Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
id UFSC_d7872858d20af4ae3e81042639afd6c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220585
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticosPensamento algébrico, BNCC, livro didático.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.Este trabalho consiste em uma análise de uma coleção de livros didáticos com vistas a investigar o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos. Para tanto, considerou-se como referência de análise os objetos de conhecimento e habilidades presentes na unidade temática de Álgebra da Base Nacional Comum Curricular e também das pesquisas no campo da Educação Algébrica, principalmente as voltadas para o ensino de álgebra no Ensino Fundamental II. Primeiramente abordamos uma discussão sobre o desenvolvimento histórico da Álgebra, a sua inserção nos programas curriculares brasileiros e citamos algumas pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos no Ensino Fundamental II. Posteriormente desenvolvemos a análise das atividades dos livros didáticos de uma coleção que dizem respeito ao ensino de Álgebra. A investigação nos possibilitou reconhecer que a coleção, embora traga algumas reduzidas possibilidades de conexões do conteúdo algébrico com problemas e ações cotidianas, sua abordagem esteve, na maioria das vezes, restrita a exploração operatória e técnica da álgebra. Há pouca preocupação em desenvolver o pensamento e a linguagem algébricos, sendo a linguagem tratada como algo pronto, com reduzida exploração de uma articulação entre a língua materna e a linguagem matemática. Finalmente, algumas situações que nos pareceram “forçadas” para a abordagem restrita de determinados conteúdos presentes na BNCC.Florianópolis, SCGrando, Regina CéliaUniversidade Federal de Santa CatarinaGraciani, Gabriel Pedro Pederssetti2021-03-01T18:55:49Z2021-03-01T18:55:49Z2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-01T18:55:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220585Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-01T18:55:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
title Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
spellingShingle Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti
Pensamento algébrico, BNCC, livro didático.
title_short Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
title_full Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
title_fullStr Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
title_full_unstemmed Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
title_sort Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
author Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti
author_facet Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grando, Regina Célia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento algébrico, BNCC, livro didático.
topic Pensamento algébrico, BNCC, livro didático.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26
2021-03-01T18:55:49Z
2021-03-01T18:55:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652141700579328