Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Anna Paula de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3943
Resumo: Os custos de transporte podem representar uma parte significativa dos custos de logística totais de uma empresa. Portanto, uma tomada de decisão nessa área tem um grande impacto no fluxo de caixa da organização. Para auxiliar uma decisão estratégica eficiente, a Pesquisa Operacional fornece uma série de modelos e métodos. Apesar disso, diversas empresas tomam decisões associadas ao transporte sem o uso de ferramentas de auxílios, o que pode levar a decisões com altos custos associados. Este trabalho visa então aperfeiçoar a metodologia de entrega de produtos do centro de distribuição a clientes de uma empresa do setor alimentício. Esta empresa atualmente não possui nenhum modelo que auxilie na obtenção das rotas a serem seguidas por cada veículo. Neste contexto, é proposto neste trabalho um modelo de programação linear inteira que define a rota de cada veículo, visando minimizar os custos totais associados ao consumo de combustíveis. Além das restrições básicas de modelos de roteamento, são propostas restrições específicas com intuito de tornar o modelo aplicável na prática. O modelo foi testado em instâncias baseadas em dados reais, onde foi capaz de encontrar boas soluções em aceitáveis tempos computacionais
id UFF-2_a2642a4079014fe7e8102290c4206547
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3943
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentíciosPesquisa operacionalProgramação inteiraRoteamento de veículosPesquisa operacional (Engenharia)Problema de roteamento de veículoProgramação inteiraOperations researchInteger programmingRouting problemOs custos de transporte podem representar uma parte significativa dos custos de logística totais de uma empresa. Portanto, uma tomada de decisão nessa área tem um grande impacto no fluxo de caixa da organização. Para auxiliar uma decisão estratégica eficiente, a Pesquisa Operacional fornece uma série de modelos e métodos. Apesar disso, diversas empresas tomam decisões associadas ao transporte sem o uso de ferramentas de auxílios, o que pode levar a decisões com altos custos associados. Este trabalho visa então aperfeiçoar a metodologia de entrega de produtos do centro de distribuição a clientes de uma empresa do setor alimentício. Esta empresa atualmente não possui nenhum modelo que auxilie na obtenção das rotas a serem seguidas por cada veículo. Neste contexto, é proposto neste trabalho um modelo de programação linear inteira que define a rota de cada veículo, visando minimizar os custos totais associados ao consumo de combustíveis. Além das restrições básicas de modelos de roteamento, são propostas restrições específicas com intuito de tornar o modelo aplicável na prática. O modelo foi testado em instâncias baseadas em dados reais, onde foi capaz de encontrar boas soluções em aceitáveis tempos computacionaisThe transportation cost can represent a significant part of the total logistics cost of a company. Therefore, a decision-making in this area has a huge impact in the organizational cash flow. To support an efficient strategic decision, the Operational Research supplies a series of models and methods. Despite this, many companies make decisions associated to transportation without using support tools, which can lead to decisions with high cost associated with. This project seeks to optimize the distribution of products to customers in a food business. This company nowadays does not use any model which helps to obtain routes to be followed by each vehicle. In this context, it is presented in this project an integer linear programming model that finds each vehicle route, minimizing the total cost associated to fuel consumption. Besides the routing model basic constraints, it is proposed specific one in order to transform the model in an applicable one in practice. The model was tested in instances based on real inputs, where it was able to find good solutions in reasonable computational timesRoboredo, Marcos CostaMello, Maria Helena Campos Soares dePereira, ValdecyGarcia, Anna Paula de Carvalho2017-07-03T16:00:47Z2017-07-03T16:00:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3943http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-08T21:32:17Zoai:app.uff.br:1/3943Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-08T21:32:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios
title Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios
spellingShingle Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios
Garcia, Anna Paula de Carvalho
Pesquisa operacional
Programação inteira
Roteamento de veículos
Pesquisa operacional (Engenharia)
Problema de roteamento de veículo
Programação inteira
Operations research
Integer programming
Routing problem
title_short Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios
title_full Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios
title_fullStr Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios
title_full_unstemmed Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios
title_sort Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios
author Garcia, Anna Paula de Carvalho
author_facet Garcia, Anna Paula de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roboredo, Marcos Costa
Mello, Maria Helena Campos Soares de
Pereira, Valdecy
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Anna Paula de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa operacional
Programação inteira
Roteamento de veículos
Pesquisa operacional (Engenharia)
Problema de roteamento de veículo
Programação inteira
Operations research
Integer programming
Routing problem
topic Pesquisa operacional
Programação inteira
Roteamento de veículos
Pesquisa operacional (Engenharia)
Problema de roteamento de veículo
Programação inteira
Operations research
Integer programming
Routing problem
description Os custos de transporte podem representar uma parte significativa dos custos de logística totais de uma empresa. Portanto, uma tomada de decisão nessa área tem um grande impacto no fluxo de caixa da organização. Para auxiliar uma decisão estratégica eficiente, a Pesquisa Operacional fornece uma série de modelos e métodos. Apesar disso, diversas empresas tomam decisões associadas ao transporte sem o uso de ferramentas de auxílios, o que pode levar a decisões com altos custos associados. Este trabalho visa então aperfeiçoar a metodologia de entrega de produtos do centro de distribuição a clientes de uma empresa do setor alimentício. Esta empresa atualmente não possui nenhum modelo que auxilie na obtenção das rotas a serem seguidas por cada veículo. Neste contexto, é proposto neste trabalho um modelo de programação linear inteira que define a rota de cada veículo, visando minimizar os custos totais associados ao consumo de combustíveis. Além das restrições básicas de modelos de roteamento, são propostas restrições específicas com intuito de tornar o modelo aplicável na prática. O modelo foi testado em instâncias baseadas em dados reais, onde foi capaz de encontrar boas soluções em aceitáveis tempos computacionais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03T16:00:47Z
2017-07-03T16:00:47Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3943
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135401814556672