As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marcos Henrique Coutinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21842
Resumo: O aluno da graduação de Ciências Sociais – Licenciatura da Universidade Federal Fluminense [UFF] é o objeto desse trabalho, que busca analisar a mudança de perfil desses alunos em decorrência da implantação das políticas de promoção de ações afirmativas [cotas], como mecanismo de acesso/ingresso, e do Plano Nacional de Assistência Estudantil [PNAES], como forma de evitar evasão/retenção. Baseia-se em pesquisa documental, com levantamento em banco de dados digitais da UFF, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], e do Relatório da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES, e revisão da literatura sobre o assunto. Realizaram-se entrevistas com alunos cotistas e não cotistas para saber qual o impacto desses programas na vida acadêmica deles, e qual a avaliação que eles fazem da lei de cotas e da política de assistência estudantil implementada pela UFF. O presente estudo fez levantamento das políticas públicas de educação dos governos do Partido dos Trabalhadores [PT] que estruturam a viabilidade da implantação desses programas através de um conjunto de decretos, leis, portarias normativas, etc., voltado para a educação superior. Procurou analisar o impacto dessas políticas públicas de educação na mudança do perfil dos alunos da UFF, em particular, do curso de Ciências Sociais com habilitação em Licenciatura
id UFF-2_9f4f31f6c1d6947b3831215c0200f50e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21842
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFFPerfil do alunoPolíticas públicasAssistência estudantilAções afirmativasUniversidade Federal FluminensePolítica públicaPrograma de ação afirmativaEnsino superiorUniversidade Federal FluminenseStudent profilePublic policyStudent assistanceAffirmative actionsFederal Fluminense UniversityO aluno da graduação de Ciências Sociais – Licenciatura da Universidade Federal Fluminense [UFF] é o objeto desse trabalho, que busca analisar a mudança de perfil desses alunos em decorrência da implantação das políticas de promoção de ações afirmativas [cotas], como mecanismo de acesso/ingresso, e do Plano Nacional de Assistência Estudantil [PNAES], como forma de evitar evasão/retenção. Baseia-se em pesquisa documental, com levantamento em banco de dados digitais da UFF, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], e do Relatório da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES, e revisão da literatura sobre o assunto. Realizaram-se entrevistas com alunos cotistas e não cotistas para saber qual o impacto desses programas na vida acadêmica deles, e qual a avaliação que eles fazem da lei de cotas e da política de assistência estudantil implementada pela UFF. O presente estudo fez levantamento das políticas públicas de educação dos governos do Partido dos Trabalhadores [PT] que estruturam a viabilidade da implantação desses programas através de um conjunto de decretos, leis, portarias normativas, etc., voltado para a educação superior. Procurou analisar o impacto dessas políticas públicas de educação na mudança do perfil dos alunos da UFF, em particular, do curso de Ciências Sociais com habilitação em LicenciaturaThe student of the Graduation of Social Sciences - degree from the Federal University of Fluminense [UFF] is the object of this work, which seeks to analyze the profile change of these students as a result of the implementation of affirmative action policies, as access mechanism / admission, and the National Student Assistance Plan [PNAES], as a way to avoid evasion / retention. It is based on documentary research, with a digital database survey of UFF, the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira [INEP], and the Report of the V National Survey of Socioeconomic and Cultural Profile of the graduates of the universities, and literature review on the subject. We conducted interviews with quota and non-quota students to find out the impact of these programs on their academic lives, and their assessment of the quota law and the student assistance policy implemented by UFF. The present study surveyed the public education policies of the Workers' Party (PT) governments that structure the viability of implementing these higher education programs through a set of decrees, laws, normative ordinances, etc. It sought to analyze the impact of these public education policies on changing the profile of students of the UFF, in particular, the Social Sciences course with a Bachelor's degreeSilva, Roberta Rodrigues Marques daTeixeira, Rosana da CâmaraLeopoldi, Maria Antonieta ParahybaMoreira, Marcos Henrique Coutinho2021-05-04T12:24:53Z2021-05-04T12:24:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOREIRA, Marcos Henrique Coutinho. As políticas de promoções de ações afirmativas [cotas] e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21842Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T15:07:28Zoai:app.uff.br:1/21842Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T15:07:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF
title As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF
spellingShingle As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF
Moreira, Marcos Henrique Coutinho
Perfil do aluno
Políticas públicas
Assistência estudantil
Ações afirmativas
Universidade Federal Fluminense
Política pública
Programa de ação afirmativa
Ensino superior
Universidade Federal Fluminense
Student profile
Public policy
Student assistance
Affirmative actions
Federal Fluminense University
title_short As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF
title_full As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF
title_fullStr As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF
title_full_unstemmed As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF
title_sort As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF
author Moreira, Marcos Henrique Coutinho
author_facet Moreira, Marcos Henrique Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberta Rodrigues Marques da
Teixeira, Rosana da Câmara
Leopoldi, Maria Antonieta Parahyba
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marcos Henrique Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil do aluno
Políticas públicas
Assistência estudantil
Ações afirmativas
Universidade Federal Fluminense
Política pública
Programa de ação afirmativa
Ensino superior
Universidade Federal Fluminense
Student profile
Public policy
Student assistance
Affirmative actions
Federal Fluminense University
topic Perfil do aluno
Políticas públicas
Assistência estudantil
Ações afirmativas
Universidade Federal Fluminense
Política pública
Programa de ação afirmativa
Ensino superior
Universidade Federal Fluminense
Student profile
Public policy
Student assistance
Affirmative actions
Federal Fluminense University
description O aluno da graduação de Ciências Sociais – Licenciatura da Universidade Federal Fluminense [UFF] é o objeto desse trabalho, que busca analisar a mudança de perfil desses alunos em decorrência da implantação das políticas de promoção de ações afirmativas [cotas], como mecanismo de acesso/ingresso, e do Plano Nacional de Assistência Estudantil [PNAES], como forma de evitar evasão/retenção. Baseia-se em pesquisa documental, com levantamento em banco de dados digitais da UFF, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], e do Relatório da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES, e revisão da literatura sobre o assunto. Realizaram-se entrevistas com alunos cotistas e não cotistas para saber qual o impacto desses programas na vida acadêmica deles, e qual a avaliação que eles fazem da lei de cotas e da política de assistência estudantil implementada pela UFF. O presente estudo fez levantamento das políticas públicas de educação dos governos do Partido dos Trabalhadores [PT] que estruturam a viabilidade da implantação desses programas através de um conjunto de decretos, leis, portarias normativas, etc., voltado para a educação superior. Procurou analisar o impacto dessas políticas públicas de educação na mudança do perfil dos alunos da UFF, em particular, do curso de Ciências Sociais com habilitação em Licenciatura
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T12:24:53Z
2021-05-04T12:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Marcos Henrique Coutinho. As políticas de promoções de ações afirmativas [cotas] e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21842
Aluno de Graduação
identifier_str_mv MOREIRA, Marcos Henrique Coutinho. As políticas de promoções de ações afirmativas [cotas] e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044744968208384