Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julio Guills Mattos dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23730
Resumo: Negros africanos de grupos étnicos distintos, como também os seus descendentes, formaram o grupo de vítimas do processo de escravização que no Brasil se desenrolou. Um desdobramento deste fato histórico é a diversificação da realidade sociocultural brasileira, que passou a ser permeada por elementos culturais de origem africana, como é o caso dos itans, que são as muitas histórias e lendas sobre os orixás, divindades cultuadas pelos iorubás no continente africano, como também no Brasil pelos adeptos de religiões afro-brasileiras, a exemplo do candomblé e da umbanda. Ou seja, com base na diversidade religiosa brasileira, podemos afirmar que o nosso país expressa formas de existir e práticas cotidianas permeadas por um sistema de produção de sentidos outro, de matriz africana que, neste caso, fundamenta ações praticadas por indivíduos afro-religiosos. Tais presenças configuram maioria entre as vítimas das ações criminosas de intolerância religiosa, que têm o racismo e o epistemicídio como elementos fundantes, estruturantes e mantenedores. Desde 2017, venho idealizando e colocando em prática movimentos de educação geográfica politizados, que vão de encontro ao problema do racismo religioso. Esta forma de trabalhar, que estabelece diálogos interculturais entre os saberes inerentes à Geografia escolar e o conteúdo inscrito nos itans, objetiva a valorização da cultura negra, a iorubá neste caso, bem como a problematização do modo como esta cultura está constituindo a realidade social brasileira. Para além da aplicação da lei 10.639/2003, trata- se de um ensino de Geografia que, baseado no diálogo intercultural, se aproxima do pensamento afrocentrado. O como fazer desta pesquisa aprofunda as reflexões supracitadas através do compartilhamento de narrativas (auto)biográficas relacionadas aos modos de ensinar e aprender apresentados.
id UFF-2_a38127a8b2f0bdd7ab3a3fca3472b81c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23730
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professorCultura iorubáItansReligiosidade afro-brasileiraRacismo ReligiosoEnsino de GeografiaReligião africanaIorubá (Povo africano)Cultura afro-brasileiraYoruba cultureItansAfro-Brazilian religiosityReligious RacismTeaching GeographyNegros africanos de grupos étnicos distintos, como também os seus descendentes, formaram o grupo de vítimas do processo de escravização que no Brasil se desenrolou. Um desdobramento deste fato histórico é a diversificação da realidade sociocultural brasileira, que passou a ser permeada por elementos culturais de origem africana, como é o caso dos itans, que são as muitas histórias e lendas sobre os orixás, divindades cultuadas pelos iorubás no continente africano, como também no Brasil pelos adeptos de religiões afro-brasileiras, a exemplo do candomblé e da umbanda. Ou seja, com base na diversidade religiosa brasileira, podemos afirmar que o nosso país expressa formas de existir e práticas cotidianas permeadas por um sistema de produção de sentidos outro, de matriz africana que, neste caso, fundamenta ações praticadas por indivíduos afro-religiosos. Tais presenças configuram maioria entre as vítimas das ações criminosas de intolerância religiosa, que têm o racismo e o epistemicídio como elementos fundantes, estruturantes e mantenedores. Desde 2017, venho idealizando e colocando em prática movimentos de educação geográfica politizados, que vão de encontro ao problema do racismo religioso. Esta forma de trabalhar, que estabelece diálogos interculturais entre os saberes inerentes à Geografia escolar e o conteúdo inscrito nos itans, objetiva a valorização da cultura negra, a iorubá neste caso, bem como a problematização do modo como esta cultura está constituindo a realidade social brasileira. Para além da aplicação da lei 10.639/2003, trata- se de um ensino de Geografia que, baseado no diálogo intercultural, se aproxima do pensamento afrocentrado. O como fazer desta pesquisa aprofunda as reflexões supracitadas através do compartilhamento de narrativas (auto)biográficas relacionadas aos modos de ensinar e aprender apresentados.Black Africans from different ethnic groups, as well as their descendants, formed the group of victims of the enslavement process that took place in Brazil. An offshoot of this historical fact is the diversification of the Brazilian sociocultural reality, which became permeated by cultural elements of African origin, such as the itans, which are the many stories and legends about the orixás, deities worshiped by the Yoruba on the African continent , as well as in Brazil by adherents of Afro-Brazilian religions, such as Candomblé and Umbanda. In other words, based on the Brazilian religious diversity, we can affirm that our country expresses ways of existing and everyday practices permeated by a system of production of meanings other than an African matrix which, in this case, underlies actions practiced by Afro-religious individuals. Such presences constitute the majority among victims of criminal actions of religious intolerance, who have racism and epistemicide as founding, structuring and sustaining elements. Since 2017, I have been idealizing and putting into practice politicized geographic education movements that address the problem of religious racism. This way of working, which establishes intercultural dialogues between the knowledge inherent in school Geography and the content inscribed in the itans, aims at valuing black culture, Yoruba in this case, as well as questioning the way this culture is constituting the Brazilian social reality . In addition to the application of law 10.639/2003, it is a teaching of Geography that, based on intercultural dialogue, approaches Afro-centered thinking. How to do this research deepens the aforementioned reflections through the sharing of (auto)biographical narratives related to the ways of teaching and learning presented.129f.NiteróiSampaio, Shaula Maíra Vicentini deTerra, Dinah VasconcellosRodrigues Júnior, Luiz RufinoSantos, Renato Emerson Nascimento dosPereira, Celso SánchezSantos, Julio Guills Mattos dos2021-11-26T16:12:00Z2021-11-26T16:12:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Julio Guills Mattos dos. Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor. 2021. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23730Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-26T16:12:00Zoai:app.uff.br:1/23730Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-26T16:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor
title Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor
spellingShingle Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor
Santos, Julio Guills Mattos dos
Cultura iorubá
Itans
Religiosidade afro-brasileira
Racismo Religioso
Ensino de Geografia
Religião africana
Iorubá (Povo africano)
Cultura afro-brasileira
Yoruba culture
Itans
Afro-Brazilian religiosity
Religious Racism
Teaching Geography
title_short Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor
title_full Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor
title_fullStr Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor
title_full_unstemmed Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor
title_sort Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor
author Santos, Julio Guills Mattos dos
author_facet Santos, Julio Guills Mattos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
Terra, Dinah Vasconcellos
Rodrigues Júnior, Luiz Rufino
Santos, Renato Emerson Nascimento dos
Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Julio Guills Mattos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura iorubá
Itans
Religiosidade afro-brasileira
Racismo Religioso
Ensino de Geografia
Religião africana
Iorubá (Povo africano)
Cultura afro-brasileira
Yoruba culture
Itans
Afro-Brazilian religiosity
Religious Racism
Teaching Geography
topic Cultura iorubá
Itans
Religiosidade afro-brasileira
Racismo Religioso
Ensino de Geografia
Religião africana
Iorubá (Povo africano)
Cultura afro-brasileira
Yoruba culture
Itans
Afro-Brazilian religiosity
Religious Racism
Teaching Geography
description Negros africanos de grupos étnicos distintos, como também os seus descendentes, formaram o grupo de vítimas do processo de escravização que no Brasil se desenrolou. Um desdobramento deste fato histórico é a diversificação da realidade sociocultural brasileira, que passou a ser permeada por elementos culturais de origem africana, como é o caso dos itans, que são as muitas histórias e lendas sobre os orixás, divindades cultuadas pelos iorubás no continente africano, como também no Brasil pelos adeptos de religiões afro-brasileiras, a exemplo do candomblé e da umbanda. Ou seja, com base na diversidade religiosa brasileira, podemos afirmar que o nosso país expressa formas de existir e práticas cotidianas permeadas por um sistema de produção de sentidos outro, de matriz africana que, neste caso, fundamenta ações praticadas por indivíduos afro-religiosos. Tais presenças configuram maioria entre as vítimas das ações criminosas de intolerância religiosa, que têm o racismo e o epistemicídio como elementos fundantes, estruturantes e mantenedores. Desde 2017, venho idealizando e colocando em prática movimentos de educação geográfica politizados, que vão de encontro ao problema do racismo religioso. Esta forma de trabalhar, que estabelece diálogos interculturais entre os saberes inerentes à Geografia escolar e o conteúdo inscrito nos itans, objetiva a valorização da cultura negra, a iorubá neste caso, bem como a problematização do modo como esta cultura está constituindo a realidade social brasileira. Para além da aplicação da lei 10.639/2003, trata- se de um ensino de Geografia que, baseado no diálogo intercultural, se aproxima do pensamento afrocentrado. O como fazer desta pesquisa aprofunda as reflexões supracitadas através do compartilhamento de narrativas (auto)biográficas relacionadas aos modos de ensinar e aprender apresentados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26T16:12:00Z
2021-11-26T16:12:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Julio Guills Mattos dos. Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor. 2021. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23730
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv SANTOS, Julio Guills Mattos dos. Entre o Orum e o Aiê, o que a Geografia pode aprender? De Exu a Oxalá, o que a Geografia pode ensinar? – Cruzos de encantamento entre ensino e cultura iorubá em narrativas de um professor. 2021. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838690854043648