Caso sob o paradigma epistemológico da Design Science, a pesquisa diagnostica uma situação real a fim de projetar uma intervenção na realidade para oportunizar melhorias. Conclui-se que as práticas alinhadas com a literatura descritas no Estudo de Caso somadas às intervenções projetadas compõem um conjunto de propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar. Considera-se que este conjunto de propostas seja exequível em escolas de educação básica e, ainda, que sua implantação poderá contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.Brazilian society presents many inequalities and social injustices. A way to transform this situation is access for all to quality education. However, it can be observed that Brazilian basic education presents problems of performance, flow and regional and social inequalities. Considering that school management is one of the main aspects for the evolution of the quality of education, this study aims to develop proposals for improving the management of the school routine for a quality basic education. Through a Case Study under the epistemological paradigm of Design Science, the research diagnoses a real situation in order to design an intervention in the reality to opportune improvements. It is concluded that the practices aligned with the literature described in the Case Study, together with the designed interventions, constitute a set of proposals to improve the management of the school routine. It is considered that this set of proposals is feasible in schools of basic education, as well as that its implementation may contribute to the improvement of the quality of Brazilian basic education.162 f.NiteróiSilva, Guido VazMeiriño, Marcelo JasmimPereira, Fernando NevesMello, Ana Lúcia Sênos de2019-04-11T13:04:43Z2019-04-11T13:04:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9153Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.84930225787CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:57Zoai:app.uff.br:1/9153Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:40:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade School routine management: set of proposals to improve basic quality education |
title |
Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade |
spellingShingle |
Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade Mello, Ana Lúcia Sênos de Educação de qualidade Gestão escolar Gerenciamento da rotina Qualidade de ensino Gestão escolar Gestão de qualidade Quality education School management Routine management |
title_short |
Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade |
title_full |
Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade |
title_fullStr |
Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade |
title_full_unstemmed |
Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade |
title_sort |
Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade |
author |
Mello, Ana Lúcia Sênos de |
author_facet |
Mello, Ana Lúcia Sênos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Guido Vaz Meiriño, Marcelo Jasmim Pereira, Fernando Neves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Ana Lúcia Sênos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de qualidade Gestão escolar Gerenciamento da rotina Qualidade de ensino Gestão escolar Gestão de qualidade Quality education School management Routine management |
topic |
Educação de qualidade Gestão escolar Gerenciamento da rotina Qualidade de ensino Gestão escolar Gestão de qualidade Quality education School management Routine management |
description |
A sociedade brasileira apresenta muitas desigualdades e injustiças sociais. Um caminho para a transformação desta situação é o acesso de todos a uma educação de qualidade. Constata-se, no entanto, que a educação básica brasileira apresenta problemas de rendimento, de fluxo e de desigualdades regionais e sociais. Considerando que a gestão escolar é uma das principais vertentes para a evolução da qualidade da educação, este estudo objetiva desenvolver propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar para uma educação básica de qualidade. Por meio de um Estudo de Caso sob o paradigma epistemológico da Design Science, a pesquisa diagnostica uma situação real a fim de projetar uma intervenção na realidade para oportunizar melhorias. Conclui-se que as práticas alinhadas com a literatura descritas no Estudo de Caso somadas às intervenções projetadas compõem um conjunto de propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar. Considera-se que este conjunto de propostas seja exequível em escolas de educação básica e, ainda, que sua implantação poderá contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-04-11T13:04:43Z 2019-04-11T13:04:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9153 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.84930225787 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9153 http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.84930225787 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838749925572608 |