Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patricia Caldara dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11519
Resumo: Tendo como base o trabalho dos programas Criança e Consumo e Território do Brincar da organização de impacto socioambiental Alana, este estudo objetiva averiguar como a produção cultural voltada para o público infantil pode agir de forma a moldar uma nova geração de consumidores conscientes. Em uma análise crítica sobre os conceitos da sociedade de consumidores líquido-moderna e a teoria da aceleração social, investigou-se os efeitos da superexposição das crianças ao consumo e à publicidade. Encontra-se uma saída através da regulamentação da publicidade infantil e da conscientização por meio de projetos culturais, bem como pelo estímulo a um melhor uso tempo e do espaço durante a infância, principalmente por meio de brincadeiras livres, realizadas com um mínimo de interferências. Desta forma busca-se uma maior ressonância com hábitos saudáveis e com um mínimo de consumo, além da formação de relações sociais mais sólidas dentro da sociedade contemporânea.
id UFF-2_a17a4396b2a8bc02a9f226d3f90ee8d4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11519
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientesConsumoInfânciaConsumo conscienteCriançaConsumo sustentávelPublicidadeBrincadeirasTendo como base o trabalho dos programas Criança e Consumo e Território do Brincar da organização de impacto socioambiental Alana, este estudo objetiva averiguar como a produção cultural voltada para o público infantil pode agir de forma a moldar uma nova geração de consumidores conscientes. Em uma análise crítica sobre os conceitos da sociedade de consumidores líquido-moderna e a teoria da aceleração social, investigou-se os efeitos da superexposição das crianças ao consumo e à publicidade. Encontra-se uma saída através da regulamentação da publicidade infantil e da conscientização por meio de projetos culturais, bem como pelo estímulo a um melhor uso tempo e do espaço durante a infância, principalmente por meio de brincadeiras livres, realizadas com um mínimo de interferências. Desta forma busca-se uma maior ressonância com hábitos saudáveis e com um mínimo de consumo, além da formação de relações sociais mais sólidas dentro da sociedade contemporânea.Mendonça, Áureo GuilhermeCosta, Rodrigo CazesBarbosa, Ana Luiza Cordeiro de MoraisSantos, Patricia Caldara dos2019-09-30T18:33:37Z2019-09-30T18:33:37Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11519Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-05T16:34:33Zoai:app.uff.br:1/11519Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-05T16:34:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes
title Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes
spellingShingle Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes
Santos, Patricia Caldara dos
Consumo
Infância
Consumo consciente
Criança
Consumo sustentável
Publicidade
Brincadeiras
title_short Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes
title_full Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes
title_fullStr Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes
title_full_unstemmed Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes
title_sort Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes
author Santos, Patricia Caldara dos
author_facet Santos, Patricia Caldara dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Áureo Guilherme
Costa, Rodrigo Cazes
Barbosa, Ana Luiza Cordeiro de Morais
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patricia Caldara dos
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Infância
Consumo consciente
Criança
Consumo sustentável
Publicidade
Brincadeiras
topic Consumo
Infância
Consumo consciente
Criança
Consumo sustentável
Publicidade
Brincadeiras
description Tendo como base o trabalho dos programas Criança e Consumo e Território do Brincar da organização de impacto socioambiental Alana, este estudo objetiva averiguar como a produção cultural voltada para o público infantil pode agir de forma a moldar uma nova geração de consumidores conscientes. Em uma análise crítica sobre os conceitos da sociedade de consumidores líquido-moderna e a teoria da aceleração social, investigou-se os efeitos da superexposição das crianças ao consumo e à publicidade. Encontra-se uma saída através da regulamentação da publicidade infantil e da conscientização por meio de projetos culturais, bem como pelo estímulo a um melhor uso tempo e do espaço durante a infância, principalmente por meio de brincadeiras livres, realizadas com um mínimo de interferências. Desta forma busca-se uma maior ressonância com hábitos saudáveis e com um mínimo de consumo, além da formação de relações sociais mais sólidas dentro da sociedade contemporânea.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-30T18:33:37Z
2019-09-30T18:33:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11519
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11519
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135300857659392