A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30453 |
Resumo: | Partindo do estudo sobre a Educação do Campo e da interdisciplinaridade como uma pedagogia, este trabalho analisa os Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo da UFF e da UFRRJ, suas matrizes curriculares e suas orientações políticopedagógicas. O objetivo é traçar seus perfis como licenciaturas interdisciplinares dirigidas à formação de educadores do campo. Com base nesses perfis, procuro avaliar em que medida as duas licenciaturas adotam na prática aquilo que é elaborado discursivamente em seus projetos como interdisciplinaridade, especialmente em suas matrizes curriculares. Pretendo contribuir para o entendimento da importância da pedagogia interdisciplinar na formação de educadores do campo e como ela pode e deve organizar os currículos das licenciaturas de modo a favorecerem na formação de futuros educadores uma atitude interdisciplinar, necessária para o atendimento dos propósitos político-pedagógicos do projeto de educação em que consiste a educação do campo. |
id |
UFF-2_a32b110b0b26a66a19f80e2c7b51e96b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30453 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de JaneiroEducação do Campointerdisciplinaridadepedagogia da alternâncialicenciaturaEducação do CampoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoPedagogia da alternânciaLicenciaturaRural/Country Educationinterdisciplinaritypedagogy of alternationteaching coursePartindo do estudo sobre a Educação do Campo e da interdisciplinaridade como uma pedagogia, este trabalho analisa os Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo da UFF e da UFRRJ, suas matrizes curriculares e suas orientações políticopedagógicas. O objetivo é traçar seus perfis como licenciaturas interdisciplinares dirigidas à formação de educadores do campo. Com base nesses perfis, procuro avaliar em que medida as duas licenciaturas adotam na prática aquilo que é elaborado discursivamente em seus projetos como interdisciplinaridade, especialmente em suas matrizes curriculares. Pretendo contribuir para o entendimento da importância da pedagogia interdisciplinar na formação de educadores do campo e como ela pode e deve organizar os currículos das licenciaturas de modo a favorecerem na formação de futuros educadores uma atitude interdisciplinar, necessária para o atendimento dos propósitos político-pedagógicos do projeto de educação em que consiste a educação do campo.Based on the study on Rural Education and interdisciplinarity as a pedagogy, this work analyzes the Political Pedagogical Projects of the Degrees in Rural Education at UFRRJ and UFF, their curricular matrices and their political-pedagogical guidelines. The objective is to outline their profiles as interdisciplinary degrees guided to graduate rural educators. In front of these profiles, I try to assess to what extent the two degrees adopt in practice what is discursively elaborated in their projects as interdisciplinarity, especially in their curricular matrices. I intend to contribute to the understanding of the importance of interdisciplinary pedagogy in the graduation of rural educators and how it can and should organize the curriculum of degrees in order to further in the education of future educators an interdisciplinary attitude, necessary to align with the political-pedagogical purposes of the education project of rural education.56 f.Lima Junior, Maurilio MachadoPapini, Rossana MariaOliveira, Fabio Alves Gomes deMoura, Samira Pontes2023-09-19T18:47:51Z2023-09-19T18:47:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30453CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T18:47:56Zoai:app.uff.br:1/30453Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:07.955748Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro |
title |
A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro Moura, Samira Pontes Educação do Campo interdisciplinaridade pedagogia da alternância licenciatura Educação do Campo Abordagem interdisciplinar do conhecimento Pedagogia da alternância Licenciatura Rural/Country Education interdisciplinarity pedagogy of alternation teaching course |
title_short |
A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro |
title_full |
A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro |
title_sort |
A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro |
author |
Moura, Samira Pontes |
author_facet |
Moura, Samira Pontes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima Junior, Maurilio Machado Papini, Rossana Maria Oliveira, Fabio Alves Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Samira Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo interdisciplinaridade pedagogia da alternância licenciatura Educação do Campo Abordagem interdisciplinar do conhecimento Pedagogia da alternância Licenciatura Rural/Country Education interdisciplinarity pedagogy of alternation teaching course |
topic |
Educação do Campo interdisciplinaridade pedagogia da alternância licenciatura Educação do Campo Abordagem interdisciplinar do conhecimento Pedagogia da alternância Licenciatura Rural/Country Education interdisciplinarity pedagogy of alternation teaching course |
description |
Partindo do estudo sobre a Educação do Campo e da interdisciplinaridade como uma pedagogia, este trabalho analisa os Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo da UFF e da UFRRJ, suas matrizes curriculares e suas orientações políticopedagógicas. O objetivo é traçar seus perfis como licenciaturas interdisciplinares dirigidas à formação de educadores do campo. Com base nesses perfis, procuro avaliar em que medida as duas licenciaturas adotam na prática aquilo que é elaborado discursivamente em seus projetos como interdisciplinaridade, especialmente em suas matrizes curriculares. Pretendo contribuir para o entendimento da importância da pedagogia interdisciplinar na formação de educadores do campo e como ela pode e deve organizar os currículos das licenciaturas de modo a favorecerem na formação de futuros educadores uma atitude interdisciplinar, necessária para o atendimento dos propósitos político-pedagógicos do projeto de educação em que consiste a educação do campo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19T18:47:51Z 2023-09-19T18:47:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30453 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823697868095488 |