Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Livia de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6342
Resumo: Casos de doenças superficiais e invasivas causadas por espéscies emergentes de Candida têm sido progressivamente reportado nas últimas três décadas. A produção de enzimas hidrolíticas desempenha papel central em vários aspectos da patogenicidade fúngica. Em relação à infecção por Candida, a secreção de proteases e fosfolipases são fatores de virulência bem conhecidos. No presente trabalho, foi determinada e comparada a produção de proteases e fosfolipases por 58 diferentes isolados de Candida spp. oriundos de pacientes acometidos por candidíase cutânea atendidos entre novembro/2008 e agosto/2009, no setor de Diagnóstico Micológico Humano e Veterinário, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Para isso, os isolados foram previamente identificados por métodos bioquímicos, a atividade proteolítica foi detectada pelo teste em placa contendo soro albumina bovina e a produção de fosfolipase foi determinada pelo teste em placa com gema de ovo. As species estudadas foram C. parapsilosis (27.59%), C. famata (18.96%), C. albicans (15.52%), C. haemulonii (12.06%), C. ciferri (8.62%), C. guilliermondii (6.90%), C. tropicalis (5.17%) e C. lipolytica (5.17%). Todos os isdolados de C. albicans produziram protease e fosfolipase. Entretanto, apenas 53.06% e 4.08% dos isolados de Candida não-albicans foram capazes de produzir protease e fosfolipase, respectivamente. Quase todos os isolados de C. parapsilosis (15/16) produziram protease, enquanto somente isolados de C. ciferri (2/5) produziram fosfolipase.
id UFF-2_a22286def2f4bc08b414600f96b5e255
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6342
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutâneaProteinaseFosfolipaseCandida haemuloniiCandida ciferriProteinaseFosfolipaseCandida haemuloniiCandida ciferriCasos de doenças superficiais e invasivas causadas por espéscies emergentes de Candida têm sido progressivamente reportado nas últimas três décadas. A produção de enzimas hidrolíticas desempenha papel central em vários aspectos da patogenicidade fúngica. Em relação à infecção por Candida, a secreção de proteases e fosfolipases são fatores de virulência bem conhecidos. No presente trabalho, foi determinada e comparada a produção de proteases e fosfolipases por 58 diferentes isolados de Candida spp. oriundos de pacientes acometidos por candidíase cutânea atendidos entre novembro/2008 e agosto/2009, no setor de Diagnóstico Micológico Humano e Veterinário, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Para isso, os isolados foram previamente identificados por métodos bioquímicos, a atividade proteolítica foi detectada pelo teste em placa contendo soro albumina bovina e a produção de fosfolipase foi determinada pelo teste em placa com gema de ovo. As species estudadas foram C. parapsilosis (27.59%), C. famata (18.96%), C. albicans (15.52%), C. haemulonii (12.06%), C. ciferri (8.62%), C. guilliermondii (6.90%), C. tropicalis (5.17%) e C. lipolytica (5.17%). Todos os isdolados de C. albicans produziram protease e fosfolipase. Entretanto, apenas 53.06% e 4.08% dos isolados de Candida não-albicans foram capazes de produzir protease e fosfolipase, respectivamente. Quase todos os isolados de C. parapsilosis (15/16) produziram protease, enquanto somente isolados de C. ciferri (2/5) produziram fosfolipase.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal FluminenseNiteróiSgarbi, Diana Bridon da GraçaBaptista, Andréa Regina souzaGuimarães, Allan JeffersonBittencourt, Vera Carolina BordalloSilva, Marcia Ribeiro Pinto daRamos, Livia de Souza2018-04-19T16:52:51Z2018-04-19T16:52:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6342Aluno de MestradoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-13T03:08:18Zoai:app.uff.br:1/6342Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-13T03:08:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutânea
title Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutânea
spellingShingle Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutânea
Ramos, Livia de Souza
Proteinase
Fosfolipase
Candida haemulonii
Candida ciferri
Proteinase
Fosfolipase
Candida haemulonii
Candida ciferri
title_short Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutânea
title_full Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutânea
title_fullStr Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutânea
title_full_unstemmed Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutânea
title_sort Atividade de fosfolipase e proteinase em agentes de candidíase cutânea
author Ramos, Livia de Souza
author_facet Ramos, Livia de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sgarbi, Diana Bridon da Graça
Baptista, Andréa Regina souza
Guimarães, Allan Jefferson
Bittencourt, Vera Carolina Bordallo
Silva, Marcia Ribeiro Pinto da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Livia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Proteinase
Fosfolipase
Candida haemulonii
Candida ciferri
Proteinase
Fosfolipase
Candida haemulonii
Candida ciferri
topic Proteinase
Fosfolipase
Candida haemulonii
Candida ciferri
Proteinase
Fosfolipase
Candida haemulonii
Candida ciferri
description Casos de doenças superficiais e invasivas causadas por espéscies emergentes de Candida têm sido progressivamente reportado nas últimas três décadas. A produção de enzimas hidrolíticas desempenha papel central em vários aspectos da patogenicidade fúngica. Em relação à infecção por Candida, a secreção de proteases e fosfolipases são fatores de virulência bem conhecidos. No presente trabalho, foi determinada e comparada a produção de proteases e fosfolipases por 58 diferentes isolados de Candida spp. oriundos de pacientes acometidos por candidíase cutânea atendidos entre novembro/2008 e agosto/2009, no setor de Diagnóstico Micológico Humano e Veterinário, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Para isso, os isolados foram previamente identificados por métodos bioquímicos, a atividade proteolítica foi detectada pelo teste em placa contendo soro albumina bovina e a produção de fosfolipase foi determinada pelo teste em placa com gema de ovo. As species estudadas foram C. parapsilosis (27.59%), C. famata (18.96%), C. albicans (15.52%), C. haemulonii (12.06%), C. ciferri (8.62%), C. guilliermondii (6.90%), C. tropicalis (5.17%) e C. lipolytica (5.17%). Todos os isdolados de C. albicans produziram protease e fosfolipase. Entretanto, apenas 53.06% e 4.08% dos isolados de Candida não-albicans foram capazes de produzir protease e fosfolipase, respectivamente. Quase todos os isolados de C. parapsilosis (15/16) produziram protease, enquanto somente isolados de C. ciferri (2/5) produziram fosfolipase.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-04-19T16:52:51Z
2018-04-19T16:52:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6342
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6342
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135348499709952