Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática. |
id |
UFSC_d7872858d20af4ae3e81042639afd6c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220585 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticosPensamento algébrico, BNCC, livro didático.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.Este trabalho consiste em uma análise de uma coleção de livros didáticos com vistas a investigar o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos. Para tanto, considerou-se como referência de análise os objetos de conhecimento e habilidades presentes na unidade temática de Álgebra da Base Nacional Comum Curricular e também das pesquisas no campo da Educação Algébrica, principalmente as voltadas para o ensino de álgebra no Ensino Fundamental II. Primeiramente abordamos uma discussão sobre o desenvolvimento histórico da Álgebra, a sua inserção nos programas curriculares brasileiros e citamos algumas pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos no Ensino Fundamental II. Posteriormente desenvolvemos a análise das atividades dos livros didáticos de uma coleção que dizem respeito ao ensino de Álgebra. A investigação nos possibilitou reconhecer que a coleção, embora traga algumas reduzidas possibilidades de conexões do conteúdo algébrico com problemas e ações cotidianas, sua abordagem esteve, na maioria das vezes, restrita a exploração operatória e técnica da álgebra. Há pouca preocupação em desenvolver o pensamento e a linguagem algébricos, sendo a linguagem tratada como algo pronto, com reduzida exploração de uma articulação entre a língua materna e a linguagem matemática. Finalmente, algumas situações que nos pareceram “forçadas” para a abordagem restrita de determinados conteúdos presentes na BNCC.Florianópolis, SCGrando, Regina CéliaUniversidade Federal de Santa CatarinaGraciani, Gabriel Pedro Pederssetti2021-03-01T18:55:49Z2021-03-01T18:55:49Z2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-01T18:55:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220585Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-01T18:55:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos |
title |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos |
spellingShingle |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti Pensamento algébrico, BNCC, livro didático. |
title_short |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos |
title_full |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos |
title_fullStr |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos |
title_sort |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos |
author |
Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti |
author_facet |
Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grando, Regina Célia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento algébrico, BNCC, livro didático. |
topic |
Pensamento algébrico, BNCC, livro didático. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-26 2021-03-01T18:55:49Z 2021-03-01T18:55:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652141700579328 |