Flashes de famílias: relações de gênero no Brasil através de fotografias (séculos XX e XXI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Breno Bersot da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4597
Resumo: O trabalho consiste em parte escrita e material didático, em Power Point, sobre relações de gênero através do tema “família”, para ser utilizado por professores de história em suas aulas, como uma nova possibilidade de trabalho com esse tema. Para tanto, nos utilizamos de fotografias de família como principais fontes, para observar como, do início do século XX até início do século XXI, as famílias brasileiras foram se transformando e assumindo arranjos e modelos os mais variados. Tais temas partiram da preocupação de que há na sociedade brasileira uma forte propagação de preconceitos em forma de homolesbotransfobia, machismo e racismo que estimulam a violência física e simbólica, sobretudo contra as mulheres, população LGBT e minorias raciais. Procuramos dar destaque a esses temas para serem devidamente discutidos na escola de forma complexificada, trabalhando a diversidade de modelos familiares, sem deixar de tocar na temática racial também. Assim, foi necessário, primeiro, diagnosticar como esses temas vinham sendo abordados nos livros didáticos de história. Percebemos que, na poucas vezes em que apareciam, eles eram trabalhados como apêndice, devido ao fato de os livros didáticos privilegiarem tudo o que se relaciona à esfera pública, e, portanto, política, em detrimento das questões relacionadas ao âmbito da vida privada. Também notamos como esses conteúdos eram tratados, com algumas exceções, de maneira muito superficial pedagogicamente, quase sem articulação com a aprendizagem histórica, defendida por Circe Bittencourt, Jörn Rusen e Anadir Miranda dos Reis. Por isso, de maneira conjunta, o material didático também contemplou um pouco da história social da fotografia, pois era necessário que as mesmas perdessem o caráter meramente ilustrativo e passassem a ser entendidas pelos alunos como um documento de grande valor histórico
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