Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granja, Aline Aparecida da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26806
Resumo: A Física de Partículas Elementares compõe uma das grandes áreas da pesquisa científica. Nesta perspectiva, compreendida a incorporação da área pela BNCC, buscou-se aspectos ligados à contemporaneidade que fossem capazes de conectá-la aos estudantes da Educação Básica. Tendo visto o grande potencial correlativo dos assuntos relacionados à antimatéria, desde o entretenimento à tecnologia, as antipartículas demonstram ser um tópico fascinante e interessante a fim de ser utilizado introdutoriamente à Física de Partículas. Assim, com o objetivo de avaliar a abordagem desse tópico no principal material didático utilizado nas escolas como guia das disciplinas, o Livro Didático, este trabalho promoveu o levantamento bibliográfico do desenvolvimento do assunto. O levantamento foi realizado em 12 livros recomendados pelo PNLD 2018, sendo observados três fatores principais: contextualização do tema; processos de produção e aniquilação de pares; e aplicações. Percebido uma abordagem superficial na maioria das obras e, por vezes, sem consenso entre elas, foi elaborado um material de apoio sobre Partículas e Antipartículas, em que, inicialmente, foi realizada uma contextualização histórica sobre a descoberta do pósitron, seguida da explicação da produção e aniquilação de pares e, por fim, foram apresentados estudos, aplicações (na medicina e na produção de energia) e a presença das antipartículas no cotidiano. Procurou-se, também, fazer analogias a obras de ficção científica, esclarecendo as possibilidades e impossibilidades dos acontecimentos.
id UFF-2_a176420a1f071ae0050eb6cf19a62c84
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26806
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagemAntimatériaLivros DidáticosCiênciaBNCCFísicaAntimatterTextbooksScienceBNCCA Física de Partículas Elementares compõe uma das grandes áreas da pesquisa científica. Nesta perspectiva, compreendida a incorporação da área pela BNCC, buscou-se aspectos ligados à contemporaneidade que fossem capazes de conectá-la aos estudantes da Educação Básica. Tendo visto o grande potencial correlativo dos assuntos relacionados à antimatéria, desde o entretenimento à tecnologia, as antipartículas demonstram ser um tópico fascinante e interessante a fim de ser utilizado introdutoriamente à Física de Partículas. Assim, com o objetivo de avaliar a abordagem desse tópico no principal material didático utilizado nas escolas como guia das disciplinas, o Livro Didático, este trabalho promoveu o levantamento bibliográfico do desenvolvimento do assunto. O levantamento foi realizado em 12 livros recomendados pelo PNLD 2018, sendo observados três fatores principais: contextualização do tema; processos de produção e aniquilação de pares; e aplicações. Percebido uma abordagem superficial na maioria das obras e, por vezes, sem consenso entre elas, foi elaborado um material de apoio sobre Partículas e Antipartículas, em que, inicialmente, foi realizada uma contextualização histórica sobre a descoberta do pósitron, seguida da explicação da produção e aniquilação de pares e, por fim, foram apresentados estudos, aplicações (na medicina e na produção de energia) e a presença das antipartículas no cotidiano. Procurou-se, também, fazer analogias a obras de ficção científica, esclarecendo as possibilidades e impossibilidades dos acontecimentos.Elementary Particle Physics is one of the major areas of scientific research. From this perspective, understanding the incorporation of the area by the BNCC, we sought aspects related to contemporaneity that were able to connect it to students of Basic Education. Having seen the great correlative potential of issues related to antimatter, from entertainment to technology, antiparticles prove to be a fascinating and interesting topic to be used as an introductory to particle physics. Thus, in order to evaluate the approach to this topic in the main teaching material used in schools as a guide of the subjects, the Textbook, this work promoted the bibliographic survey of the development of the subject. The survey was carried out in 12 books recommended by PNLD 2018, being observed three main factors: contextualization of the theme; pair production and annihilation processes; and applications. Perceiving a superficial approach in most of the books and, sometimes, without consensus among them, it was elaborated a support material about Particles and Antiparticles, in which, initially was performed a historical contextualization about the discovery of the positron, followed by the explanation of the production and annihilation of pairs and, finally, studies were presented, applications (in medicine and in energy production) and the presence of antiparticles in everyday life. It was also sought to make analogies to works of science fiction, clarifying the possibilities and impossibilities of the events.Marques, Maria Danielle RodriguesMorais, Maria CarmenGranja, Aline Aparecida da Costa2022-11-04T18:03:30Z2022-11-04T18:03:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26806http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:44Zoai:app.uff.br:1/26806Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-07T05:02:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
title Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
spellingShingle Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
Granja, Aline Aparecida da Costa
Antimatéria
Livros Didáticos
Ciência
BNCC
Física
Antimatter
Textbooks
Science
BNCC
title_short Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
title_full Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
title_fullStr Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
title_full_unstemmed Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
title_sort Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
author Granja, Aline Aparecida da Costa
author_facet Granja, Aline Aparecida da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Maria Danielle Rodrigues
Morais, Maria Carmen
dc.contributor.author.fl_str_mv Granja, Aline Aparecida da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Antimatéria
Livros Didáticos
Ciência
BNCC
Física
Antimatter
Textbooks
Science
BNCC
topic Antimatéria
Livros Didáticos
Ciência
BNCC
Física
Antimatter
Textbooks
Science
BNCC
description A Física de Partículas Elementares compõe uma das grandes áreas da pesquisa científica. Nesta perspectiva, compreendida a incorporação da área pela BNCC, buscou-se aspectos ligados à contemporaneidade que fossem capazes de conectá-la aos estudantes da Educação Básica. Tendo visto o grande potencial correlativo dos assuntos relacionados à antimatéria, desde o entretenimento à tecnologia, as antipartículas demonstram ser um tópico fascinante e interessante a fim de ser utilizado introdutoriamente à Física de Partículas. Assim, com o objetivo de avaliar a abordagem desse tópico no principal material didático utilizado nas escolas como guia das disciplinas, o Livro Didático, este trabalho promoveu o levantamento bibliográfico do desenvolvimento do assunto. O levantamento foi realizado em 12 livros recomendados pelo PNLD 2018, sendo observados três fatores principais: contextualização do tema; processos de produção e aniquilação de pares; e aplicações. Percebido uma abordagem superficial na maioria das obras e, por vezes, sem consenso entre elas, foi elaborado um material de apoio sobre Partículas e Antipartículas, em que, inicialmente, foi realizada uma contextualização histórica sobre a descoberta do pósitron, seguida da explicação da produção e aniquilação de pares e, por fim, foram apresentados estudos, aplicações (na medicina e na produção de energia) e a presença das antipartículas no cotidiano. Procurou-se, também, fazer analogias a obras de ficção científica, esclarecendo as possibilidades e impossibilidades dos acontecimentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04T18:03:30Z
2022-11-04T18:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26806
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838863573385216