A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Samira Pontes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30453
Resumo: Partindo do estudo sobre a Educação do Campo e da interdisciplinaridade como uma pedagogia, este trabalho analisa os Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo da UFF e da UFRRJ, suas matrizes curriculares e suas orientações políticopedagógicas. O objetivo é traçar seus perfis como licenciaturas interdisciplinares dirigidas à formação de educadores do campo. Com base nesses perfis, procuro avaliar em que medida as duas licenciaturas adotam na prática aquilo que é elaborado discursivamente em seus projetos como interdisciplinaridade, especialmente em suas matrizes curriculares. Pretendo contribuir para o entendimento da importância da pedagogia interdisciplinar na formação de educadores do campo e como ela pode e deve organizar os currículos das licenciaturas de modo a favorecerem na formação de futuros educadores uma atitude interdisciplinar, necessária para o atendimento dos propósitos político-pedagógicos do projeto de educação em que consiste a educação do campo.
id UFF-2_a32b110b0b26a66a19f80e2c7b51e96b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30453
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de JaneiroEducação do Campointerdisciplinaridadepedagogia da alternâncialicenciaturaEducação do CampoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoPedagogia da alternânciaLicenciaturaRural/Country Educationinterdisciplinaritypedagogy of alternationteaching coursePartindo do estudo sobre a Educação do Campo e da interdisciplinaridade como uma pedagogia, este trabalho analisa os Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo da UFF e da UFRRJ, suas matrizes curriculares e suas orientações políticopedagógicas. O objetivo é traçar seus perfis como licenciaturas interdisciplinares dirigidas à formação de educadores do campo. Com base nesses perfis, procuro avaliar em que medida as duas licenciaturas adotam na prática aquilo que é elaborado discursivamente em seus projetos como interdisciplinaridade, especialmente em suas matrizes curriculares. Pretendo contribuir para o entendimento da importância da pedagogia interdisciplinar na formação de educadores do campo e como ela pode e deve organizar os currículos das licenciaturas de modo a favorecerem na formação de futuros educadores uma atitude interdisciplinar, necessária para o atendimento dos propósitos político-pedagógicos do projeto de educação em que consiste a educação do campo.Based on the study on Rural Education and interdisciplinarity as a pedagogy, this work analyzes the Political Pedagogical Projects of the Degrees in Rural Education at UFRRJ and UFF, their curricular matrices and their political-pedagogical guidelines. The objective is to outline their profiles as interdisciplinary degrees guided to graduate rural educators. In front of these profiles, I try to assess to what extent the two degrees adopt in practice what is discursively elaborated in their projects as interdisciplinarity, especially in their curricular matrices. I intend to contribute to the understanding of the importance of interdisciplinary pedagogy in the graduation of rural educators and how it can and should organize the curriculum of degrees in order to further in the education of future educators an interdisciplinary attitude, necessary to align with the political-pedagogical purposes of the education project of rural education.56 f.Lima Junior, Maurilio MachadoPapini, Rossana MariaOliveira, Fabio Alves Gomes deMoura, Samira Pontes2023-09-19T18:47:51Z2023-09-19T18:47:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30453CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T18:47:56Zoai:app.uff.br:1/30453Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:07.955748Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro
title A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro
Moura, Samira Pontes
Educação do Campo
interdisciplinaridade
pedagogia da alternância
licenciatura
Educação do Campo
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Pedagogia da alternância
Licenciatura
Rural/Country Education
interdisciplinarity
pedagogy of alternation
teaching course
title_short A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro
title_full A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro
title_sort A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro
author Moura, Samira Pontes
author_facet Moura, Samira Pontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Junior, Maurilio Machado
Papini, Rossana Maria
Oliveira, Fabio Alves Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Samira Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
interdisciplinaridade
pedagogia da alternância
licenciatura
Educação do Campo
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Pedagogia da alternância
Licenciatura
Rural/Country Education
interdisciplinarity
pedagogy of alternation
teaching course
topic Educação do Campo
interdisciplinaridade
pedagogia da alternância
licenciatura
Educação do Campo
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Pedagogia da alternância
Licenciatura
Rural/Country Education
interdisciplinarity
pedagogy of alternation
teaching course
description Partindo do estudo sobre a Educação do Campo e da interdisciplinaridade como uma pedagogia, este trabalho analisa os Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo da UFF e da UFRRJ, suas matrizes curriculares e suas orientações políticopedagógicas. O objetivo é traçar seus perfis como licenciaturas interdisciplinares dirigidas à formação de educadores do campo. Com base nesses perfis, procuro avaliar em que medida as duas licenciaturas adotam na prática aquilo que é elaborado discursivamente em seus projetos como interdisciplinaridade, especialmente em suas matrizes curriculares. Pretendo contribuir para o entendimento da importância da pedagogia interdisciplinar na formação de educadores do campo e como ela pode e deve organizar os currículos das licenciaturas de modo a favorecerem na formação de futuros educadores uma atitude interdisciplinar, necessária para o atendimento dos propósitos político-pedagógicos do projeto de educação em que consiste a educação do campo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19T18:47:51Z
2023-09-19T18:47:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/30453
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823697868095488