Ensino de evolução biológica na escola: narrativas docentes em diálogos geracionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Nathany
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27390
Resumo: A evolução biológica é o alicerce da Biologia moderna, validada pela famosa frase do geneticista Theodosius Dobzhansky (1900-1975): “Nada faz sentido em Biologia se não for à luz da evolução”, em 1973, também considerada o eixo-integrador de conteúdos no Ensino de Biologia. Sabe-se que a temática pode ser considerada conflitante, uma vez que envolve perspectivas relacionadas às questões religiosas, às filosóficas, às ideológicas e até mesmo às políticas. Portanto, uma forma de compreender como o ensino da evolução biológica está presente nas escolas é relacionar as questões de ordem sociocultural, que atravessam o tema, ouvindo professores e professoras de diferentes gerações narrarem suas práticas docentes. O estudo trabalha com as narrativas de professores e professoras de Ciências e Biologia de três gerações, como modo de entender algumas das relações entre suas práticas no ensino de conteúdos evolutivos. Para isto foram entrevistados seis professores e professoras, sendo cada dois ou duas deles pertencentes às gerações 1990 – 2000; 2000 – 2010; 2010 - 2017, para incluir um espectro mais amplo da experiência docente. Após a análise das entrevistas foram desenvolvidas quatro categorias, sendo elas: formação acadêmica e ensino de evolução, visão sobre evolução – senso comum e ciências (concepções iniciais/alternativas dos estudantes), tipos de aulas e materiais utilizados e conflitos entre a Evolução e religião dos estudantes. Diante das análises, pôde-se concluir que a partir das narrativas, que os educadores estão atentos tanto às propostas biológicas quanto sociais que atravessam as temáticas evolutivas. Além disso, há algumas diferenças geracionais em relação ao ensino de evolução, por exemplo os docentes com graduação na década de 2020 encontraram maiores possibilidades pedagógicas de aprender sobre evolução durante a licenciatura e passaram a incorporá-las nas aulas de forma mais integrada
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O estudo trabalha com as narrativas de professores e professoras de Ciências e Biologia de três gerações, como modo de entender algumas das relações entre suas práticas no ensino de conteúdos evolutivos. Para isto foram entrevistados seis professores e professoras, sendo cada dois ou duas deles pertencentes às gerações 1990 – 2000; 2000 – 2010; 2010 - 2017, para incluir um espectro mais amplo da experiência docente. Após a análise das entrevistas foram desenvolvidas quatro categorias, sendo elas: formação acadêmica e ensino de evolução, visão sobre evolução – senso comum e ciências (concepções iniciais/alternativas dos estudantes), tipos de aulas e materiais utilizados e conflitos entre a Evolução e religião dos estudantes. Diante das análises, pôde-se concluir que a partir das narrativas, que os educadores estão atentos tanto às propostas biológicas quanto sociais que atravessam as temáticas evolutivas. Além disso, há algumas diferenças geracionais em relação ao ensino de evolução, por exemplo os docentes com graduação na década de 2020 encontraram maiores possibilidades pedagógicas de aprender sobre evolução durante a licenciatura e passaram a incorporá-las nas aulas de forma mais integradaBiological Evolution is considered the foundation of modern biology, validated by the most famous Theodosius Dobzhansky (1900-1975) geneticist’s phrase: “Nothing makes sense in Biology if not in the light of evolution”, in 1973, and also claimed to be the integrating axis of content in biology teaching. It is known that the theme could be considered conflicting because it involves perspectives related to religious, philosophical and even political issues. Therefore, one way to understand how the teaching of biological Evolution is present in the schools is related to the socio-cultural issues throughout the theme by narratives from teachers within different generations. The study works with science and biology teachers’ narratives of different generations to understand some of the relationships between their practices in the teaching of evolutionary content. For this, six teachers were interviewed. Two teachers belong to the 1990-2000, 2000 – 2010, and 2010 generations. Therefore, the study addresses a more ample spectrum of teaching experience. After analysis of the interviews, four categories were developed: academic preparation and evolution teaching, views of Evolution – common sense and sciences (initials conceptions/student’s alternatives), types of class and curriculum materials used and student’s conflicts between the Evolution and religion. The analysis of the narratives shows that the teachers are aware of the biological, even social, proposals that go through the evolutionary themes. In addition, some generational differences exist concerning teaching Evolution. For example, the teachers graduated in the 2020 decade encounter greater pedagogic possibilities to learn about Evolution during the pre-graduation courses. Because of this, these teachers have incorporated them into their classes in a more integrated way.51 p.Selles, Sandra Escovedohttp://lattes.cnpq.br/3684922991380169Amaral, Marise Bassohttp://lattes.cnpg.br/9955355880865022Texeira, Pedro Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/9736083270809253http://lattes.cnpq.br/6214597447902514Pacheco, Nathany2022-12-21T15:12:55Z2022-12-21T15:12:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPACHECO, Nathany. Ensino de evolução biológica na escola: narrativas docentes em diálogos geracionais. 2022. 51 f. 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