Estratégias didáticas para o ensino de cinética química visando a aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rayner Silva de Oliveira dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9042712652358277
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8398
Resumo: Essa pesquisa teve o objetivo de verificar e entender os eventos emergidos da relação, para o ensino e aprendizado de cinética química, entre estratégias didáticas e aprendizagem significativa, em uma turma de alunos do ensino médio. Buscou-se em diversas referências informações relacionadas com: aprendizagem significativa; ensino de cinética química; e as estratégias didáticas analogias, contextualização, experimentação investigativa e mapas conceituais. As estratégias didáticas foram inseridas numa sequência didática e foram executadas como intervenção, e assim se assume uma pesquisa-ação estratégica. As situações observadas e coletadas foram analisadas pelo espectro qualitativo tendo o caminho analítico subsidiado pela Análise de Conteúdo. Os dados foram coletados por: questionários, pelas atividades desenvolvidas em sala, pelo diário de campo e por recursos audiovisuais (câmera de vídeo). Foi possível observar a importância da distinção dos conhecimentos prévios dos alunos para o início das atividades. Entendeu-se que as atividades com experimentação investigativa promoveram aprendizagem significativa com aprendizagem por descoberta; mostraram-se pouco favoráveis ao aprendizado dos conceitos, mas apresentaram potencial em prover situações do aumento de aspectos atitudinais; foram bem vistas pelos estudantes, porém entende-se que essa aceitação, em sua maioria, refere-se ao gostar destes em ver os fenômenos químicos. As analogias, abordadas pelo método Teaching With Analogies (TWA), se mostraram, em sua maioria, favoráveis ao aprendizado dos assuntos abordados, e fomentaram os tipos de aprendizagem significativa, porém, alguns estudantes apresentaram dificuldades, pois observou-se em suas respostas às atividades, que entenderam os conceitos-análogos como da mesma natureza dos conceitos-alvo; ou ultrapassaram o contexto das comparações com o análogo. A estratégia didática contextualização foi bem aceita pelos alunos e se mostrou bastante favorável no aprendizado dos assuntos. Ficou destacada a função da contextualização como um potencial instrumento motivador, e em desenvolver e aprimorar positivos aspectos atitudinais; foram também observados, através das respostas dos alunos às atividades, os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. A maioria dos alunos apontou os mapas conceituais como bons influenciadores para o aprendizado dos assuntos, por outro lado, observou-se através do método de avaliação de mapas conceituais utilizado, que poucos alunos alcançaram média nas pontuações. Ainda assim, observou-se que importantes categorias dos últimos mapas conceituais construídos se sobressaíram em detrimento aos primeiros, ressaltando que existiu evolução conceitual e aprendizagem significativa. A partir das análises do desempenho dos estudantes às estratégias didáticas, entendeu-se que, nem sempre, para um estudante, uma específica estratégia didática foi favorável para o aprendizado significativo dos assuntos de cinética química, contudo foram diversificadas essas aprendizagens em relação às estratégias.
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As situações observadas e coletadas foram analisadas pelo espectro qualitativo tendo o caminho analítico subsidiado pela Análise de Conteúdo. Os dados foram coletados por: questionários, pelas atividades desenvolvidas em sala, pelo diário de campo e por recursos audiovisuais (câmera de vídeo). Foi possível observar a importância da distinção dos conhecimentos prévios dos alunos para o início das atividades. Entendeu-se que as atividades com experimentação investigativa promoveram aprendizagem significativa com aprendizagem por descoberta; mostraram-se pouco favoráveis ao aprendizado dos conceitos, mas apresentaram potencial em prover situações do aumento de aspectos atitudinais; foram bem vistas pelos estudantes, porém entende-se que essa aceitação, em sua maioria, refere-se ao gostar destes em ver os fenômenos químicos. As analogias, abordadas pelo método Teaching With Analogies (TWA), se mostraram, em sua maioria, favoráveis ao aprendizado dos assuntos abordados, e fomentaram os tipos de aprendizagem significativa, porém, alguns estudantes apresentaram dificuldades, pois observou-se em suas respostas às atividades, que entenderam os conceitos-análogos como da mesma natureza dos conceitos-alvo; ou ultrapassaram o contexto das comparações com o análogo. A estratégia didática contextualização foi bem aceita pelos alunos e se mostrou bastante favorável no aprendizado dos assuntos. Ficou destacada a função da contextualização como um potencial instrumento motivador, e em desenvolver e aprimorar positivos aspectos atitudinais; foram também observados, através das respostas dos alunos às atividades, os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. A maioria dos alunos apontou os mapas conceituais como bons influenciadores para o aprendizado dos assuntos, por outro lado, observou-se através do método de avaliação de mapas conceituais utilizado, que poucos alunos alcançaram média nas pontuações. Ainda assim, observou-se que importantes categorias dos últimos mapas conceituais construídos se sobressaíram em detrimento aos primeiros, ressaltando que existiu evolução conceitual e aprendizagem significativa. A partir das análises do desempenho dos estudantes às estratégias didáticas, entendeu-se que, nem sempre, para um estudante, uma específica estratégia didática foi favorável para o aprendizado significativo dos assuntos de cinética química, contudo foram diversificadas essas aprendizagens em relação às estratégias.This research aimed to verify and understand the events that emerged from the relationship, for the teaching and learning of chemical kinetics, between didactic strategies and meaningful learning, in a class of high school students. Information related to: significant learning was sought in several references; teaching of chemical kinetics; and didactic strategies, analogies, contextualization, investigative experimentation and concept maps. The didactic strategies were inserted in a didactic sequence and were executed as an intervention, and thus a strategic action research is assumed. The observed and collected situations were analyzed by the qualitative spectrum, with the analytical path subsidized by the Content Analysis. Data collection was carried out through: questionnaires, activities carried out in the classroom, the field diary and audiovisual resources (video camera). It was possible to observe the importance of distinguishing students' previous knowledge for the beginning of activities. It was understood that Activities with investigative experimentation promoted significant learning with learning by discovery; they were not very favorable to the learning of the concepts, but they had potential to provide situations of the increase of attitudinal aspects; they were well regarded by the students, but it is understood that this acceptance, in its majority, refers to their liking to see the chemical phenomena. The analogies, approached by the Teaching With Analogies (TWA) method, were, in their majority, favorable to the learning of the subjects approached, and they promoted the types of significant learning, however, some students presented difficulties, as it was observed in their responses to the activities, that they understood the analogous concepts as being of the same nature as the target concepts; or exceeded the context of comparisons with the analogue. The didactic contextualization strategy was well accepted by the students and proved to be quite favorable in learning the subjects. The role of contextualization was highlighted as a potential motivating instrument, and in developing and improving positive attitudinal aspects; through the students' responses to the activities, the processes of progressive differentiation and integrative reconciliation were also observed. Most students pointed out concept maps as good influencers for learning subjects, on the other hand, it was observed through the concept map evaluation method used, that few students achieved average scores. Even so, it was observed that important categories of the last constructed conceptual maps stood out to the detriment of the first, emphasizing that there was a conceptual evolution and significant learning. From the analysis of students' performance to didactic strategies, it was understood that, for a student, a specific didactic strategy was not always favorable to the significant learning of the subjects of chemical kinetics, however these learnings were diversified in relation to the strategies.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaSouza, Renato Henriques dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Araújo, Joeliza Nuneshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440Rios, Emerson da Costahttp://lattes.cnpq.br/8791195940411823Santos, Rayner Silva de Oliveira doshttp://lattes.cnpq.br/90427126523582772021-08-16T20:45:41Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rayner Silva de Oliveira dos. Estratégias didáticas para o ensino de cinética química visando a aprendizagem significativa. 2021. 197 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8398porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-08-17T05:03:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-08-17T05:03:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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