Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25763
Resumo: Os resultados dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2018 e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, mostram uma melhora pouco significativa na qualidade de ensino de ciências no Brasil, ainda ocupando baixa colocação em relação aos outros países, alertando para a necessidade de mudanças na forma como se ensina ciências no país. Química é uma disciplina abstrata e complexa, sendo considerada difícil entre os alunos do ensino médio, e um dos grandes motivos desta incompreensão por parte dos alunos está relacionado as dificuldades na assimilação e observação dos seus fenômenos com a vida cotidiana. Estas dificuldades tornaram-se um obstáculo ao longo do tempo, evidenciando a necessidade da busca de práticas pedagógicas que rompam estas barreiras. Este trabalho propõe desenvolver uma sequência didática a partir dos três momentos pedagógicos formulados por Delizoicov, utilizando experimentação e recursos didáticos sob a luz dos preceitos da teoria do conhecimento químico de Johnstone e da aprendizagem significativa de Ausubel. Com o objetivo de aprimorar as atividades de ensino e aprendizagem em cinética química junto aos estudantes do segundo ano do ensino médio, através do auxílio dos recursos didáticos (experimentos, imagens, simulador e vídeos) proporcionar maior estímulo na construção da aprendizagem, conectando a química com a realidade e as experiências dos alunos
id UFF-2_a02188f1217cd7fe1676131d15d1dda2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25763
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médioCinética químicaSequência didáticaAprendizagem significativaEnsino de químicaEnsino da ciênciaEnsino médioPrática pedagógicaRecurso didáticoChemical kinectsDidatic sequenceMeaningful learningOs resultados dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2018 e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, mostram uma melhora pouco significativa na qualidade de ensino de ciências no Brasil, ainda ocupando baixa colocação em relação aos outros países, alertando para a necessidade de mudanças na forma como se ensina ciências no país. Química é uma disciplina abstrata e complexa, sendo considerada difícil entre os alunos do ensino médio, e um dos grandes motivos desta incompreensão por parte dos alunos está relacionado as dificuldades na assimilação e observação dos seus fenômenos com a vida cotidiana. Estas dificuldades tornaram-se um obstáculo ao longo do tempo, evidenciando a necessidade da busca de práticas pedagógicas que rompam estas barreiras. Este trabalho propõe desenvolver uma sequência didática a partir dos três momentos pedagógicos formulados por Delizoicov, utilizando experimentação e recursos didáticos sob a luz dos preceitos da teoria do conhecimento químico de Johnstone e da aprendizagem significativa de Ausubel. Com o objetivo de aprimorar as atividades de ensino e aprendizagem em cinética química junto aos estudantes do segundo ano do ensino médio, através do auxílio dos recursos didáticos (experimentos, imagens, simulador e vídeos) proporcionar maior estímulo na construção da aprendizagem, conectando a química com a realidade e as experiências dos alunosThe results of Brazilian students in the International Student Assessment Program (PISA) in 2018 and in the National High School Exam (ENEM) in 2020, show a negligible improvement in the quality of science education in Brazil, still occupying a low position in relation to to other countries, calling attention to the need for changes in the way science is taught in the country. Chemistry is an abstract and complex subject, being considered difficult among high school students, and one of the main reasons for this misunderstanding on the part of students is related to the difficulties in assimilating and observing its phenomena with everyday life. These difficulties have become an obstacle over time, highlighting the need to search for pedagogical practices that break these barriers. This work proposes to develop a didactic sequence from the three pedagogical moments formulated by Delizoicov, using experimentation and didactic resources in the light of the precepts of Johnstone's theory of chemical knowledge and Ausubel's meaningful learning. With the objective of improving teaching and learning activities in chemical kinetics with second year high school students, through the aid of didactic resources (experiments, images, simulator and videos) to provide greater stimulus in the construction of learning, connecting Chemistry with the reality and experiences of the students64 p.Vieira, Lígia Maria Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/0059570879207078Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Amado, Beatriz Crittellihttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437Rocha, Gabriel2022-07-20T13:34:03Z2022-07-20T13:34:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Gabriel. Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25763CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T17:55:48Zoai:app.uff.br:1/25763Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:29.143091Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
title Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
spellingShingle Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
Rocha, Gabriel
Cinética química
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Ensino da ciência
Ensino médio
Prática pedagógica
Recurso didático
Chemical kinects
Didatic sequence
Meaningful learning
title_short Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
title_full Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
title_fullStr Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
title_full_unstemmed Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
title_sort Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
author Rocha, Gabriel
author_facet Rocha, Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Lígia Maria Mendonça
http://lattes.cnpq.br/0059570879207078
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
Amado, Beatriz Crittelli
http://lattes.cnpq.br/7339478176562437
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Cinética química
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Ensino da ciência
Ensino médio
Prática pedagógica
Recurso didático
Chemical kinects
Didatic sequence
Meaningful learning
topic Cinética química
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Ensino da ciência
Ensino médio
Prática pedagógica
Recurso didático
Chemical kinects
Didatic sequence
Meaningful learning
description Os resultados dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2018 e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, mostram uma melhora pouco significativa na qualidade de ensino de ciências no Brasil, ainda ocupando baixa colocação em relação aos outros países, alertando para a necessidade de mudanças na forma como se ensina ciências no país. Química é uma disciplina abstrata e complexa, sendo considerada difícil entre os alunos do ensino médio, e um dos grandes motivos desta incompreensão por parte dos alunos está relacionado as dificuldades na assimilação e observação dos seus fenômenos com a vida cotidiana. Estas dificuldades tornaram-se um obstáculo ao longo do tempo, evidenciando a necessidade da busca de práticas pedagógicas que rompam estas barreiras. Este trabalho propõe desenvolver uma sequência didática a partir dos três momentos pedagógicos formulados por Delizoicov, utilizando experimentação e recursos didáticos sob a luz dos preceitos da teoria do conhecimento químico de Johnstone e da aprendizagem significativa de Ausubel. Com o objetivo de aprimorar as atividades de ensino e aprendizagem em cinética química junto aos estudantes do segundo ano do ensino médio, através do auxílio dos recursos didáticos (experimentos, imagens, simulador e vídeos) proporcionar maior estímulo na construção da aprendizagem, conectando a química com a realidade e as experiências dos alunos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20T13:34:03Z
2022-07-20T13:34:03Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Gabriel. Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25763
identifier_str_mv ROCHA, Gabriel. Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823638882549760