As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21842 |
Resumo: | O aluno da graduação de Ciências Sociais – Licenciatura da Universidade Federal Fluminense [UFF] é o objeto desse trabalho, que busca analisar a mudança de perfil desses alunos em decorrência da implantação das políticas de promoção de ações afirmativas [cotas], como mecanismo de acesso/ingresso, e do Plano Nacional de Assistência Estudantil [PNAES], como forma de evitar evasão/retenção. Baseia-se em pesquisa documental, com levantamento em banco de dados digitais da UFF, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], e do Relatório da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES, e revisão da literatura sobre o assunto. Realizaram-se entrevistas com alunos cotistas e não cotistas para saber qual o impacto desses programas na vida acadêmica deles, e qual a avaliação que eles fazem da lei de cotas e da política de assistência estudantil implementada pela UFF. O presente estudo fez levantamento das políticas públicas de educação dos governos do Partido dos Trabalhadores [PT] que estruturam a viabilidade da implantação desses programas através de um conjunto de decretos, leis, portarias normativas, etc., voltado para a educação superior. Procurou analisar o impacto dessas políticas públicas de educação na mudança do perfil dos alunos da UFF, em particular, do curso de Ciências Sociais com habilitação em Licenciatura |
id |
UFF-2_9f4f31f6c1d6947b3831215c0200f50e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21842 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFFPerfil do alunoPolíticas públicasAssistência estudantilAções afirmativasUniversidade Federal FluminensePolítica públicaPrograma de ação afirmativaEnsino superiorUniversidade Federal FluminenseStudent profilePublic policyStudent assistanceAffirmative actionsFederal Fluminense UniversityO aluno da graduação de Ciências Sociais – Licenciatura da Universidade Federal Fluminense [UFF] é o objeto desse trabalho, que busca analisar a mudança de perfil desses alunos em decorrência da implantação das políticas de promoção de ações afirmativas [cotas], como mecanismo de acesso/ingresso, e do Plano Nacional de Assistência Estudantil [PNAES], como forma de evitar evasão/retenção. Baseia-se em pesquisa documental, com levantamento em banco de dados digitais da UFF, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], e do Relatório da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES, e revisão da literatura sobre o assunto. Realizaram-se entrevistas com alunos cotistas e não cotistas para saber qual o impacto desses programas na vida acadêmica deles, e qual a avaliação que eles fazem da lei de cotas e da política de assistência estudantil implementada pela UFF. O presente estudo fez levantamento das políticas públicas de educação dos governos do Partido dos Trabalhadores [PT] que estruturam a viabilidade da implantação desses programas através de um conjunto de decretos, leis, portarias normativas, etc., voltado para a educação superior. Procurou analisar o impacto dessas políticas públicas de educação na mudança do perfil dos alunos da UFF, em particular, do curso de Ciências Sociais com habilitação em LicenciaturaThe student of the Graduation of Social Sciences - degree from the Federal University of Fluminense [UFF] is the object of this work, which seeks to analyze the profile change of these students as a result of the implementation of affirmative action policies, as access mechanism / admission, and the National Student Assistance Plan [PNAES], as a way to avoid evasion / retention. It is based on documentary research, with a digital database survey of UFF, the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira [INEP], and the Report of the V National Survey of Socioeconomic and Cultural Profile of the graduates of the universities, and literature review on the subject. We conducted interviews with quota and non-quota students to find out the impact of these programs on their academic lives, and their assessment of the quota law and the student assistance policy implemented by UFF. The present study surveyed the public education policies of the Workers' Party (PT) governments that structure the viability of implementing these higher education programs through a set of decrees, laws, normative ordinances, etc. It sought to analyze the impact of these public education policies on changing the profile of students of the UFF, in particular, the Social Sciences course with a Bachelor's degreeSilva, Roberta Rodrigues Marques daTeixeira, Rosana da CâmaraLeopoldi, Maria Antonieta ParahybaMoreira, Marcos Henrique Coutinho2021-05-04T12:24:53Z2021-05-04T12:24:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOREIRA, Marcos Henrique Coutinho. As políticas de promoções de ações afirmativas [cotas] e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21842Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T15:07:28Zoai:app.uff.br:1/21842Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T15:07:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF |
title |
As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF |
spellingShingle |
As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF Moreira, Marcos Henrique Coutinho Perfil do aluno Políticas públicas Assistência estudantil Ações afirmativas Universidade Federal Fluminense Política pública Programa de ação afirmativa Ensino superior Universidade Federal Fluminense Student profile Public policy Student assistance Affirmative actions Federal Fluminense University |
title_short |
As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF |
title_full |
As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF |
title_fullStr |
As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF |
title_full_unstemmed |
As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF |
title_sort |
As políticas de promoções de ações afirmativas (cotas) e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF |
author |
Moreira, Marcos Henrique Coutinho |
author_facet |
Moreira, Marcos Henrique Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Roberta Rodrigues Marques da Teixeira, Rosana da Câmara Leopoldi, Maria Antonieta Parahyba |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Marcos Henrique Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil do aluno Políticas públicas Assistência estudantil Ações afirmativas Universidade Federal Fluminense Política pública Programa de ação afirmativa Ensino superior Universidade Federal Fluminense Student profile Public policy Student assistance Affirmative actions Federal Fluminense University |
topic |
Perfil do aluno Políticas públicas Assistência estudantil Ações afirmativas Universidade Federal Fluminense Política pública Programa de ação afirmativa Ensino superior Universidade Federal Fluminense Student profile Public policy Student assistance Affirmative actions Federal Fluminense University |
description |
O aluno da graduação de Ciências Sociais – Licenciatura da Universidade Federal Fluminense [UFF] é o objeto desse trabalho, que busca analisar a mudança de perfil desses alunos em decorrência da implantação das políticas de promoção de ações afirmativas [cotas], como mecanismo de acesso/ingresso, e do Plano Nacional de Assistência Estudantil [PNAES], como forma de evitar evasão/retenção. Baseia-se em pesquisa documental, com levantamento em banco de dados digitais da UFF, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], e do Relatório da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES, e revisão da literatura sobre o assunto. Realizaram-se entrevistas com alunos cotistas e não cotistas para saber qual o impacto desses programas na vida acadêmica deles, e qual a avaliação que eles fazem da lei de cotas e da política de assistência estudantil implementada pela UFF. O presente estudo fez levantamento das políticas públicas de educação dos governos do Partido dos Trabalhadores [PT] que estruturam a viabilidade da implantação desses programas através de um conjunto de decretos, leis, portarias normativas, etc., voltado para a educação superior. Procurou analisar o impacto dessas políticas públicas de educação na mudança do perfil dos alunos da UFF, em particular, do curso de Ciências Sociais com habilitação em Licenciatura |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-04T12:24:53Z 2021-05-04T12:24:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOREIRA, Marcos Henrique Coutinho. As políticas de promoções de ações afirmativas [cotas] e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21842 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Marcos Henrique Coutinho. As políticas de promoções de ações afirmativas [cotas] e assistência estudantil: mudanças no perfil socioeconômico e racial dos alunos da graduação após implantação na UFF. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044744968208384 |