A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: LIMA, Iranete Maria da Silva.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) que formam professores de Matemática. Para tanto, apresentamos uma análise de dados que foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três coordenadores de cursos que participaram de uma pesquisa mais ampla que objetivou compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação dos referidos professores, com base nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. As respostas dos coordenadores revelam elementos característicos que materializam a Pedagogia da Alternância nos processos formativos dos cursos analisados.
id UFCG_8c70285424c9f539d280be174e75b617
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35516
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.The alternation pedagogy in undergraduate courses in Rural Education that train mathematics teachers.La pedagogía de la alternancia en los cursos de pregrado en Educación Rural que forman profesores de matemáticas.Educação matemática CríticaFormação de professores - matemáticaLicenciatura em Educação do CampoPedagogia da alternânciaEducação do CampoCritical mathematics educationTeacher training - mathematicsDegree in Rural EducationAlternation pedagogyCountryside EducationEducación matemática críticaFormación de profesores - matemáticasLicenciatura en Educación RuralPedagogía de la alternanciaEducación en el campoEducação.Este artigo traz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) que formam professores de Matemática. Para tanto, apresentamos uma análise de dados que foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três coordenadores de cursos que participaram de uma pesquisa mais ampla que objetivou compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação dos referidos professores, com base nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. As respostas dos coordenadores revelam elementos característicos que materializam a Pedagogia da Alternância nos processos formativos dos cursos analisados.This paper brings a reflection on Pedagogy of Alternation in Field Education (LEdoC) undergraduations that trains mathematics teachers. To this end, we present an analysis of data produced by means of a semi-structured interview undertook within three coordinators who participated in a broader research, aiming to understand the relationship between mathematical content and the political, social and cultural dimensions of peasantry in the training of these teachers, based on the principles of Field Education and Critical Mathematical Education. The responses of the coordinators reveal characteristic elements that materialize the Pedagogy of Alternancy in the formative processes of the courses analyzed.Este artículo trae una reflexión sobre la Pedagogía de la Alternancia en los cursos de Licenciatura en Educación de Campo (LEdoC) que forman a los profesores de matemáticas. Para ello, presentamos un análisis de los datos que se produjeron mediante una entrevista semiestructurada realizada a tres coordinadores de curso participantes de una investigación más amplia cuyo objetivo era comprender la relación entre el contenido matemático y las dimensiones políticas, sociales y culturales del campesinado en la formación de estos profesores, basándose en los principios de la Educación de Campo y la Educación Matemática Crítica. Las respuestas de los coordinadores revelan elementos característicos que materializan la Pedagogía de la Alternancia en los procesos formativos de los cursos analizados.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG2020-042024-04-29T21:11:42Z2024-04-292024-04-29T21:11:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, número 58, páginas 11-24, abril, 2020. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T02:37:56Zoai:localhost:riufcg/35516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T02:37:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.
The alternation pedagogy in undergraduate courses in Rural Education that train mathematics teachers.
La pedagogía de la alternancia en los cursos de pregrado en Educación Rural que forman profesores de matemáticas.
title A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.
spellingShingle A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Educação matemática Crítica
Formação de professores - matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Pedagogia da alternância
Educação do Campo
Critical mathematics education
Teacher training - mathematics
Degree in Rural Education
Alternation pedagogy
Countryside Education
Educación matemática crítica
Formación de profesores - matemáticas
Licenciatura en Educación Rural
Pedagogía de la alternancia
Educación en el campo
Educação.
title_short A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.
title_full A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.
title_fullStr A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.
title_full_unstemmed A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.
title_sort A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
author_role author
author2 LIMA, Iranete Maria da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática Crítica
Formação de professores - matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Pedagogia da alternância
Educação do Campo
Critical mathematics education
Teacher training - mathematics
Degree in Rural Education
Alternation pedagogy
Countryside Education
Educación matemática crítica
Formación de profesores - matemáticas
Licenciatura en Educación Rural
Pedagogía de la alternancia
Educación en el campo
Educação.
topic Educação matemática Crítica
Formação de professores - matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Pedagogia da alternância
Educação do Campo
Critical mathematics education
Teacher training - mathematics
Degree in Rural Education
Alternation pedagogy
Countryside Education
Educación matemática crítica
Formación de profesores - matemáticas
Licenciatura en Educación Rural
Pedagogía de la alternancia
Educación en el campo
Educação.
description Este artigo traz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) que formam professores de Matemática. Para tanto, apresentamos uma análise de dados que foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três coordenadores de cursos que participaram de uma pesquisa mais ampla que objetivou compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação dos referidos professores, com base nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. As respostas dos coordenadores revelam elementos característicos que materializam a Pedagogia da Alternância nos processos formativos dos cursos analisados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04
2024-04-29T21:11:42Z
2024-04-29
2024-04-29T21:11:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, número 58, páginas 11-24, abril, 2020. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, número 58, páginas 11-24, abril, 2020. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620533317632