Compartilhando saberes: a possibilidade de exercício da cidadania através do papel desempenhado pela defensoria pública do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Bruna Zozimo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2485
Resumo: A presente pesquisa versa sobre a maneira como a Defensoria Pública realiza seu trabalho constitucional de assistência à população necessitada, especificamente no que tange ao seu dever de disseminação de conhecimento jurídico, social e institucional, aqui denominado “educação em direitos”. Parte-se da premissa de que o direito à “educação em direitos” é um direito instrumental de inclusão e empoderamento, que possibilitaria a criação de um perfil de cidadania ativa, e que permitiria ao cidadão, consciente de suas escolhas, modificar sua realidade da maneira adequada à sua necessidade ou ao menos compreender e se socializar com as normas jurídicas e com os seus direitos. A pesquisa foi realizada por intermédio da metodologia qualitativa, baseada em trabalho de campo, associada à revisão bibliográfica, a fim de que se pudesse contrastar os ideais constitutucionais e a real forma de trabalho e de atendimento realizada pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
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