Consumo da moda agênero no e-commerce: um estudo sob a perspectiva das marcas de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32784 |
Resumo: | Tendo em consideração o consumo da moda agênero na sociedade contemporânea como uma forma de expressão, compartilhamento de valores e comunicação de significados socioculturais, simultaneamente à evolução do e-commerce sobretudo no mercado vestuário, o presente estudo tem por objetivo compreender as recentes mudanças de perspectivas das marcas de moda em relação ao discurso agênero no comércio eletrônico. Para tanto, é necessário explorar a sociedade de consumo e relação consumidor-objeto, aprofundar a relação entre moda, gênero e sociedade, apresentar o conceito da moda agênero e seus aspectos culturais e contextualizar o mercado eletrônico de moda. Em termos metodológicos, realiza-se uma pesquisa baseada em entrevistas com especialistas de e-commerce para compreender a concepção das marcas sobre o agênero no mercado atual e futuro. A partir dos resultados, observa-se que os entrevistados visionam o aumento da busca pelo consumo da moda agênero e a importância da adaptação do e-commerce para o discurso agênero. Portanto, apontam ainda as atuais barreiras e resistências de seus consumidores em relação ao tema, a necessidade de um estudo aprofundado para domínio desta abordagem nas comunicações institucionais e comerciais, e medidas de diversidade e inclusão que devem ser realizadas paralelamente à esta virada de chave. |
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Consumo da moda agênero no e-commerce: um estudo sob a perspectiva das marcas de modaModa agêneroE-commerceSociedade de consumoMarcas de modaDesenho de modaComércio eletrônicoComportamento do consumidorSatisfação do consumidorGenderless fashionConsumer societyFashion brandsTendo em consideração o consumo da moda agênero na sociedade contemporânea como uma forma de expressão, compartilhamento de valores e comunicação de significados socioculturais, simultaneamente à evolução do e-commerce sobretudo no mercado vestuário, o presente estudo tem por objetivo compreender as recentes mudanças de perspectivas das marcas de moda em relação ao discurso agênero no comércio eletrônico. Para tanto, é necessário explorar a sociedade de consumo e relação consumidor-objeto, aprofundar a relação entre moda, gênero e sociedade, apresentar o conceito da moda agênero e seus aspectos culturais e contextualizar o mercado eletrônico de moda. Em termos metodológicos, realiza-se uma pesquisa baseada em entrevistas com especialistas de e-commerce para compreender a concepção das marcas sobre o agênero no mercado atual e futuro. A partir dos resultados, observa-se que os entrevistados visionam o aumento da busca pelo consumo da moda agênero e a importância da adaptação do e-commerce para o discurso agênero. Portanto, apontam ainda as atuais barreiras e resistências de seus consumidores em relação ao tema, a necessidade de um estudo aprofundado para domínio desta abordagem nas comunicações institucionais e comerciais, e medidas de diversidade e inclusão que devem ser realizadas paralelamente à esta virada de chave.The present study aims to analyze the recent changes in fashion brand’s perspectives related to the genderless approach on electronic commerce, considering the consumption level of genderless fashion in contemporary society as a way of self-expression, share of principles and communication of sociocultural values, in parallel with the e-commerce evolution, especially in the clothing market. In order to analyze it, it is necessary to explore the consumer society and consumer-object relationship, deepen the relationship between fashion, gender and society, present the concept of genderless fashion and its cultural aspects and contextualize the electronic fashion segment market. In methodological terms, a research is carried out based on in-depth interviews with e-commerce specialists to understand the brands' conception of genre in the current and future market. Results show that the interviewees envision an increase in the consumption of genderless fashion and state the importance of adapting e-commerce to a genderless speech. However, they also point out the current barriers and resistance of their consumers, the need for an in-depth study to master this approach in institutional and commercial communications, and the need of initiatives on diversity and inclusion that must be carried out in parallel.47 f.Tayt-son, Débora Bogéa da CostaRocha, Ana Raquel CoelhoRamos Junior, Américo da CostaFernandes, Fernanda Azevedo2024-04-09T12:24:12Z2024-04-09T12:24:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERNANDES, Fernanda Azevedo. Consumo da moda agênero no e-commerce: um estudo sob a perspectiva das marcas de moda. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32784CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-04-09T12:24:17Zoai:app.uff.br:1/32784Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:50.058375Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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