Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Evellyn Araujo das
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13683
Resumo: O presente trabalho faz uma análise das modelagens de uma economia que apresenta dualidade rural-urbana que converge para um equilíbrio. No trabalho de Harris e Todaro(1970) é apresentando como um processo de aprendizado social por imitação em um ambiente de racionalidade limitada e utiliza um modelo computacional baseado em agentes representativo. Espíndola et al. (2006) [3], propõe um ajustamento para o modelo de Harris e Todaro, implementando uma abordagem de jogo evolucionário por meio de uma simulação baseado em agentes, que a transição migratória é um processo de imitação de agentes vizinhos bem-sucedidos. A finalidade deste trabalho, é simular o processo de migração campo-cidade baseado modelo Harris e Todaro (1970) usando simulação baseada em agente e aprendizado bayesiano. Para propor um mecanismo de aprendizado Bayesiano através da metodologia baseada em modelos baseados em agentes, como proposto por Espíndola et al. (2006)
id UFF-2_a2aead01568e617fa3b8d6318b539953
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13683
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionáriaEquilíbrioAprendizadoDualidade rural-urbanaJogos evolucionáriosRepresentativoSimulação baseada em agentesTeoria dos jogosDemografiaO presente trabalho faz uma análise das modelagens de uma economia que apresenta dualidade rural-urbana que converge para um equilíbrio. No trabalho de Harris e Todaro(1970) é apresentando como um processo de aprendizado social por imitação em um ambiente de racionalidade limitada e utiliza um modelo computacional baseado em agentes representativo. Espíndola et al. (2006) [3], propõe um ajustamento para o modelo de Harris e Todaro, implementando uma abordagem de jogo evolucionário por meio de uma simulação baseado em agentes, que a transição migratória é um processo de imitação de agentes vizinhos bem-sucedidos. A finalidade deste trabalho, é simular o processo de migração campo-cidade baseado modelo Harris e Todaro (1970) usando simulação baseada em agente e aprendizado bayesiano. Para propor um mecanismo de aprendizado Bayesiano através da metodologia baseada em modelos baseados em agentes, como proposto por Espíndola et al. (2006)Gomes, Eduardo FerioliPenna, Thadeu Josino PereiraLobo, Viviana das Graças RibeiroSilveira, Douglas SadChagas, Evellyn Araujo das2020-05-11T14:26:01Z2020-05-11T14:26:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCHAGAS, Evellyn Araujo das. Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13683http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-23T17:07:50Zoai:app.uff.br:1/13683Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:56.344264Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária
title Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária
spellingShingle Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária
Chagas, Evellyn Araujo das
Equilíbrio
Aprendizado
Dualidade rural-urbana
Jogos evolucionários
Representativo
Simulação baseada em agentes
Teoria dos jogos
Demografia
title_short Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária
title_full Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária
title_fullStr Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária
title_full_unstemmed Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária
title_sort Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária
author Chagas, Evellyn Araujo das
author_facet Chagas, Evellyn Araujo das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Eduardo Ferioli
Penna, Thadeu Josino Pereira
Lobo, Viviana das Graças Ribeiro
Silveira, Douglas Sad
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Evellyn Araujo das
dc.subject.por.fl_str_mv Equilíbrio
Aprendizado
Dualidade rural-urbana
Jogos evolucionários
Representativo
Simulação baseada em agentes
Teoria dos jogos
Demografia
topic Equilíbrio
Aprendizado
Dualidade rural-urbana
Jogos evolucionários
Representativo
Simulação baseada em agentes
Teoria dos jogos
Demografia
description O presente trabalho faz uma análise das modelagens de uma economia que apresenta dualidade rural-urbana que converge para um equilíbrio. No trabalho de Harris e Todaro(1970) é apresentando como um processo de aprendizado social por imitação em um ambiente de racionalidade limitada e utiliza um modelo computacional baseado em agentes representativo. Espíndola et al. (2006) [3], propõe um ajustamento para o modelo de Harris e Todaro, implementando uma abordagem de jogo evolucionário por meio de uma simulação baseado em agentes, que a transição migratória é um processo de imitação de agentes vizinhos bem-sucedidos. A finalidade deste trabalho, é simular o processo de migração campo-cidade baseado modelo Harris e Todaro (1970) usando simulação baseada em agente e aprendizado bayesiano. Para propor um mecanismo de aprendizado Bayesiano através da metodologia baseada em modelos baseados em agentes, como proposto por Espíndola et al. (2006)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-05-11T14:26:01Z
2020-05-11T14:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAGAS, Evellyn Araujo das. Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13683
identifier_str_mv CHAGAS, Evellyn Araujo das. Modelagem da migração campo-cidade usando teoria dos jogos evolucionária. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823692513017856