Aprendizagem ativa no ensino de mecânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Barbara Caiçara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6199
Resumo: O presente trabalho visa avaliar os benefícios de um contexto de sala de aula voltado para o aprendizado coletivo envolvendo os alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Para avaliar a eficácia do método, foi utilizada uma versão reduzida do Inventário do Conceito de Força (FCI) como pré-teste e pós-teste. Exponho aqui as dificuldades enfrentadas e os ganhos pedagógicos evidenciados no decorrer desse trabalho. Por fim, pretendo com este trabalho validar a importância do engajamento ativo dos alunos na sala de aula
id UFF-2_9e7f9067cd8ff12b03d67e5714b69020
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6199
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprendizagem ativa no ensino de mecânicaEngajamento ativoDiálogo socráticoTrabalho em grupoDiagnósticoEngajamento ativoTrabalho em grupoDiagnósticoDiálogo socráticoActive learningSocratic dialogGroup workDiagnosticO presente trabalho visa avaliar os benefícios de um contexto de sala de aula voltado para o aprendizado coletivo envolvendo os alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Para avaliar a eficácia do método, foi utilizada uma versão reduzida do Inventário do Conceito de Força (FCI) como pré-teste e pós-teste. Exponho aqui as dificuldades enfrentadas e os ganhos pedagógicos evidenciados no decorrer desse trabalho. Por fim, pretendo com este trabalho validar a importância do engajamento ativo dos alunos na sala de aulaThe present work aims to evaluate the benefits of a classroom context of collective learning involving students from a Brazilian high school Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET, Maria da Graça. In order to evaluate the efficacy of the method, the Force Concept inventory (FCI) has been used as pre and post tests. Here I expose the challenges faced and the pedagocical gains which came up during the project. At the end of the day, I intend to validate the importance of active learning of students in regular classroomsMartins, Jorge Simões de SáNunes, Wallace de CastroUzêda, Diego DiasSantos, Barbara Caiçara2018-04-11T18:52:49Z2018-04-11T18:52:49Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6199http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-04T14:14:36Zoai:app.uff.br:1/6199Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:46.216259Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem ativa no ensino de mecânica
title Aprendizagem ativa no ensino de mecânica
spellingShingle Aprendizagem ativa no ensino de mecânica
Santos, Barbara Caiçara
Engajamento ativo
Diálogo socrático
Trabalho em grupo
Diagnóstico
Engajamento ativo
Trabalho em grupo
Diagnóstico
Diálogo socrático
Active learning
Socratic dialog
Group work
Diagnostic
title_short Aprendizagem ativa no ensino de mecânica
title_full Aprendizagem ativa no ensino de mecânica
title_fullStr Aprendizagem ativa no ensino de mecânica
title_full_unstemmed Aprendizagem ativa no ensino de mecânica
title_sort Aprendizagem ativa no ensino de mecânica
author Santos, Barbara Caiçara
author_facet Santos, Barbara Caiçara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Jorge Simões de Sá
Nunes, Wallace de Castro
Uzêda, Diego Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Barbara Caiçara
dc.subject.por.fl_str_mv Engajamento ativo
Diálogo socrático
Trabalho em grupo
Diagnóstico
Engajamento ativo
Trabalho em grupo
Diagnóstico
Diálogo socrático
Active learning
Socratic dialog
Group work
Diagnostic
topic Engajamento ativo
Diálogo socrático
Trabalho em grupo
Diagnóstico
Engajamento ativo
Trabalho em grupo
Diagnóstico
Diálogo socrático
Active learning
Socratic dialog
Group work
Diagnostic
description O presente trabalho visa avaliar os benefícios de um contexto de sala de aula voltado para o aprendizado coletivo envolvendo os alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Para avaliar a eficácia do método, foi utilizada uma versão reduzida do Inventário do Conceito de Força (FCI) como pré-teste e pós-teste. Exponho aqui as dificuldades enfrentadas e os ganhos pedagógicos evidenciados no decorrer desse trabalho. Por fim, pretendo com este trabalho validar a importância do engajamento ativo dos alunos na sala de aula
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-11T18:52:49Z
2018-04-11T18:52:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6199
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823654173933568