Planejamento apriorístico: uma estratégia para a organização das ideias nos textos dissertativo-argumentativos do ENEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13920 |
Resumo: | Esta pesquisa de caráter qualitativo-bibliográfico, vinculada à área de Estudos de Linguagem, tem como objetivo primacial verificar se o sujeito argumentante – o candidato ao ENEM – realiza um planejamento apriorístico para realizar a produção do seu texto. Para alcançar esse objetivo, utilizamo-nos de importantes componentes da Teoria Semiolinguística, postulada por Patrick Charaudeau, sobretudo do modo de organização argumentativo do discurso, para mostrar que, quando se pensa em produção textual, pensa-se fundamentalmente em situação real de uso, em que o contrato comunicacional entre banca e candidato é o grande norteador de todas as escolhas linguístico-pragmáticas para aprovação do candidato. Além disso, através da concretização desse objetivo primeiro, chegaremos a outro objetivo de suma importância: a disseminação da ideologia da democratização do dom, ou seja, sairemos daquela ideia geneticista de que só alguns detêm a capacidade escritora e migraremos para ideologia de que, se houver um ensino condizente com os postulados das teorias ligadas à ideia de que é o contexto que determina a escolhas linguísticas do texto, um grande quantitativo de alunos poderá ter acesso à escrita desejada pelas instituições escolares. O corpus escolhido para o desenvolvimento de nossa pesquisa foram 9 (nove) redações do ENEM do ano de 2015, cuja proposta temática compreende um assunto que vem se tornando cada vez mais um problema grave: a misoginia. Para a realização de nossa pesquisa, recorremos, dentre outros pesquisadores, a Bakhtin (2003, 2004, 2006), a Marcuschi (2005, 2008) e a Charaudeau (2005, 2014, 2016), para tentarmos classificar a prova de Redação do ENEM como um gênero discursivo; à Antunes (2005, 2009, 2016), à Serafini (1991), à Koch e Elias (2016), para caracterizarmos a atividade da escrita como interativa e processual; a Silva (2015, 2017), para denominarmos a origem terminológica de “planejamento apriorístico”, a fim de conjugá-la com apriorismo kantiano; à Feres (2018), para realizarmos uma breve análise temático-discursiva sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira; e a Coelho (2012, 2016, 2017), para compreendermos a escrita e o seu papel social, na formação da cidadania linguística |
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Planejamento apriorístico: uma estratégia para a organização das ideias nos textos dissertativo-argumentativos do ENEMSemiolinguísticaEnsino da escrita argumentativaPlanejamento apriorísticoENEMProdução IntelectualSemiolingüísticaProdução textualExame Nacional do Ensino MédioAprioristic planningTextual production teachingCommunication contractENEMEsta pesquisa de caráter qualitativo-bibliográfico, vinculada à área de Estudos de Linguagem, tem como objetivo primacial verificar se o sujeito argumentante – o candidato ao ENEM – realiza um planejamento apriorístico para realizar a produção do seu texto. Para alcançar esse objetivo, utilizamo-nos de importantes componentes da Teoria Semiolinguística, postulada por Patrick Charaudeau, sobretudo do modo de organização argumentativo do discurso, para mostrar que, quando se pensa em produção textual, pensa-se fundamentalmente em situação real de uso, em que o contrato comunicacional entre banca e candidato é o grande norteador de todas as escolhas linguístico-pragmáticas para aprovação do candidato. Além disso, através da concretização desse objetivo primeiro, chegaremos a outro objetivo de suma importância: a disseminação da ideologia da democratização do dom, ou seja, sairemos daquela ideia geneticista de que só alguns detêm a capacidade escritora e migraremos para ideologia de que, se houver um ensino condizente com os postulados das teorias ligadas à ideia de que é o contexto que determina a escolhas linguísticas do texto, um grande quantitativo de alunos poderá ter acesso à escrita desejada pelas instituições escolares. O corpus escolhido para o desenvolvimento de nossa pesquisa foram 9 (nove) redações do ENEM do ano de 2015, cuja proposta temática compreende um assunto que vem se tornando cada vez mais um problema grave: a misoginia. Para a realização de nossa pesquisa, recorremos, dentre outros pesquisadores, a Bakhtin (2003, 2004, 2006), a Marcuschi (2005, 2008) e a Charaudeau (2005, 2014, 2016), para tentarmos classificar a prova de Redação do ENEM como um gênero discursivo; à Antunes (2005, 2009, 2016), à Serafini (1991), à Koch e Elias (2016), para caracterizarmos a atividade da escrita como interativa e processual; a Silva (2015, 2017), para denominarmos a origem terminológica de “planejamento apriorístico”, a fim de conjugá-la com apriorismo kantiano; à Feres (2018), para realizarmos uma breve análise temático-discursiva sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira; e a Coelho (2012, 2016, 2017), para compreendermos a escrita e o seu papel social, na formação da cidadania linguísticaThis qualitative-bibliographic research, linked to the area of Language Studies, has as its primary objective to verify if the argumentative subject - the ENEM candidate - performs an aprioristic planning to produce his text. To achieve this goal, we use important components of the Semiolinguistic Theory, postulated by Patrick Charaudeau, especially the mode of argumentative organization of discourse, to show that when one thinks of textual production, one thinks fundamentally of actual use, where the communication contract between banker and candidate is the major guide of all language-pragmatic choices for candidate approval. Moreover, through the realization of this first objective, we will reach another very important objective: the dissemination of the ideology of gift democratization, that is, we will emerge from that geneticist idea that only a few have the ability to write and we will migrate to the ideology that if If there is a teaching consistent with the postulates of theories linked to the idea that it is the context that determines the linguistic choices of the text, a large number of students may have access to the writing desired by school institutions. The corpus chosen for the development of our research were 9 (nine) ENEM essays of the year 2015, whose thematic proposal comprises a subject that is increasingly becoming a serious problem: misogyny. To carry out our research, we used, among other researchers, Bakhtin (2003, 2004, 2006), Marcuschi (2005, 2008) and Charaudeau (2005, 2014, 2016), to try to classify the ENEM Writing test. as a discursive genre; Antunes (2005, 2009, 2016), Serafini (1991), Koch and Elias (2016), to characterize the activity of writing as interactive and procedural; Silva (2015, 2017), to call the terminological origin “aprioristic planning”, in order to combine it with Kantian apriorism; Feres (2018), for a brief thematic-discursive analysis on the persistence of violence against women in Brazilian society; and Coelho (2012, 2016, 2017), so that we understand writing and its social role in the formation of linguistic citizenship206 f.Feres, Beatriz dos SantosPinto, Maria Isaura RodriguesPitthan, Iran NascimentoSilva, Maurício daMonnerat, Rosane Santos MauroCoelho, Fábio André CardosoSilva, Janine Maria Rocha da2020-06-15T17:18:52Z2020-06-15T17:18:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13920CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-01T20:53:36Zoai:app.uff.br:1/13920Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-01T20:53:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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