Aprendizagem ativa no ensino de mecânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6199 |
Resumo: | O presente trabalho visa avaliar os benefícios de um contexto de sala de aula voltado para o aprendizado coletivo envolvendo os alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Para avaliar a eficácia do método, foi utilizada uma versão reduzida do Inventário do Conceito de Força (FCI) como pré-teste e pós-teste. Exponho aqui as dificuldades enfrentadas e os ganhos pedagógicos evidenciados no decorrer desse trabalho. Por fim, pretendo com este trabalho validar a importância do engajamento ativo dos alunos na sala de aula |
id |
UFF-2_9e7f9067cd8ff12b03d67e5714b69020 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6199 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Aprendizagem ativa no ensino de mecânicaEngajamento ativoDiálogo socráticoTrabalho em grupoDiagnósticoEngajamento ativoTrabalho em grupoDiagnósticoDiálogo socráticoActive learningSocratic dialogGroup workDiagnosticO presente trabalho visa avaliar os benefícios de um contexto de sala de aula voltado para o aprendizado coletivo envolvendo os alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Para avaliar a eficácia do método, foi utilizada uma versão reduzida do Inventário do Conceito de Força (FCI) como pré-teste e pós-teste. Exponho aqui as dificuldades enfrentadas e os ganhos pedagógicos evidenciados no decorrer desse trabalho. Por fim, pretendo com este trabalho validar a importância do engajamento ativo dos alunos na sala de aulaThe present work aims to evaluate the benefits of a classroom context of collective learning involving students from a Brazilian high school Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET, Maria da Graça. In order to evaluate the efficacy of the method, the Force Concept inventory (FCI) has been used as pre and post tests. Here I expose the challenges faced and the pedagocical gains which came up during the project. At the end of the day, I intend to validate the importance of active learning of students in regular classroomsMartins, Jorge Simões de SáNunes, Wallace de CastroUzêda, Diego DiasSantos, Barbara Caiçara2018-04-11T18:52:49Z2018-04-11T18:52:49Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6199http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-04T14:14:36Zoai:app.uff.br:1/6199Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:46.216259Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa no ensino de mecânica |
title |
Aprendizagem ativa no ensino de mecânica |
spellingShingle |
Aprendizagem ativa no ensino de mecânica Santos, Barbara Caiçara Engajamento ativo Diálogo socrático Trabalho em grupo Diagnóstico Engajamento ativo Trabalho em grupo Diagnóstico Diálogo socrático Active learning Socratic dialog Group work Diagnostic |
title_short |
Aprendizagem ativa no ensino de mecânica |
title_full |
Aprendizagem ativa no ensino de mecânica |
title_fullStr |
Aprendizagem ativa no ensino de mecânica |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem ativa no ensino de mecânica |
title_sort |
Aprendizagem ativa no ensino de mecânica |
author |
Santos, Barbara Caiçara |
author_facet |
Santos, Barbara Caiçara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Jorge Simões de Sá Nunes, Wallace de Castro Uzêda, Diego Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Barbara Caiçara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engajamento ativo Diálogo socrático Trabalho em grupo Diagnóstico Engajamento ativo Trabalho em grupo Diagnóstico Diálogo socrático Active learning Socratic dialog Group work Diagnostic |
topic |
Engajamento ativo Diálogo socrático Trabalho em grupo Diagnóstico Engajamento ativo Trabalho em grupo Diagnóstico Diálogo socrático Active learning Socratic dialog Group work Diagnostic |
description |
O presente trabalho visa avaliar os benefícios de um contexto de sala de aula voltado para o aprendizado coletivo envolvendo os alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Para avaliar a eficácia do método, foi utilizada uma versão reduzida do Inventário do Conceito de Força (FCI) como pré-teste e pós-teste. Exponho aqui as dificuldades enfrentadas e os ganhos pedagógicos evidenciados no decorrer desse trabalho. Por fim, pretendo com este trabalho validar a importância do engajamento ativo dos alunos na sala de aula |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-04-11T18:52:49Z 2018-04-11T18:52:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6199 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823654173933568 |