A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7197 |
Resumo: | O debate sobre a inserção do Serviço Social na Educação se acirrou desde a década de 1990. Contudo, este processo ainda ocorre de forma embrionária no Brasil e nas cidades da Região dos Lagos. Dessa forma, profissionais, estudantes e entidades representativas da profissão estão em luta constante por afirmação deste campo ocupacional em todo território nacional. O presente trabalho tem por objetivo sinalizar, através de pesquisas bibliográficas de diferentes autores, a relevância de se inserir assistentes sociais nas secretarias de educação e nas unidades escolares, tendo em vista suas atribuições e competências, tendo como lócus de pesquisa o Município de Iguaba Grande-RJ |
id |
UFF-2_a1e9bfb532c09ce76db0e22a56fd7371 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7197 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJServiço socialEducaçãoInserção na educaçãoServiço socialIguaba Grande - RJPolítica educacionalSocial workEducationInsertion in educationO debate sobre a inserção do Serviço Social na Educação se acirrou desde a década de 1990. Contudo, este processo ainda ocorre de forma embrionária no Brasil e nas cidades da Região dos Lagos. Dessa forma, profissionais, estudantes e entidades representativas da profissão estão em luta constante por afirmação deste campo ocupacional em todo território nacional. O presente trabalho tem por objetivo sinalizar, através de pesquisas bibliográficas de diferentes autores, a relevância de se inserir assistentes sociais nas secretarias de educação e nas unidades escolares, tendo em vista suas atribuições e competências, tendo como lócus de pesquisa o Município de Iguaba Grande-RJThe debate on the insertion of Social Service in Education has been increasing since the 1990s. However, this process still occurs in an embryonic way in Brazil and in the cities of the Lakes Region. In this way, professionals, students and entities representative of the profession are in constant struggle for affirmation of this occupational field throughout the national territory. The objective of this study is to indicate, through bibliographical researches of different authors, the relevance of inserting social workers in the education departments and in the school units, considering their attributions and competences, having as a locus of research the Municipality of Iguaba Grande -RJMelo, Wanderson Fabio deJiménez, Juan RetanaConceição, Edmilce Cruz MacielRibeiro, Paula de Oliveira Santos2018-08-20T17:48:35Z2018-08-20T17:48:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRibeiro, Paula de Oliveira Santos. A inserção do Serviço Social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)-Instituto de Humanas e Saúde, Universidade Federal Fluminense, 2018https://app.uff.br/riuff/handle/1/7197CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-04T19:43:33Zoai:app.uff.br:1/7197Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:11.777778Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ |
title |
A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ |
spellingShingle |
A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ Ribeiro, Paula de Oliveira Santos Serviço social Educação Inserção na educação Serviço social Iguaba Grande - RJ Política educacional Social work Education Insertion in education |
title_short |
A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ |
title_full |
A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ |
title_fullStr |
A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ |
title_full_unstemmed |
A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ |
title_sort |
A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ |
author |
Ribeiro, Paula de Oliveira Santos |
author_facet |
Ribeiro, Paula de Oliveira Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Wanderson Fabio de Jiménez, Juan Retana Conceição, Edmilce Cruz Maciel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Paula de Oliveira Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço social Educação Inserção na educação Serviço social Iguaba Grande - RJ Política educacional Social work Education Insertion in education |
topic |
Serviço social Educação Inserção na educação Serviço social Iguaba Grande - RJ Política educacional Social work Education Insertion in education |
description |
O debate sobre a inserção do Serviço Social na Educação se acirrou desde a década de 1990. Contudo, este processo ainda ocorre de forma embrionária no Brasil e nas cidades da Região dos Lagos. Dessa forma, profissionais, estudantes e entidades representativas da profissão estão em luta constante por afirmação deste campo ocupacional em todo território nacional. O presente trabalho tem por objetivo sinalizar, através de pesquisas bibliográficas de diferentes autores, a relevância de se inserir assistentes sociais nas secretarias de educação e nas unidades escolares, tendo em vista suas atribuições e competências, tendo como lócus de pesquisa o Município de Iguaba Grande-RJ |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-20T17:48:35Z 2018-08-20T17:48:35Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ribeiro, Paula de Oliveira Santos. A inserção do Serviço Social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)-Instituto de Humanas e Saúde, Universidade Federal Fluminense, 2018 https://app.uff.br/riuff/handle/1/7197 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Paula de Oliveira Santos. A inserção do Serviço Social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)-Instituto de Humanas e Saúde, Universidade Federal Fluminense, 2018 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823608156127232 |